18.1.10

O trote


Este é um documento histórico, e em dia de divulgação de resultado de vestibular e trote em Maringá: o Diretório Acadêmico Leão de Faria, em abril de 1948, recebeu-o da Comissão de Trote da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (atual Universidade Federal de Alfenas). Nele, há uma manifestação contra três novatos do curso de Odontologia, dois deles de Maringá, por terem se manifestado abertamente contra o trote. Newman da Silva Gomes concitou os calouros a se revoltarem contra os veteranos "com armas em punho", enquanto Laércio Nickel Lopes era acusado de ter declarado no intervalo da aula que até suportaria o trote, mas "se esta escola fosse superior". A comissão se considerou "ultrajada pela calúnia" e pediu a exclusão de todos da agremiação. À época, reclamaram que eles não aceitaram as "sugestões pacíficas dos veteranos". Hoje, sabemos que o trote pode causar constrangimentos, ferimentos e até mortes.

4 pitacos:

Anônimo,  16:40  

O x da questão é que a maior parte dos calouros babacas acham que isso é o ensino superior e querem levar o trote e passam pela universidade respeitando uma hierarquia baseado no "quem chegou primeiro manda, obedeça p/ um dia poder mandar tbm" e vivem assim felizes para sempre achando que são os seres humanos mais evoluídos do planeta pq em um ano eles poderão continuar aquela "tradição" de tornar o ensino superior em um covil de retardados... mas se depender da hipocrisia geral isso continuará por um longo tempo.

Anônimo,  17:16  

É a coisa mais retardada que ja vi em universidades. Eu raspei a cabeça em casa pra mostrar que tinha passado no vestibular e eu ja estava ficando careca mesmo, mas nao deixei ninguém me humilhar. Infelizmente, aAté em escolas de primeiro mundo tem esta porcaria, mas pelo menos os veteranos deixam livre quem quiser participar.

Anônimo,  23:32  

Parabéns, isto mostra que esta babaquice realizada por uma minoria dos universitários já é uma babaquice que vem de longo tempo. 1948, puta que pariu.
O Brasil não aprende mesmo.
Divulgado o resultado do vestibular, principalmente da UEM, começará a ultrajante babaquice feita pelos futuros doutores deste paisinho de m....,
Que Deus os ilumine para não ridicularizarem ainda mais aqueles que se esforçaram para aprenderem uma profissão.
Parabéns aos verdadeiros doutores NEWMAN E LAERCIO por nào se sujeitarem a esta babaquice.
Não é a toa que mse tornarsam lideres de Maringá.

Veteranos babacas, devem estar fazendo DIREITO e um dia, serão JUÍZES.

Marcelo Gomes 18:59  

É como filho caçula do falecido Dr. Newman da Silva Gomes que venho agradecer ao Rigon por mais um belo exemplo de jornalismo investigativo! É muito além de qualquer expectativa, encontrar aqui em seu blog um documento mostrando como meu pai, hoje muito bem lembrado e querido por toda Maringá, já era um homem de bem e que respeitava a si e aos seus iguais, desde os 18 anos! Obrigado, Rigon!

Marcelo da Silva Gomes
Designer Gráfico, residente em Maringá.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima