24.1.06

Representação deve ir ao Conselho de Ética e Disciplina do PMDB

O advogado maringaense Marcos Capellazzi, no requerimento onde pede a expulsão de Borba do PMDB, lembra que estes episódios protagonizados pelo ex-deputado “promovem o descrédito dos políticos e dos seus respectivos partidos junto ao povo e são fatos que constrangem e inibem as pessoas de bons propósitos de participarem do processo político eleitoral. Causam prejuízos diretos à moral parlamentar e, mais do que isto, causam a desesperança do povo em relação aos seus representantes políticos, desmoralizam e afundam na lama a instituição política nacional”.
Ele recorda que esta não é a primeira vez que o deputado José Borba é flagrado na prática de atos que denigrem a imagem da classe política: em 1998 ele esteve envolvido no episódio conhecido por pianismo, quando votou no lugar de outro parlamentar da região. Dois anos depois ele antecipou o pagamento de sua aposentadoria no extinto IPC (Instituto de Previdência do Congresso) com um cheque de R$ 100 mil da Prefeitura Municipal de Maringá, envolvendo-se no chamado escândalo Paolicchi-Gianoto.
No pedido, Capelazzi cita o artigo 9º do estatuto do PMDB (que fala sobre “manter conduta ética, pessoal e profissional, compatível com as responsabilidades partidárias, particularmente no exercício do mandato eletivo e de função pública”) e o inciso III do artigo 8º do Código de Ética e Disciplina (que relaciona as infrações éticas dos filiados), que teriam sido infringidos pelo ex-deputado.
“A esperança é de que este nosso filiado possa ser punido com a pena máxima contida no Código de Ética e Disciplina, a expulsão, demonstrando as pessoas que praticam a velhacaria política que os tempos são outros, que podemos renovar nossa esperança, que existem políticos confiáveis e que podem protagonizar um Brasil melhor, onde os esforços da maioria dos seus políticos sejam canalizados para a promoção do bem comum, gerando desenvolvimento social”, frisa Capellazzi na representação, que deve ser remetida ao Conselho de Ética e Disciplina do PMDB.

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima