2.1.10

Duas tentativas de fuga no CDP

Repostagem - De ontem para hoje, duas tentativas de fuga foram registradas no Centro de Detenção Provisória de Maringá. Nas duas vezes, os presos tentaram repetir a fuga do último dia 31, quando dois detentos fugiram do local. Como no CDP há dificuldade de se conseguir informações, repórteres policiais tinham informações que chegavam a dar conta de uma nova fuga. O prédio do CDP é considerado frágil e as tentativas teriam sido feitas a partir dos vasos sanitários. Também agora pela manhã uma farmácia foi assaltada em Maringá e os ladrões fugiram na motocicleta do disque-entrega.
Os últimos dias foram de fugas de cadeias da região. Outra fugas foram registradas em Ivaiporã, Peabiru e Goioerê.

17 pitacos:

Anônimo,  10:32  

oooo lugar, né Delgado!

Anônimo,  10:46  

eles querem aumento ainda.....ninguem merece.....sera q eles naum escutam o pessoal cavando.....naum fica agentes a noite na cadeia...e os policias q ficam armados nos muros naum viram nada tb

Anônimo,  10:55  

Para explicar: O diretor e vice diretor foram trocados no último dia 30. A coisa parece estar negra agora.

Anônimo,  10:59  

Escutam a tua matriarca apenas, o da 10:36.

Anônimo,  11:22  

pode esperar por mais fuga la...............

Anônimo,  12:05  

acho q ta falatnado agentes la....

Anônimo,  12:46  

O Diretor anterior, Aclinio fez acordo com os presos para eles não fugirem

O novo tem que conversar com eles, garantir as regalias anteriores, senão eles fogem mesmo

Hehehehehe

Anônimo,  12:50  

Diretor novo esse diretor que esta assumindo aqui não aquele de São Jose dos Pinhais, onde teve fuga também

Ah propósito a cadeia de lá é igual a daqui, a diferença é que lá esta em melhores condições, kekekekeke, pois lá os agente já pegaram até arma jogada pela muralha

Então os maringaenses podem esperar por dias "melhores" no CDP e em Maringá

Operação Padrão DEPEN - "Uma cagada atrás da outra"

Anônimo,  13:53  

Que estrutura física do CDP?
Cavaram um metro e meio e chegaram até o jardim.
Quantos agentes o Estado disponibiliza no período noturno para cuidar de centenas de cubículos?
Quantos PM ficam no muro?
Quantos agentes trabalham armados?
Sou agente na PEM e vejo os colegas de lá queixar-se.
Com relação ao anônimo dás 10h46min, com todo respeito, você demonstra não conhecer a realidade dos presídios, assim como a maioria da população. Os presos dissimulam suas ações. Além do mais, os agentes durante o plantão têm que verificar diversas ocorrências dentro de um presído. Porém, com um número reduzidíssimo de agentes. Existem pontos estratégicos que não podem ser deixados a fim de que se possam percorrer os muitos corredores existentes lá. Os agentes designados para fazem este trabalho também não são onipresentes. Com relação ao barulho, só uma pessoa ingênua é que acredita que os presos fazer um grande barulho nesta ocasião. O barulho existe é o dissimulador. Assim, convido o estimado comentarista a passa na frente do CDP, período noturno , e constate o barulho que os presos fazem gritando. É possível escutá-los numa distância de 1.500 metros. Barulho este que serve como pano de fuga para agressões dos presos aos seus colegas de cela dentre outras ações criminosas.
Você pode perguntar-me: “isto ocorre dentro dos presídios”? Vou respondê-lo: não só no Brasil, mas em qualquer presídio do mundo, mesmo no primeiro mundo.
Os agentes não podem fazê-los calar...
Os agentes só podem pedir: “Por favor, não façam barulho".
Isso não é "brincadeira". Isso é o resultado da ação dos direitos Humanos. Qualquer repreensão por parte dos agentes aos presos, os mesmos melindrados fazem os parentes recorre aos expedientes oriundos dos direitos humanos, mesmo que o agente apenas solicitou silêncio. Neste momento, os diretores, orientados pelos “direitos humanos dos desumanos” baixam portarias para que os agentes nem cheguem perto dos presos, a fim de garanti-los integridade física e moral. É “brincadeira ou não é”?
Sou contra toda violência gratuita. Não obstante, o que fazer quando o diálogo não resolve? A solução encontra é fazer tambores de suco gelado e dar aos presos. Ainda é fornecer uma marmitex de 850 gramas com delícias alimentares. Em seguida, fornecer aos perpetradores de crimes bárbaros gelatina ou algumas frutas como sobremesa.
Anônimo dás 10h46min horas não seja um crítico incoerente. É fácil dizer qualquer coisa. Existem conjunturas favoráveis aos presos que estimulam e motivam os mesmos a tais ações.
Trabalhamos frente a frente quase todos os dias com criminosos que vocês têm medo de encontrá-los. E que a polícia os enfrentado com armas de fogo. Tenham coerência...

Anônimo,  16:49  

As prisões, sempre foram um ponto escuro na sociedade, a PEM por mais de uma década foi exceção contudo, inocentes brigas internas a transformou em um ambiente comum, como toda prisão. Finalizando, o que está ocorrendo no CDP é consequencia da demora do Depen em substituir o antigo Diretor, este por onde passou fez lambança, é sempre assim, pois eles não tem compromisso com a cidade de Maring.

Anônimo,  16:53  

13:53

Não entendo o que vc quis dizer. Na 9ª SDP só dois funcionários cuidam de 150 presos e lá não tem fuga.

Anônimo,  17:36  

Gente o ex-diretor, não é culpado. Ele não escondeu nada dos agentes, ele sempre demonstrou quem ele era desde o começo. Na primeira conversa que teve com os agentes ele disse que tinha 24 anos de "experiência", que sempre teve um bom relacionamento com os presos e que em todas as unidades que ele trabalhou sempre teve rebeliões, fugas e motins. O que vcs esperavam que ocorressem com o cdp em mga? Esse novo diretor que assumiu é da mesma escola, a menos que o novo vice-diretor consiga por na cabeça dele que a cadeia, o crime e a violência, assumiram novas configurações, nada vai mudar. E vcs, se continuarem querendo "carguinhos", e não cobrar uma postura séria do Depen e desse sindicato, as coisas só tende a piorar.

Anônimo,  09:31  

Resposta ao anônimo das 16h53min que disse: “ Não entendo o que vc quis dizer. Na 9ª SDP só dois funcionários cuidam de 150 presos e lá não tem fuga”.

Realmente o texto foi um pouco truncado e com alguns erros de concordância, principalmente para quem não vivencia a realidade prisional. Escrevi rapidamente.
Contudo, existem diferenças gritantes entre uma delegacia e uma penitenciária.
Nas penitenciárias existem regras e disciplinas que são cumpridas, ou pelo menos cobradas a risca. Isto tem um preço, uma vez que os presos ficam loucos para fugirem do que eles chamam de “campo de concentração”. Campo de concentração, não porque exista torturas, mas porque ali quem dá as cartas é o Estado na figura do Agente. O preço a pagar é o clima tenso do conflito e tentativas de fugas que são sempre frustradas e não divulgadas.
Preso não é como cidadãos honestos que cumpre o “contrato social”. Eles não aceitam regras e por isto mesmo estão lá cumprindo pena.
Nas delegacias é muito largado. Justamente porque lá existem poucos funcionários (os presos ficam mais tranqüilos. Apesar da lotação fazem o que querem).
Convido você a visitar qualquer delegacia brasileira. Logo após, visite qualquer penitenciária. Isto vai ajudar a você formar um juízo concreto e não abstrato sobre o assunto.
Você tem que saber que também na PEM onde trabalho, constantemente, um agente pode também cuidar sozinho de 180 presos em função de horários, escalas e outros expedientes, o que torna semelhante a 9ª SDP, com um diferencial muito grande – eles trabalham armados até os dentes. Na PEM não (Um funcionário armado vale por 10 a 20 funcionários desarmados).
Com relação à fuga você está equivocado, sempre houve fugas e resgates na 9ª SDP. Lá também existem muitos mais PM fazendo a guarda armada dos muros e muitos mais problemas que a PEM.
Vai ver na PEM quantos fazem a guarda externa.
Diferenças substanciais.
No CDP não é diferente, com agravantes estruturais e de gestão descompromissa com a região. No tempo do Coronel Rodrigues em Maringá não tinha estes problemas. Além do mais a realidade criminal vem mudando e tomando outros contornos.
Não fiz o comentário para ofendê-lo. Até mesmo porque isto não chegará a lugar algum.
Precisamos da aprovação da PEC 308, de porte de arma, de coletes “a prova de bala” para trabalhar nas portarias, dentre muitas outras coisa que prefiro não falar, mas que se falássemos você nos daria a razão. Usamos outros expedientes para fazê-lo, e estamos fazendo.

Anônimo,  22:30  

Pura mentira o q o agente da PEM comento ja estive la logo na inauguraçao e la pancada rola todo dia muita humilhaçao muito veneno pago pelos proprios agentes so qm passo la sabe como é..como eu sei senti na pele durante seis meses ..

Anônimo,  16:44  

É do CDP q falo..A nao ser q na PEM seja como o agente falo ..

Anônimo,  14:03  

O Anônimo das 22:30 deve ser ex-preso.
Na inauguração só tinha político. Após 15 dias chegou 120 presos da Delegacia de Maringá.
E muitos presos escreviam para sua famílias que ali eram tratados como gente.
É claro quem não quer adequar-se as normas acha que os agentes são ruins. Mas, a sociedade aprova. Preso tem que ter disciplina, não deve fazer o que quer, ou deve?

Anônimo,  10:25  

Claro q escreviam pois as cartas passavam pela psicologa e se tivesse escrito alguma verdade q acontecia ai do detento ne..Aahushaushauhs..

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima