4.10.12

Avenida Brasil, Maringá

Do Leitor:
A vida, mais uma vez, imita a arte. O atual momento político maringaense encontra paralelo na novela "Avenida Brasil", da Rede Globo. 1 - Pupin seria Tufão, aquele que foi traído o tempo todo e que só agora, no último momento, começa a perceber e ensaia uma vingança. Em vez de Pupin, melhor seria Pufão, mistura de Pupin com Tufão. Era o bom moço que se assemelhava a Poliana, personagem que vê o mundo sempre cor-de-rosa e que nada, absolutamente nada, pode dar errado. No caso do Pufão, santa ingenuidade ou risco calculado quando aceitou ser prefeito duas vezes no período de seis meses em relação à data da eleição. Sabia que correria o risco de ter sua candidatura impugnada por buscar o terceiro mandato, o que é vedado pela legislação eleitoral. 2 - Carminha. Papel muito bem representado pelo capo Ricardo Barros, o maquiavélico.
Arma, puxa o tapete, dá rasteira, faz trapaças o tempo todo por ser movido por um profundo egocentrismo. Não existe de sua parte qualquer empatia (colocar-se no lugar do sofrimento do outro). Sua mente determina ao seu cérebro, que passa as coordenadas aos seus cinco sentidos, que o importante é o prazo imediato, a vantagem sempre não importa a que custo. Um personagem hedonista, aquele que, o tempo todo, se preocupa única e exclusivamente com o prazer próprio e faz tudo para satisfazer seu ego. No fundo, segundo o pensador Sêneca, Carminho/Ricardo Barros será sempre pobre por não se contentar com o muito que já tem porque, em seu pensamento, ele precisa acumular mais, numa busca desesperada pelo acúmulo de coisa$$. Daí. suas ações para ter mais, mais, mais, mais, não importando quantas pessoas serão feridas nesta caminhada perversa. Se Carminha/Ricardo seguissem Sêneca, se daria satisfeito por terem mais do que o suficiente e, portanto, acabariam seus desejos perversos de amar coisas e usar as pessoas para ter mais. Que perversidade! 3 - As demais personagens da novela - Max, o aproveitador, a ingênua Ivana, a matriarca Murici e outros - deixo por conta dos leitores traçar paralelos. Eles poderão fazer exercício mental e montar um divertido quebra-cabeças. Mas, que a vida imita a arte, embora novela não seja considerada arte, não tenho dúvidas. 4 - Assim como na novela da Globo, os próximos capítulo da novela "A Lambança Continua" prometem forte suspense com a conclusão, por parte de Tufão, de que seu erro foi acreditar sem questionar. Será? Ou preferiu, em seu íntimo, ser enganado o tempo todo. Vai saber...

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima