12.12.09

Prefeitura proibe casas geminadas

Foi aprovada pelo Conselho Municipal de Planejameto e Gestão Territorial de Maringá, na última terça-feira, proposta do Executivo que altera a legislação de uso e ocupação do solo: ela proibe a construção de casas geminadas na cidade, em terrenos das ZR2s - ou seja, em quase todas as áreas residenciais de Maringá onde é permitida a bifamiliaridade (a ocupação de um lote com duas habitações unifamiliares. O projeto já deve estar na câmara municipal para ser analiasada pelos vereadores.
O Executivo antecipa-se, desta forma, ao Ministério Público, que já cogitava formalizar essa proibição, por causa de implicações na hora do registro de imóveis.

42 pitacos:

Anônimo,  09:56  

Muito bom, finalmente os bairros projetados para atender x pesoas ñão vão mais sofrer com superpopulação e trânsito insuportável. Tomara que o loby da construção civil não emperre a mudança. Senão daqui uns anos Maringá vai ficar igual São Paulo. Gente amonotada por todo canto sem a menor condição e infraestrutura...

MISTER MAGOO,  10:18  

Temos dois lados neste caso:
1º é o que o anônimo das 9:56 fala;
2º é que novamente as pessoas com renda mais baixa terão que escolher outros destinos para comprar suas casas, que a geminada baixa o custo.
Maringá teve sempre uma ação no sentido de expulsar os pobres daqui. O prefeito João Paulino fez a leis das calçadas e que quem nãopodia fazer acabou mudando para Srandi/paiçandu. Ricardo Barros aumentou tanto o IPTU que inviabilizou moradia para pobres. Silvio II proibe as casas geminadas, aumentadno o valor das construções.
POR ISSO SOMOS A CIDADE SEM FAVELA, POIS AS COLOCAMOS NAS CIDADES VIZINHAS

Anônimo,  10:19  

Parabéns pois estas casas germinadas enfeiam o bairro, e as pessoas que ali vivem ficam confinadas. O que se ve nestas construções são estes construtores que compram terreno e fazem duas tres casas em cima e vende por horrores,os vizinhos e que se exploda que eles não estão nem ai. Tem quarteirão em bairros que parece mais um pombal, as casas praticamentes iguais, so muda a cor, depois reclamam das casas populares quando querem construir nos bairros nobres. E estas casas o que são, uma casa popular um pouquinho maior que as do governo, com uma única diferença, a casa popular tem terreno de 300 mts quadrados ou mais para posterior aumento ou construção maior, quanto a estas ficam em terreno de 100 mts quadrados sem chance nenhuma.

Anônimo,  10:42  

E quem falô para o Mister Mago que estas casas são baratas. Sem contar a qualidade do material que são construídas, conheço construtores que fazem horrores nelas, o Sergio Naia aqueles dos apartamentos que desabou perde feio para eles.

Anônimo,  11:11  

Que absurdo isto....pra mim isto e tirar emprego de centenas de pessoas que vive da construcao civil, sao pedreiros, serventes, mestre de obras que sustentam familias com o que ganham com este trabalho. Sera que a prefeitura ja esta viabilizando projeto para recolocar estes trabalhadores?? E estas casas NAO sao nada baratas, e tambem nao sao feias como disse um leitor, moro em apartamento, mas moraria com certeza em casa geminada sim. Mas isto vai de cada um. So acho que a construcao civil emprega mtas pessoas... e com este progeto estaria da contra mao de geracao de empregos para pessoas que sobrevivem deste trabalho.

Anônimo,  11:14  

entao a pessoa tem um terreno que da para fazer 2 ou 3 casas de 100 metros que hj em dia é mais do que suficiente para o tamanho padrao das familias atuais e nao pode fazer o que quer do terreno dela? só nao enxerga que nao quer que tem interesse de quem quer vender mais terrenos em locais novos por tras de uma proposta idiota dessa. tem muita gente que vende meio terreno para construir uma casa nova nao por opçao por falta de grana mesmo

Anônimo,  12:02  

Maringá, cidade pseudoburguesa. Mas os empresários daqui choram migalhas. Já vi muitos que tem fazendas, carrões e etc. chorarem por causa de 50 reais. Do que adianta pagar de rico se a mentalidade é de pobre?

Povo aqui gosta de pagar de barão. Eventos culturais como shows que em outros lugares custam 20 reais, aqui custam 100, 200. Exemplo: Pouca Vogal, Rita Lee, Fábio Jr.

Um nojo...

Anônimo,  12:05  

Tanta coisa que precisa ser feita e o prefeito está mais preocupado em expulsar os pobres. Muitas famílias compram terrenos e dividem entre si, e esses certamente não usam o pior material, pois sabem que está na maioria das vezes é pra vida toda. A prefeitura que coloque mais fiscais nas ruas, fiscais que não se corrompem por qualquer 50 reias, para checar a qualidade das obras. Como bem disse MISTER MAGOO, "POR ISSO SOMOS A CIDADE SEM FAVELA, POIS AS COLOCAMOS NAS CIDADES VIZINHAS."

Anônimo,  12:38  

a gente o quequéisso
pelamor de deus né

Anônimo,  12:48  

Nao sei mas isto me cheira a uma tentativa de diminuir a oferta de imoveis de pequenos construtores para estimular as grandes construtoras de predios de apartamento. Digam-me se porque nao permitem construir blocos de apartamentos de até quatro andares na ZR2? Uma cidade mais densa, com boas pracas, sera sempre mais viva e melhor utilizada.

Anônimo,  13:36  

A qualidade arquitetônica das construções nada tem com a ocupação bifamiliar ou geminada. As causas serão: primeiro: a diminuição da oferta de residências para a população de baixa renda, justamente no momento em que se pretende discutir a Habitação para a população de baixa renda, segundo, a baixa qualidade arquitetônica continuará, com as casas geminadas ou não.

Anônimo,  13:42  

E as pessoas de renda inferior serão enviadas para Sarandi Paiçandú etc.
Quem leva a pior é o pobre de novo.
Maringá comandada pela burguesia exclui os pobres.
Maringá crescendo com cidadania...
ou tirania...

Anônimo,  14:48  

É um absurdo!
Vocês acham que todos querem morar em casas geminadas ? Como o valor dos terrenos em Maringá está elevadíssimo, a opção para os pobres é comprar terrenos e fazer casas geminadas. Isso democratiza o acesso a moradia.
Não há dificuldades com relação a documentação, construindo casas em regime de condomínio pode-se fazer o desmembramento para cada proprietário.
Como consequência da aprovação deste projeto poderá haver a formação de favelas, pois os terrenos ficarão ainda mais valorizados.
Acho que as autoridades deveriam refletir e pesquisar melhor e se colocar no lugar dos pobres. Ou será que Maringá é só para ricos ?

Raphael,  14:49  

Ao amigo anônimo que falou do Sergio Naya, vc sabe o que aconteceu para ocorrer o desabamento do Palace II??? Você acha que somente a qualidade de materiais pode ocasionar no desabamento de um edificio daquele porte??? Estuda primeiro garoto depois dê sua opinião sobre o assunto.

Quanto essa proibição da construção de casas geminadas, primeiramente essa notícia vem a grande favor para contribuir com a pronúncia e escrita de pessoas de dizem geRminadas, segundo é uma sacanagem isso, o que tem a ver superpopulação e trânsito??? Por acaso nos bairros com casa geminadas tem congestionamento de tráfego??? Ou será que tem tantas pessoas que as calçadas ficam insuportáveis de caminhar??? Prestem bem atenção no dizem para não falarem bobagem e olhem bem para bairros que não existe casas geminadas, só existe casas de pessoas com poder aquisito alto e quem disse que elas não influenciaram nessa mudança???
Terceiro, literalmente ferrou com a vida de verdadeiros trabalhados da construção civil: pedreiros, serventes, carpinteiros, pintores, etc.

Parabéns à todos que acham que isso é uma decisão e principalmente ao Executivo, antes de optar por algo, por favor saibam bem o que pode acontecer depois.

Um exemplo de não saber o que fazem:

As mudanças das ruas da zona 7 do lado da UEM, previstas para uma certa data, e quando é para acontecer a mudança, percebe-se que não pode ser feita sem alterações no canteiro centra da av. Morangueira. Que estudos vcs fazem para realizar essas mudanças Senhores Administradores Públicos??? Ow Prefeito... tá dormindo rapaz??? Não vê o que acontece na sua Gestão???

Raphael,  14:53  

Ah... esqueci de falar outra coisa para o amigo que disse sobre superpopulação e trânsito... E quanto as kitnets e edifícios??? Se o problema é superpopulação e trânsito então vamos proibir essas construções também... que acha???

Anônimo,  14:54  

O RIGON COMO VOU FAZE AGORA TENHO QUE FAZER PUCHADINHO AHAHAHA, E VAI SE CHAMAR PUCHADINHO DA ZEBRA AHAHAHAHAHAHAHAHAH

Anônimo,  15:44  

Muitas das casas geminadas tem mais de 80 m², portanto maiores que muitos apartamentos por aí.

Se o motivo é a densidade demográfica e trânsito, então as kitchnetes serão as próximas a serem proibidas??

Anônimo,  16:15  

então tá... no novo centro deveria proibir apto com 50/60m2. O cara mora no novo centro...apto menor que uma casa geminada e pagou 4 vezes mais caro.
è a nossa Maringá.

Anônimo,  16:41  

Vai se ferrar quem é contra casas geminadas,familias compram um terreno de sociedade e constroem duas casas é a unica forma de terem suas casas,esse prefeito não tem o que fazer não?com um prejeto desse muitas familias veem seu sonho ir por agua abaixo.Espero que os senhores vereadores pensem um pouco nas pessoas e não votem a favor de uma idiotice dessas.O prefeito não sabe o que é pagar aluguel porque com certeza o aluguel dele é pago pelo povo,é pago por pessoas que não tem suas casas próprias, SR PREFEITO, DEIXE DE SER HIPOCRITA, INTOLERANTE E OGOISTA.

Anônimo,  16:59  

Rigon!Casas gemeadas,bem pensadas, podem ser sim bonitas. Eu tenho um amigo que mora em Maringa num condominio com casas gemeadas. E´a coisa mais linda no mundo.O projeto pode ser mais fantasioso - para classe media baixa -ou mais simples - para a classe trabalhadora. Casas gemeadas não são necessariamente caixas de fosforo, não.


Pe.João Caruana
Gujara-Mirim- Ro
P.S. RIGON EU JÁ ESCREVI SOBRE O QUE EU PENSO SOBRE A CASA PROPRIA NESTE BLOG. SE O SENHOR ACHA OPORTUNO, PODE PROCURAR E COLOCAR DE NOVO PARA DISCUSSÃO. OBRIGADO.

Anônimo,  17:03  

agora vai fica mais dificil para mim adquirir minha casa propria, pensava em comprar um lote de a meio com meu irmão, agora que que eu faço?

Anônimo,  17:15  

Casa germinda não pode mas pombal de 38 m2 cada apartamento no Novo Centro pode, né ?

Anônimo,  18:42  

Olha, morro numa casa germinada com muito orgulho, e pago imposto como qualquer outro, isso é uma falta de vergona e respeito.

Anônimo,  18:43  

O Rigon tempos atrás divulgou aqui no seu blog e o Jornal Hoje também fez materia, de uma casa que a prefeitura derrubou no alvorada,rua leonor de held proximo a Av. Morangueira, disseram que explusaram um probrezinho, família de baixa renda, na realidade ali o senhor que morava era desleixado, não por culpa da família era coisa de "velho" guardava muitas tranqueiras no quintal. Hoje naquele local a família construiu tres casas, e diziam pessoas aqui no blog que eles eram pobrezinhos.

Anônimo,  19:59  

todo mundo gosta de apontar os problemas da minha sao paulo, mas já tem muita gente no Brasil inteiro que é especializada no assunto sabendo que maringá não é exemplo de cidade. agora, quem não é especialista nunca ouiu falar desse lugar.

Anônimo,  22:43  

meu Deus, as casas germinadas não paracem favelas são bem acabadas e bem feitas. Quem não gostam são os q vendem terrenos. mas, para os trabalhadores é a unica chance de ter uma casa própria sem enfeiar a cidade como dizem os ricos donos de "mansãos'. Pelo amor de deus não deixem o sonho de muita gente acabar, é na honestidade q as pessoas querem ter um lar.

Anônimo,  11:38  

Ler este blog tambem é cultura,eu nem sabia que tinha casa"gemeada"e casa"germinada"

Anônimo,  12:02  

Moro em um casa Geminada e de 100 metros contruidos e garanto que ganha de muitos apartamentos luxuosos do centro um trepado sobre o outro pelo menos temos segurança aos lados.

Raphael,  15:22  

Isso ai amigos... Gostaria muito que o cidadão que aprovou isso, pudesse ler esses posts... continuem com suas contribuições... e SIM as casa GEMINADAS...

Sansão 16:41  

Casas geminadas podem ser ventiladas, iluminadas, funcionais, belas e seguras se bem arquitetadas (quando se projeta focando a segurança, nem são mais necessárias aquelas cerquinhas elétricas que conseguem ser ainda mais feias que as antigas antenas de TV, que mais pareciam espinhas-de-peixe nos telhados). Casas geminadas assim podem ter até 3 quartos (p/família), um pouquinho de lote no fundo para uma pequena árvore e até duas vagas p/ automóveis na varanda frontal. Podem ter preço acessível à classe média baixa. O que há de favela/pombal nisso? Só vejo dignidade para quem trabalhou muito ter sossego com seu dinheirinho bem aplicado.

Anônimo,  00:35  

Tomara que essa proibição não aconteça, senão não sei o que eu e meu irmão iremos fazer para sair do aluguel.

Anônimo,  09:30  

esse prefeito metido a crente só arrebenta o povo ,porque graça a deus e meu trabalho tenho minha casa e é germinada sim e dai ,não é por isso que sou mais ou menos que os outros ,tem muita gente morando em masões e não valem o que comem né seu prefeito ,mas isso não conta,vamos parar de enventar historia tem muito dinheiro correndo por trás da grande preucupação do nosso prefeito ,dizer que as casas ficam feia é uma grande mentira feia mesmo é as obras do novo centro que vão encher de ratos por mal planejamento,a vila olimpica que tudo esta fora das normas ,os funcionarios fantasma da camara né zebrão .é mas dessa familia barras não da para esperar outra coisa ,pois ate sair pela janela ja sairão pois são ums covardes isso´por que as primeiras damas são metidas a assitencialista magina se não fossem , só acho que o povo deveria ir para as ruas e espulçar esse cara da cidade.

Jonas Burgo,  10:03  

Concordo com o Raphael...

E o comentário sobre o congestionamento foi ridículo.. ahh já sei, deve ser por isso então que o centro da cidade tá um zona de carros... São muitos prédios com casas umas-sobre-as-outras.. Ai tem Mais carros ainda num terreno/estacionamento.. ai tipo é tudo culpa deles a lotação e engarrafamentos na cidade... solução: derruba tudo e manda comprarem um terreno inteiro em outro canto da cidade.. ai não teremos mais trâsito.. EEEEE! Perfect!

Um dos motivos é q hoje a mão de obra está escassa na cidade e as grandes construtoras não tem profissionais suficiente para continuar sua empreitada de superconstruções na cidade.. eles pagam pouco e por isso poucos profissionais aceitam trabalhar pra eles. Como a maiorias das construções na cidade são de casas geminadas, para tudo! Uma grande parte fica sem emprego e vai procurar esses serviços de empreiteiras...

Fora esse existem outro motivos ... será que o projeto "MINHA CASA MINHA VIDA" vai pra frente em Maringá? Imóveis até 100 mil, só a data custa isso em mgá... heheh Alienação do povo.. isso sim!

Anônimo,  10:05  

Tenho certeza que todos gostariam de possuir uma boa casa, com mais espaço, etc, no entanto devemos pensar em tantas pessoas com o sonho da casa própria, que com muito esforço estão pagando terrenos geminados ou ainda adquiram em sociedade para tal objetivo, como ficarão diante de tal proibição? Vejo a necessidade de acompanhamento as exigencias quanto a qualidade das construções, o que já é obrigação da prefeitura, inclusive na hora de liberar o habitese, e não impor mais uma descriminação social. Será que estamos na contramão da tendência mundial de racionalizar os recursos. Vejamos os projetos de moradias populares na nossa prefeitura, será que possuem qual área? E porque estão ruindo antes mesmo de ser habitadas? Porque o Poder Executivo não se preocupa com sua verdadeira função social?
Responda quem puder...

Meste dos Bofes,  10:22  

O que o Mister Magoo disse ele tem toda razão.
Maringá é uma cidade que expulsa os pobres.
Maringá se orgulha em dizer que nao tem favela. Mas as favelas de Maringá são Sarandi e Paiçandu.

Anônimo,  11:14  

19:59

Se Maringá não é exemplo de cidade, o que dizer de São Paulo?. Uma cidade horrível, fidida a bosta, cheia de favelas, crescimento desordenado, aeroporto com pista irregular rodeada de edifícios que quando cai um avião o desastre é mto maior, toda vez que chove alaga toda a cidade com água de esgoto e lixo do povo sem cultura e mal educados que jogam o lixo nas ruas entupindo os bueiros e invadindo as casas, as favelas com água de esgoto, rato, trazendo doenças, congestionamentos, isso é exemplo de cidade cara? Se vc mora em Maringá e não está contente com a cidade, arrume suas malas e cai fora daqui, vai pra SP beber esgoto.

Sobre as casas geminadas, ano passado eu construi a minha, tem 95m quadrados de construção em um terreno de 300m. Agora eu pergunto: O que vou fazer com a outra metade do meu terreno? Plantar abacaxi?

Abraços!!

Anônimo,  18:40  

Na verdade existe casas geminadas que parecem pior que casas populares,mais se bem contruidas pode ser um boa opção para sonha em ter uma casa. De qualquer forma é melhor que pagar aluguel. E o povo de maringa metido a besta , vcs não teem favela não é porque são mais ricos, e sim porque despacham as pessoas necessitadas para outras cidades, resolvendo assimo probleminha de vcs.

Anônimo,  17:05  

Ola caro anonimo da 10h19, que critica mais absurda, gosto e igual..cda um tem o seu, agora vç dizer que as casas geminadas são feias, isso e um absurdo...e vç nunca viu uma favela pelo visto...aposto que vç nem deve ter casa pra começar, deve morar de aluguel....ou se nao va morar em um condominio fechado de alto padrão..falow...e chatão..

Anônimo,  09:50  

Engraçado tudo isso. Proibindo a contrução de geminadas, se obterá certamente a falta de emprego, pois além de diminuir as construções, os depósitos, casa de tintas e tudo que envolve esse segmento enfrentara problemas, também acho estranho dizerem que não se pode contruir 2 casa em um terreno e subdivir, porque então pode-se contruir um prédio em um unico terreno com vários apartamentos e subdividir, além de que apartamentos não dão nenhuma privacidade. Isso para mim é dinheiro entrando no bolso do prefeito...

Anônimo,  08:27  

Olha, sou construtor e ja trabalhei na obra de varias germinadas, primeiramente vou falar q esta lei afeta diretamente o trabalhador do cetor, visto que graças a grande venda deste tipo de moradia, foi aberto em maringa muitas vagas de empregos onde um trabalhador consegue ganhar bem mais que nas empreiteiras que fazem os grandes edificios em nossa cidade e que recebem total apoio dos politicos, so pode ser por muitos deles participarem dos lucros.Outra coisa estas casas germinadas são feitas como todas as outras com supervisão de engenheiros,e com projetos feitos por estes.Se estão sendo mal feitas varelia uma fiscalização sobre o autores dos projetos que alias ganham muito bem e fazem muito pouco, mas como sempre preferem atingir a camada mais fraca os trabalhadores e tambem as pessoas de renda mais baixa que são os compradores destas residencias.

Anônimo,  07:34  

conheço muita gente que so consegui comprar uma casa depois que começo a sair casa germinada pois e melhor casa germinada do que aquelas casas que o governo faz de 45 metros acho um obsurdo pr com casa germinada pois todos temos o direito de escolher aonde morar ou o govenor que deside por nois ou vamos pedir casas pr o governo entao isto e uma lei desumana

Anônimo,  19:54  

chega de discurso politicamente correto. As casas geminadas são um desastre sim. e os terrenos são caros porque de um lote se faz tres casas, isso encarece e quem ganha é o setor de construção. o brasil tem muita terra, nao precisa economizar em terreno nao. quer ver o que esta acontecendo em londrina....vem passear aqui. nao tem mais casa de classe media. ou é condominio de luxo ou geminada. nao existe terreno para classe média. o cara ja pensa em lotear para geminadas, ou seja terrenos de 250m para caber 2 casas em cada um. vem aqui ver se estou mentindo.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima