17.1.10

O Haiti ontem e hoje

Os olhos do mundo inteiro estão voltados para o Haiti. Um país enterrado vivo! É impossível não ficar sensibilizado diante das cenas reproduzidas incansavelmente pelos diversos canais de tv. É pena que esse país seja objeto dos olhares apenas nessa situação tão calamitosa. O Haiti já merecia esse olhar muito antes do terremoto. Não devemos aprisionar  nossa capacidade refexiva apenas  à comoção gerada pela tragédia factual. A situação do Haiti já era caótica. Lá, assim como em muitos outros lugares desse planeta, a maior parte da populaçao vive em precárias condições de sobrevivência; muito abaixo da linha da pobreza. A perambulação de desocupados famintos pelas ruas já era um fenômeno típico da capital Porto Príncipe antes da catástrofe. Obviamente, agora a situação exacerba-se. A ajuda econ?mica que nesse momento é enviada ao Haiti visa minimizar os efeitos do caos imediato. Mas, a desigualdade social é processual! No Haiti e no Brasil!

Ivana Veraldo

7 pitacos:

Anônimo,  02:55  

Cara Ivana, concordo com vc. Só agora voltamos os nossos olhos para o Haiti. Vemos a miséria escancarada por baixo dos escombros. Mas, não compararia com o Brasil. Não sei se o Haiti tem as riquezas que nós temos, num país produtivo e cheio de escolas e universidades - das melhores do mundo, heim. Certamente que não.
Hoje me perguntaram porque a Bunchen não doava os U$ 1,5 milhões para nossos pobres, criticando a bela moça. Respondi que o nosso problema não é falta de dinheiro. Dinheiro temos de sobra, tanto que os escândalos envolvendo-o são sucessivos. O nosso problema não é a pobreza, mas a corrupção entranhada em nossos políticos, a moralidade desabando sobre nossas cabeças. Se eu fosse Gisele não confiaria um centavo para os pobres desse país, porque simplesmente o centavo ia parar em alguma meia, cueca etc.
O problema do Haiti é a pobreza com um terremoto destruindo o pouco que tinha aquele povo pobre, negro e sofrido. E o nosso problema, é a falta de vergonha na cara.

Anônimo,  10:41  

Engraçado, não vi evangélicos lá fazendo corrente de oração, não 'templos mundiais' suntuosos... Curioso, né?

Anônimo,  11:26  

Alguém precisa dizer a esta senhora que nós, brasileiros, de há muito nos sensibilizamos e ajudamos aquele povo.

Estamos naquele país há 5 anos, liderando uma missão de paz (e amor) da ONU. E 16 irmãos nossos morreram por lá na terça-feira, incluindo Zilda Arns.

Estamos gastando 700 milhões de dólares (em 5 anos) naquele país. Isso é ajuda humanitária, isso é despertar e sensibilizar, sim, senhora.
É ignorância afirmar que só agora voltamos nossos olhos ao Haiti.

A miopia (ou a desinformação) afetou também o anônimo das 2h55.

A leitura diária e regular ajuda a ampliar a visão de mundo e a enxergar melhor as ações objetivas.

Rogério Mello,  12:42  

Parabens Ivana
Pela sua reflexão, demonstra que há ainda brasileiros que se preocupam não só com a solidariedade a outros povos, mas também com fatos reais que assolam nossa gente, aqui bem pertinho de cada um de nós,muitas vezes o caos se abate sobre a pobreza, será preciso que os homens que fazem a politica neste País, resolvam tirar as mascaras e passem a ver os menos favorecidos, como seres brasileiros que precisam de herois.

Anônimo,  15:29  

Pois é caro amigo das 11:26... infelizmente muitos não enxergam o que se faz e, inclusive, criticam quando o fazem, haja vista as críticas direcionadas ao governo à época quando do envio das mesmas tropas ao Haiti... hoje se demonstra que estavam (o governo) certos ao enviarem as tropas ao país mais pobre das américas...

As críticas até que são válidas a partir do momento em que também são verdadeiras mas, outra vez volto ao problema da miopia generalizada pois também existem vários meios de ajuda aos nossos irmãos menos favorecidos brasileiros... alguns até chamam essa ajuda de bolsa esmola... compra de votos, entre outros nomes que dão para descaracterizarem essa ajuda... duro que os mesmos que criticam essa ajuda, são os mesmos (na maioria das vezes) que dizem que nada é feito... também não conseguem enxergar (ou não querem pois a função é essa, a de destruir) o que já se foi construído até então...

Mas, realmente precisaram de vários terremotos para que a mente das pessoas se abrissem e enxergassem que o Brasil está lá... presente ... e fará muito pelos nossos irmãos haitianos... e brasileiros...

Anônimo,  16:38  

O anônimo das 11:26 está correto. Bom que ele fez esse comentário lúcido e oportuno. Obrigados!

Anônimo,  15:26  

As pessoas deviam estudar um pouco antes de dizer que nós estamos ajudando a 5 anos. Leiam mais sobre as reportagens que não são da 'Globo'. Ela mostra o que é conveniente. A verdade, é que nós temos o exército lá, dizendo que quer controlar a violência, mas o que poucos sabem é que há pouco tempo tivemos uma matança generalizada e comandada pela ONU. Mas claro que a ONU não vai admitir que matou inocentes. Esse é um povo sofrido, não me venha dizer que nós ajudamos a 5 anos. E não venha dizer que o anônimo que disse uma besteira dessa, se achando muito bonzinho e participativo está sendo lúcido. O Haiti só nos serve pela mão de obra barata, e pelo imposto quase nulo que se paga pra manter um industria lá.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima