1.10.12

Justiça suspende nova pesquisa Data Vox

O juiz José Cândido Sobrinho, da 66 Zona Eleitoral, concedeu liminar suspendendo a divulgação da pesquisa da Data Vox Assessoria e Pesquisa Ltda.-ME que aconteceria na próxima quarta-feira no jornal Hoje Notícias, de Maringá. O pedido de impugnação do registro da pesquisa foi feito pela coligação "Maringá de toda a nossa gente", akegando que as duas empresas não cumpriram as exigências previstas na Resolução 23.364/TSE, tais como falta de informações indispensáveis à comprovação da regularidade da empresa de pesquisa e do estatístico, irregularidade no plano amostral e ponderação. Esta é a segunda pesquisa da Data Vox (também conhecido como Data Barros, por pertencer a pessoas ligadas aos fratelli Barros) que é suspensa pela Justiça Eleitoral.
De acordo com o entendimento, "a seriedade que deve presidir o processo eleitoral impõe às empresas e profissionais que pretendem realizar pesquisas eleitorais o dever de, no mínimo, estarem com sua situação regularizada perante os órgãos competentes. Se assim não for, a realização de pesquisas eleitorais, que inegavelmente exercem grande influência sobre o eleitorado, será banalizada, permitindo até mesmo a criação de empresas sem a imparcialidade necessária para a realização de pesquisas, com influência negativa sobre o eleitorado, em prejuízo do regime democrático. Assim sendo, não se pode admitir que uma empresa que se preste a realizar pesquisa de intenção de voto para o cargo de Prefeito de uma cidade do porte de Maringá possa se apresentar com registro irregular perante o Conselho Regional de Estatística desde o ano de 2006, fato que, a princípio, faz pairar dúvida sobre a sua idoneidade”. O registro da Data Vox no Conre está irregular desde 2006.

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima