17.1.10

De brega todos temos um pouco

Dificilmente alguém aceitaria ser chamado de brega, termo que foi consagrado como referência ao que é cafona, fora de moda, deselegante. Mas, vamos e venhamos, todos temos um pouco de brega. Afinal, o que é brega sofre variação no tempo e no espaço. O que hoje é romântico, amanhã é brega. O que um acha chique, outro acha brega. Eu, particularmente, tenho interesse por tudo o que é brega, uma vez que esse gênero representa a cultura popular. O brega geralmente é associado ao uso de objetos, roupas e ao gosto esteticamente duvidoso  ou exagerado: flores de plástico, frutas de cera, anões de jardim, plumas e paetês, pinguim de geladeira. Na música, o brega está ligado a melodias fortes e letras com temas sobre amor, traição e desilusões amorosas (o famoso “corno”). Quem nunca curtiu uma música brega que atire a primeira pedra. Vou confessar uma que gosto muito. Trata-se da música Brigas, composta em 1963 por Evaldo Gouveia e Jair Amorim. A princípio, essa música não poderia ser considerada brega. Mas, depois que foi gravada por Altemar Dutra, intérprete comumente designado como brega e, devido à sua temática apelativa a música acabou entrando no rol das condenadas. Meu lado brega gosta. E vocês?

Ivana Veraldo

9 pitacos:

Anônimo,  13:38  

Eu ADORO....
VERA

Anônimo,  14:46  

Inclua no brega tinturas de cabelo, heheheee...

Anônimo,  15:11  

Não acredito no termo brega...pois como você afirma na postagem, o tempo vai assumindo novas concepções e incorporando-as. Assim, o que há são diferentes formas de ser, pensar e agir. No entanto, não é porque são diferentes, que uma se sobrepõe as outras. Chega de encararmos as regras ditadas por outrém como as políticamente corretas. Não há uma cultura popular. Somos constituídos por diferentes grupos, que pensam, agem,crêem e possuem gostos diferentes. Essa diversidade forma a unidade, que pode e deve ser respeitada para o bem coletivo.

Anônimo,  16:03  

As musicas da Diana, ex-mulher do Odair José, me fazem lembrar de minha pré-adolescência. Também era fa do Abba, do Boney M, do Bee Gees, do Elvis, enfim, tenho um gosto tao brega que às vezes me deprime constatar que minha cultura musical foi formada por este pessoal. Nao sei tocar nenhum instrumento, nao sei ler partitura, nao consigo me lembrar de uma melodia completa de pelo menos um musica classica. Tenho a impressao que a falta de formaçao na fase de crescimento impede o desenvolvimento de referências mais elaboradas na fase adulta.

Anônimo,  18:41  

Ivana me perdoe por discordar "di te", mas as musicas de Altemar nunca foram consideradas bregas, els são romanticas como as de Roberto Carlos que tambem canta o amor, so que de uma forma mais ligada ao moderno iêiêiê. E brigas, é uma linda cançaõ romantica, assim como todas as composições de Evaldo Golveia e Jair Amorim. Na epoca dessas lindas canções, os cantores bregas eram Waldick Soriano, Odair Jose e outros que não me lembro agora.Mas as bregas estão muito longe das lindas cançoes romanticas cantadas por Nelson Gonçalves e Altemar Dutra as musicas compostas pela dupla Evaldo/Jair.

Anônimo,  22:59  

Tintura de cabelo é brega?
Porque? Se alguem souber como impedir dos cabelos branquiarem, ai quem sabe poderemos considerar tintura brega.

Anônimo,  09:37  

Você não é brega é sentimental demais Ivana. Somos filhos do Brasil, e não nos envergonhamos mais de manisfestar nossos gostos populares sem sofrer patrulhamentos que tantos prejuízos nos causaram. Ainda bem que o apartheid muscial acabou e todos se respeitam e se admiram mutuamente, exceto o Lulu Santos e uns poucos.
Ivan

Anônimo,  13:10  

Eu reafirmo, adoro..

Adoro tudo que é *das antigas*.
Bee Gees, ABBA, etc...etc...etc...

Anônimo,  10:04  

O corno de ontem é o moderno homem de hoje.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima