26.12.09

Livre pensar

De Millôr Fernandes:

- Os padres também devem casar. Não há nenhum motivo para convervarem o privilégio do celibato.

11 pitacos:

Anônimo,  12:40  

se casar meu caro ai tem familia e grana,para onde vai as manhorias dos padre são profesores,e o recolimwento do INSS.

Anônimo,  13:59  

A FAMÍLIA É UM PROJETO DE DEUS.
O casamento é sagrado.
Não sou Católico Romano, porque não encontrei na Bíblia Sagrada um mandamento que proíba o casamento dos Ministros da religião.
A razão porque não encontrei, e que foi proibido pelo Papa Gregório 7° em 1074 depois de Cristo. Está Escrito:
Gen 35:2 - Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes.

Anônimo,  14:51  

Acho que os padres devem casar sim, existe muitos pastores que são casados e cuidam bem da familia e dos irmãos.

Anônimo,  16:46  

Quem tem autoridade para dizer sobre o seu celibato é quem opta por ele. Os demais, tratem do que lhes compete.

Anônimo,  12:58  

Existe uma coisa chamada de analfabetos funcionais e cada vez mais me convenço que isso é fato... só não achei que fosse tão grande o número de pessoas com esse, digamos, perfil...

Uma simples piada - a graça está na palavra "privilégio" onde o interlocutor não acha justo os padres não terem parceiras para aporrinhar-lhes a vida - e se transforma em briga religiosa...

Difícil isso...

Anônimo,  15:41  

Tanto padre poligamico, com um filho em cada paroquia chamados de "acidentes de percurso", com casos notorios mais é sempre a secretaria quem perde o emprego e o respeito publico, enfim, é tanta evidência, mas poucos clérigos ousam toca a questao com seriedade, e quando o fazem, sao logo calados.

Anônimo,  15:43  

É, e depois o padre vem querer dar curso de noivos, de educaçao sexual aos adolescentes, decidir sobre o que é moral ou imoral. Haja hipocrisia!

Anônimo,  21:08  

no meu entender acho que os padres devem se casar sim pois acabaria esta pouca vergonha de sexo ate mesmo contra crianças desculpe mas nao estou generalizando mais alguns fazem sim isto e horrivel.

Anônimo,  22:15  

Talvez isso poderia acabar com os escândalos dos pedófilos.

Anônimo,  08:19  

Bota analfabeto funcional. Não conseguem nem entender a piada, vem logo com lições de moral.
"Desenhando": privilégio do celibato = liberdade, não ter ninguém lhe controlando ou enchendo o saco. Entendeu, pastor de araque?

Anônimo,  12:57  

Entendi a piada, mas no caso dos padres (freiras, bispos, religiosos) nao é um privilégio, é uma condiçao imposta pelo magistério. Se ha quem queira e use o celibato como simbolo exterior de castidade (que nao é sinônimo de abstinência sexual ou de conjunçao carnal), ha muitos outros que pensam que podem suporta-lo em nome do amor que têm pela igreja, mas que sofrem enormemente por nao ter este direito, por nao poder ter um(a) companheir(o), e que acabam perdendo o equilibrio abusando de crianças, apelando para a pornografia, o caindo no alcoolismo.
Piadas à parte, o celibato e a sexualidade do consagrado nao sao satisfatoriamente discutidas porque falta mesmo uma base psicologica e mesmo teologica que as justifique e a conclusao é sempre a mesma. A soluçao? Unioes alternativas como as que têm acontecido na diocese de Umuarama, unioes secretas disfarçadas de amizade, e assim vamos.
A piada é razoavel porque qualquer celibatario nao consagrado pode manter o estado que o Millor considera um "privilégio". Porém, para os consagrados a proibiçao nao é privilégio mas um problema de provaçao de direito natural com consequências sérias para o desenvolvimento pessoal e afetivo da pessoa.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima