6.9.05

Mosaico

A mentira roda meio mundo antes da verdade ter tido tempo de colocar as calças – Winston S. Churchill

Ponta de estoque
Apesar de a legislação municipal não permitir, a expressão “ponta de estoque” já é nome de pelo menos duas lojas abertas na cidade.

Não-ficção
A Folha de S. Paulo, no final de semana, indicou “Os Italianos”, livro de João Fábio Bertonha, professor da UEM e doutor pela Unicamp.

Vítimas
Ricardinho do vôlei não foi a única vítima do esporte: ladrões entraram na casa de Paul Robinson, goleiro da seleção inglesa, em Londres, e levaram jóias e vários objetos.

Turma
Delfim Netto troca o PP pelo PMDB; Paulo Maluf troca o PP pelo PTB.
Zebrão, Bravin e Silvio II não deram nenhum sinal de que vão deixar o partido.

Incerteza
Apesar da parceria com a Globoaves, que deve instalar um matrizeiro e um incumbatório em Campo Mourão, a Frangobras ainda não garantiu a área pretendida no chamado Núcleo 23.
O terreno teria sido avaliado pela justiça em R$ 1,28 milhão, valor a ser pago pela prefeitura.

Se me entendem...
A filiação do reitor Gilberto Pavanelli no PMDB não seria bem uma entrada.
Seria um empréstimo.

Suplência
Com a possibilidade de cassação de José Janene e José Borba, assumiriam as cadeiras Neltron Friedrich e Reinhold Stephanes.
Um é diretor da Itaipu e o outro, secretário de Estado. Nenhum deles teriam interesse, pelo menos financeiro, em assumir.

Sumiram
O Painel da Folha de S. Paulo informou que hoje, em Brasília, não se sabe mais de onde vieram os 300 votos que elegeram Severino Cavalcanti.
De Maringá, com três deputados federais, um com certeza votou no homem.

Não é bobo
O presidente da Acim, Ariosvaldo Costa Paulo, preferiu ficar em cima do muro ao comentar o bate-boca entre Fernando Gabeira e Severino Cavalcanti.
Em artigo, possivelmente escrito antes da descoberta do mensalinho do restaurante, ele disse que Severino “não é bobo” e que estaria sendo pressionado a preparar uma pizza. [Aliás, o articulista confundiu cassar com caçar]

Elogios
A Acim foi uma das entidades que, em maio último, homenagearam Severino Cavalcanti com um almoço, no Moinho Vermelho.
A coluna de Verdelírio Barbosa do dia 11 seguinte citou empresários e deputados (do PP, claro) que elogiaram o homem, apontado como “surpresa positiva” e pessoa de conhecimento impressionante. Os dois presidentes, o da Câmara e o da Acim, fizeram uso da palavra e elogiaram-se mutuamente.

Resumo
De Danuza Leão, depois de dizer que Fernando Gabeira (“inteligente, coerente, ético, íntegro”) é seu herói:
“Severino é um jagunço que mal consegue articular uma frase (...) Esta Câmara, que tanta vergonha nos causa, com Severino fica pior ainda. Muito pior. Ele é a imagem do atraso, da ignorância, do corporativismo, de tudo de que o Brasil deveria se livrar”.

Azeitona
O deputado Odílio Balbinotti, um dos que perdem com a entrada de Pavanelli no PMDB, havia programado prestigiar a filiação do reitor.
Acabou não indo.

Insegurança
Mais um ônibus da TCCC foi assaltado, no final de semana. O incentivo à utilização do cartão Passe Fácil e a tarifa diferenciada são apontados como medidas para que se evitem novos assaltos, oferecendo mais segurança aos motoristas e passageiros.

Nomeação
A maringaense Giselle Pascual Ponce Bevernanso foi nomeada assessora (DAS-%) da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em Curitiba, no último dia 22.

Frase
Pára-choque:
- Eu queria ser pobre um dia, pois ser pobre todo dia é tão chato.

Instrumentos
O gerente de Turismo da prefeitura, Mário Alexandre, é homem dos sete instrumentos.
Consegue controlar o setor e ainda dirige, de vez em quando, para o prefeito e o vice. Antes de assumir o cargo, Mário era motorista de Silvio II.

Abandono
Zeca Dirceu, prefeito de Cruzeiro do Oeste, apagou mesmo.
O que acontece com o pai famoso reflete diretamente em sua administração. Está isolado até pelos prefeitos de sua própria região.

Quietude
O Centro Patriótico Tiradentes silenciou-se em relação ao cancelamento do desfile de 7 de Setembro.
Também em silêncio está a Sociedade Eticamente Responsável, que tem como missão estatutária estimular o exercício da cidadania e a educação para o civismo.

Opção
Em Sarandi, o desfile de 7 de Setembro terá início às 9h, defronte o Colégio Estadual Olavo Bilac, no Centro.

Do leitor
A respeito do cancelamento do desfile, decidido pelo democrata Silvio II, leitora questiona: “Quem é o detentor dessa data? Será que foi algum pé vermelho, que estava em cima do cavalo, às margens do Pirapó, gritando “Independência ou Morte?”. Eu sei que é lindo a gente ver o desfile das escolas na avenida XV de Novembro (data esta que não deixará de ser comemorada com paella, prato tipicamente brasileiro?). Eu mesma já desfilei na extinta fanfarra do Colégio Regina Mundi. Era tocante ver as criancinhas nos ombros dos pais, esticando o pescocinho para encontrar o melhor ângulo. Ver os madrugantes milicos representando nosso exército, com suas roupas camufladas. Milhares de bandeirinhas verde-amarelas trepidando na mão da menina. Mas será que a comemoração da nossa independência (se é que realmente somos independentes) depende somente do poder público? Se é dia da independência, por que ficar dependendo da prefeitura, se a rua é pública, se eu ainda tenho o poder e a independência de ir e vir? Quero fazer um convite: sem o intuito de fazer passeata ou piquete, no dia 7 vou estar com modelito marelim, com fita preta no braço pra combinar com as malas de Brasília. Como é feriado e a gente costuma almoçar fora ou com a família, tomo a liberdade de sugerir o cardápio do dia: barreado, prato típico paranaense”.

N. do r.
Como passou boa parte de sua vida fora de Maringá, Silvio II parece ter compromissos menos perenes com a cidade e sua história, como a tradição do desfile de 7 de Setembro.


VAI DAR TEMPO?
A coluna reproduz notas de 21 e 22 de março último do site Documento Reservado, de Curitiba, comprovando a famosa frase da deputada Cida Barros. Será uma pena se Severino for mesmo cassado, pois não dará tempo dele ensinar tudo.

TROVA
Tem de amor a vida cheia
quem, prezando bons valores,
grava as ofensas na areia,
porém na pedra os favores!
(Pedro Ornellas)

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima