24.11.09

Lapso freudiano

Hosted by imgur.com
Hosted by imgur.com
O convite de colação de grau do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá, com Charles Darwin dando o nome à turma, traz o que se poderia chamar de ato falho: erraram o nome do reitor. Lá está como reitor o ex, Gilberto Pavanelli; já o nome do vice-reitor está certo, Mário Luiz. O erro pode ensejar várias interpretações, mas a mais evidente delas é a óbvia constatação de que muita gente dentro da UEM não percebeu que a instituição elegeu novo reitor em setembro de 2006. Também, é uma velocidade...

PS - Aqui, o convite em melhor resolução.

46 pitacos:

Anônimo,  16:08  

essa é aminha uem .. ruim de comunicação.... e feio da explicação

Anônimo,  16:17  

Os candidatos a reitor e vice, preferidos das Ciências Biológicas, foram derrotados. Quando são os homens os derrotados, normal. O duro é quando a dignidade - vítima do jogo sórdido - é que sai derrotada.
Em nome da dignidade, traída, certa vez, uma magnífica mala de roupas masculinas foi jogada na antesala de um ambiente onde coisas não republicanas ainda acontecem.
Equívocos e trocas de nomes podem ocorrer, contudo, a vingança barata, por vaidade inveja e despeito tem maior probabilidade.
Não há como negar que houve incompetência, e dessa vez, não pode ser debitada a quem teve seu nome omitido.
Ivan

Josenilton 16:26  

Sugestão: que tal tirar o Darwin e deixar o Pavanelli? rs...

Anônimo,  16:30  

É dureza. Mas o pior nem é isto. Ja vi proposta de governo de chapa concorrendo à direçao de departamento cheia de erros. Entao, errar o nome de um burocrata como o reitor nem é grave e é fácil de consertar: convidem o ex pra cerimônia.

Anônimo,  16:36  

A imagem do nivel do conhecimento da turma de gradauçao ainda é do zoo do parque do Ingá né. Nao tinha nada mais inovador que onça, arara, tartaruga e gambá pra ilustrar a riqueza da Ciência Biologica? Eu poria ilustraria com desenho da arvore da vida de autoria do Maturana e Varela, pra nao por o proprio Darwin.

Anônimo,  17:56  

me desculpem mas o Pavanelli não é mais o Reitor??

Editor 18:03  

17h56 - Não, é outro.

Anônimo,  18:10  

mas as obras na UEM, um canteiro de obras. isso foi acordo do pavanelli com o requião. na época eu ainda estava na UEM e vi bem a diferença entre o governador ameaçar prender o reitor e na decorrência do trabalho o governador adotar a UEM.

Anônimo,  18:17  

quem é o reitor hoje então?

Anônimo,  20:46  

A UEM é o fim! Depois querem que o ensino no país melhore. Os professores da UEM têm o nariz empinado, como se fossem produtores de conhecimento. A maioria é um bando de analfabetos diplomados...

Anônimo,  12:54  

Ao autor anônimo do primeiro pitaco, só uma coisa a dizer: crítica nem um pouco construtiva e de muito mal gosto. E como vocês podem perceber, não só o curso de ciências biológicas cometeu este erro, mais muitos também não sabem o nome do atual reitor. Acho que todos tem o direito de errar. Taise, graduanda de ciências biológicas.

Anônimo,  13:52  

Acho que ninguem melhor do que EU pra criticar esse post. O convite é meu e de minha turma, o erro foi MEU. um erro de ctrl+c e ctrl+v de um site da UEM que estava desatualizado qto ao reitor (tanto que o vice está certo).
Se a sua intenção era criticar aqueles q nao entenbem bem da politica dentro de uma universidade, acho que vc usou um exemplo muito do infeliz. Esse convite é da minha turma, vc nao tinha o direito de divulgar a imagem de uma propriedade nossa no seu Blog.
"Equívocos e trocas de nomes podem ocorrer, contudo, a vingança barata, por vaidade inveja e despeito tem maior probabilidade."
Vc tem ideia de onde o meu equivoco foi parar? eu já corrigi meu erro perante a sala, agora tenho que vir aqui dar satisfações pra esse pessoal que fica dando opinioes em coisas que nao sabem??????

Se quiser continuar criticando, ótimo, vá em frente, mas quero q vc tire a imagem do NOSSO convite de luxo, pelo qual VOCE NAO PAGOU e nao tem direito a essa imagem.
Se preferir, pegue uma foto minha, assim ninguem vai poder falar mal da falta de criatividade da empresa a4, que foi quem fez o convite.
Att
Graziela Danzmann, presidente da comissao de formatura de ciencias biologicas 2009

Anônimo,  13:57  

Diz pro idiota ali do primeiro pitaco, que a ultra sabdoria dele a respeito dos animais nao conseguiu diferenciar um gambá de um guaxinin

Editor 14:38  

Graziela - Enviei emails aos dois representantes do curso na comissão geral de formatura, não me responderam. Pra você, imagino, o erro (que, fiquei sabendo, foi da empresa contratada e não seu) deve ter dado dor de cabeça, mas o assunto merece sim registro.

Anônimo,  14:43  

O erro nao foi da empresa nao, foi meu sim. E a representante da comissao sou eu e nao recebi nenhum e-mail acerca desse post. Quer comentar meu erro, comente, ERREI MESMO O NOME DO REITOR. Sei que é o Décio Sperandio, eleito no meu 1º ano de faculdade e o vice é tio de uma menina da minha sala.. foi um momento de bobeira e ninguem se apercebeu disso, a empresa nao tem nada a ver! Pelo menos esse erro nao foi dela.
Que assunto merece registro? o descaso de muitos alunos com a politica da universidade ou um erro de ctrl+c ctrl+v de um site que eu cometi na pressa? Utilize exemplos melhores,e só corrigindo, isso nao é o convite da colação de grau.

Graziela

Anônimo,  19:34  

Além de revelar ignorância, falta de critério na pesquisa e irresponsabilidade no copiar e colar, a menina ainda quer ser mal-criada.
E mais, nome popular é sempre duvidoso. Melhor ustilizar a nomenclatura do Lineu que mostra um pouco mais de profissionalismo, mas nao é mesmo o caso, né? Homo sapiens sapiens.

Anônimo,  21:35  

Desculpa, mas o que mesmo que vc tem a ver com a minha "ignorancia, falta de criterio na pesquisa e irresponsabilidade no copiar e colar"?
Por acaso foi o seu convite de formatura que teve esse erro? Vc foi prejudicado de alguma forma com esse equivoco?
A questao aqui nao é essa meu (minha) querido (a), eu nao to tirando a razao de ninguem com a falta de interesse politico em nao saber esse tipo de informação (mesmo que esse nao seja o meu caso, o erro foi meu), a questao é que o MEU convite de formatura nao tinha que estar nessa página, porque só eu e minha turma pagamos por ele e mais ninguém.
Além disso, nao foi Linnaeu quem classificou taxonomicamente o mao pelada, foi Cuvier em 1798. Se nome popular é duvidoso, nao deveria nem ter citado, pra nao correr o risco de ser corrigido. Mas esse assunto nao vem ao caso.
Nao to impedindo ninguem de criticar a falta de interesse dos alunos pelos representantes das Universidades, só acho que o exemplo, além de ter sido infeliz e de eu nao ter sido comunicada que a minha pessoa, mesmo que indiretamente, seria criticada nesse meio de comunicação, não é o mais evidente desse descaso, até porque nao houve falta de criterio na pesquisa, sendo que o erro foi copiado do site da propria universidade.

graziela

Anônimo,  23:39  

Acho que você pagou barato pra fazer porcaria. Tem que pagar duas vezes pra fazer bem feito, né. Ou vai soltar esta prova de incompetência assim mesmo? O teu convite de formatura e da tua turma toda, infelizmente, cita erradamente o do reitor da nossa universidade publica e que nos todos pagamos caro pra te ensinar alguma coisa que preste. Pra complicar, você diz que foi ela mesmo que errou o nome do reitor, mas nao cita a fonte porque nao aprendeu nem copiar e colar, diz que nao temos o direito de cobrar competência num produto (besta, é verdade) que retrata o tipo de profissional que a universidade ta soltando, é de derrubar o pau da barraca mesmo. E se for o mao pelada que voce queriam por no convite, a foto também parece estar errada.

Anônimo,  23:44  

No minimo, este pessoal deve ser criacionista.

Anônimo,  23:47  

Quanta idiotice... Por um acaso este erro causou algum dano a nossa sociedade acadêmica??? Será que esses alunos seram punidos pelo "gravíssimo" erro??? Acho que tem tanta coisa melhor pra ser discutida pq não vão tirar fotos das ruas de nossa cidade que estão cheias de buracos, da iluminação que não existe em muitos lugares, dá falta de segurança.
Quem deveria reclamar ou melhor que deveria CONDENAR (pois é isso que estão fazendo)esse erro e o responsável por ele são os alunos que iram se formar que ficaram com seus convites errados e não quem está de fora dela...

Vão se preocupar com a vida de vcs e deixem a dos outros em paz, por um acaso nunca houviram o ditado: "Errar e humano".

Anônimo,  23:52  

Tudo que é frase boba vira provérbio chinês pra dar credibilidade, mas esta que inventaram pra por no convite vem bem a calhar. Não fique ai parada. Va correndo fazer a ERRATA e mande pro blog publicar.

Anônimo,  00:00  

Parece que foi o Linnaeu que classificou o guaxinim (http://en.wikipedia.org/wiki/Raccoon) que você confundiu com o mao pelada (http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A3o-pelada) por causa da correria, talvez. Profissionalmente seria melhor consultar um manual impresso de taxonomia, ou citar a fonte de onde você copiou estas fotos.

Anônimo,  08:10  

Gente, presta atenção no que vcs estao falando! O q q cada um de vcs tem a ver com a foto, o animal, o preço do convite, o erro?? Vc acha mesmo q o nome do reitor errado num convite de formatura retrata um futuro profissional?? Pq q ao invés de criticá-la por isso, vc nao procura conhecer melhor de quem vc está falando. Vai lá, procura, ela já deu o nome aqui, vai conferir antes de criticar. É só um convite e vcs estao gastando o rico vocabulário de vcs pra criticar um erro que jha foi cometido, jah foi assumido e ponto final. Realmente, pq q vcs nao vao discutir a visita do presidente iraniano no brasil, ou a extradição do italiano criminoso, ou o filme do Lula que será lançado justamente em ano político, nada disso importa né? Realmente, o nome errado do reitor no convite é mto mais preocupante que tudo isso!!!!

Anônimo,  09:07  

Exatamente gente...o post de cima fala tudo...e vocês nao tem nada a ver com isso..alias...como nós acadêmicos pagamos o convite, se quisermos colocar o PAPA a gente coloca...a Graziela JÁ se desculpou, se precisar pedir desculpas ao Décio a gente pede numa boa, porém, exijam que o site da UEM se atualize, afinal, desde 2006 com o nome do ex, acho que eles que não tem muuuuito respeito a ele certo?
enfim, vao trabalhar, estudar, passear no parque pra ver esses bichinhos, façam polêmicas com coisas úteis, protestos contra morte no transito, visitem as avós, mas nos deixem em paz ok?
Atenciosamente

Regina Meneguetti Passos
Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da UEM - reitor: Décio Sperandio

Anônimo,  11:04  

É muito vergonhoso. Nao adianta reconhecer. Tem que pelo menos consertar a pagina errada, e revisar todo o caderninho para ver se nao houverem outras. É assim que devem fazer os politicos corruptos, reparar o erro, devolver ao erario o que roubaram, tentar fazer o melhor para sanar as consequências de um trabalho ruim. Se deixar passar erro em cima de erro, em breve teremos o relacho, o caos, os pequenos mal entendidos com consequências gigantescas.
Ficar acusando a UEM, nao ta colando, além de ser sacana demais cuspir na instituiçao publica e gratuita que finaciamos para ajudar a desenvolver uma sociedade melhor, mas que sai arrogante, burguesinha.
A pagina com o nome do reitor ta aqui http://www.uem.br/index.php?option=com_content&task=view&id=76&Itemid=257 e a ultima atualizaçao citada é de janeiro de 2009. Voces ja vinham fazendo a ediçao do convite antes desta data?

Anônimo,  11:18  

Regina, a ultima atualizaçao é de janeiro 2009. Nao sei se o site esteve incorreto desde 2006 como disseram, pois vocês nem sabem quando copiaram, por isto, parem de acusar a universidade.
Vocês tem o direito de colocar tudo o que quiserem no vosso convite, mas tirem fora o nome da universidade e das pessoas que voces tentam homenagear com este trabalho ruim, porque vocês fazem vergonha. Se voces continuarem assim, vao ter que pedir desculpas a formatura toda, e se insistirem, a vida toda.

Anônimo,  11:21  

Errar é um humano e mandar o convite errado é insistir no erro. Parem de pedir desculpas ou de por a culpa em outros.

Anônimo,  11:23  

Se o nome do reitor estava incorreto desde 2006, entao todos os convites de formatura de 2006 a janeiro de 2009 teriam boa chance de estarem com o nome errado. Porque justamente o da Biologia?

Anônimo,  11:31  

"se herrar é umanu, persestir nu erru é animau, vegetau, manera e fungu, viru?"
meuvérbio ueminguês

Anônimo,  11:35  

Alias devia-se postar fotos dos buracos da universidade. Ontem mesmo passando pela rua ali perto do bloco G90, vi um motociclista caído no chão. Os buracos são enormes. Mas é claro que tem coisas mais importantes para discutir, como o convite de formatura de alunos. Deixa pra depois arrumar a rua né?E a segurança da faculdade também não precisa né? Alias, terça feira um homem armado roubou a bolsa de uma mulher, e não foi pego até então. Mas isso não é nada!o importante é PORQUE NO CONVITE NÃO HÁ O NOME CORRETO! tá certo! esse é o Brasil!
E pessoal, julgar a competência profissional de todos os alunos por causa disso é exagero certo?menos né?

Anônimo,  13:06  

ah..vcs leram todos os convites de 2006 até então?isso que é ter o que fazer hein?

Anônimo,  13:06  

Eu falo com o Décio a hora que precisar. Sem problemas. Se quiser vou a casa dele até. Conheço a família dele e sei que depois de explicarmos ele vai compreender, ele é uma pessoa muito boa. O resto da vida é exagero não vejo necessidade. Não cometi nenhum crime, apenas erro. Como disseram, humano não? Mas não venham julgando a capacidade de sermos bons profissionais por um erro de uma pessoa. As pessoas vem com 10 pedras nas mãos. Tenham bom senso.

Atenciosamente
Regina

Regina Meneguetti Passos

Anônimo,  13:25  

"É muito vergonhoso. Nao adianta reconhecer. Tem que pelo menos consertar a pagina errada, e revisar todo o caderninho para ver se nao houverem outras. É assim que devem fazer os politicos corruptos, reparar o erro, devolver ao erario o que roubaram, tentar fazer o melhor para sanar as consequências de um trabalho ruim."

Voces não acham que estao exagerando? Não adianta reconhecer? gente, o q q vcs tem a ver com isso? Não se trata de politica, nao se trata de corrupção, se trata de um erro que foi reconhecido, a pessoa afetada (no caso o reitor) recebrá o pedido de desculpas da responsavel pelo erro e ponto final. Esse é só um convite de luxo que a maioria dos alunos da sala nem queria comprar. Isso é uma coisa pessoal, para a família, nao tinha necessidade nenhuma de vir parar aqui.
Voces estao julgando sem conhecimento e, pior, estão sendo extremamente cruéis na forma em que estão se dirigindo sobre o assunto. Pq q em vez de cobrar um erro num convite q nem compete a vcs, vcs nao vao cobrar do prefeito uma diminuição no preço do TCCC, mais segurança ou qualquer coisa do tipo que realmente tenha importância. Pq q o nosso convite de luxo é tão importante assim que mereça essa discussão baixa e intrometida??

Anônimo,  14:25  

Ninguém disse que leu todos os convites, apenas lanço a hipotese de que se o erro da UEM que vocês alegam para justificar o vosso erro for verdade, entao os convites do pessoal que aprendeu copiar e colar deveria estar incorreto e ninguém notou até que o vosso fosse publicado.
Tudo bem que apenas trocaram o nome de um reitor que já passou do meio do mandato, mas, imaginem se um biólogo etiqueta o nome da amostra contendo o virus H1N1 por H1N5, como têm identificado o guaxinim como sendo o mão pelada, e ainda insistem em achar que falta de rigor profissional é menos importante que o buraco na calçada, a falta de segurança, de saúde, de educação, etc. todos causados em parte pela cultura da corrupção.
Relacho profissional faz parte desta mesma cultura de corrupção, que a gente apelidou de jeitinho brasileiro, que assola o país.

Anônimo,  14:51  

Pra finalizar, acho que a UEM deveria padronizar as publicaçoes veiculadas com seu logo, ter uma comissão de aprovação e correção para este tipo de publicação e/ou prever uma penalidade para uso indevido da sua imagem.

Anônimo,  15:52  

é a tal da tempestade no copo d´agua...olha a comparação que estão fazendo. Gente do céu! Pode deixar que assim que eu identificar um vírus como H1N1 não colocarei errado tá? Afinal, até entao, nestes 4 anos de estudos, nós alunos, publicamos inúmeros trabalhos que foram aceitos em diversas revistas.
Desculpe-nos a vocês que nunca erram!Espero que agora os políticos tambem se desculpem. Daqui a pouco vão falar que a culpa da corrupção é da turma da Biologia.
Finalizaremos por aqui tudo bem? Já estamos providenciando uma visita pessoalmente ao reitor.
Portanto, vou me retratar a ele, e nao a vocês. Alias, quem são?anonimos?

abraços

Anônimo,  17:04  

Regina, atualiza o teu CV Lattes porque até 2007 nao tinha absolutamente nenhuma publicação. A Graziela também, só nada na maionese.
Tudo bem, sei que o mundo acadêmico é sexista, mas tem muita revista com comitê editorial dominantemente feminino e mais imparcial na avaliaçao dos artigos e, em biologia, as mulheres sao maioria. Vamos la, publiquem.

Anônimo,  19:41  

Ninguém tinha falado que o erro era da ATT. Foi a Graziela que soltou essa. O pessoal tava comentando que o convite mostrava que os alunos não sabem nem quem é o reitor da universidade onde estudam, o que é surpreendente, sem dúvida.
Mais surpreendente é que um reitor não consiga se fazer conhecido mesmo por presidentes de turma e (duvido mesmo) que o site oficial da universidade tenha trazido o nome do antigo reitor três anos apos a posse do atual.
Mas se o erro foi so de quem elaborou o convite, os outros erraram em não revisar as provas antes da impressão, ao menos para verificar se seus próprios nomes estavam corretos, se havia algum probleminha, afinal, todos os alunos estavam pagando pelo trabalho e um erro no original é multiplicado pelo número de vezes que é copiado. Resultado: lixo, poluição (bonito exemplo dos biólogos), perda de grana e perda de tempo com estas críticas.

Anônimo,  22:39  

cuida da sua vida que eu cuido do meu lattes tá?
vc vai me contratar pra algum emprego?
vc vai pagar minhas contas?
então cuida do seu curriculo q eu cuido do meu
não tenho que provar nada pra vc anonimo
bjos meus queridos!
a briga está indo a caminho nada a ver!Para o pessoal pq vcs estão com muito ódio no coração!
paz gente!paz!!!!!!perdão conhece?então..mas quem vai me dar ou não isso é o reitor :) só devo a eles!
bjos a todos
parei com essa palhaçada que virou!

Anônimo,  22:44  

Olha, vou esclarecer aqui o equivoco: nao foi na parte administrativa que eu retirei o nome do reitor, foi um uma noticia publicada pela UEM em que citava o nome do Pavanelli. Quando precisei copiar o nome do site oficial, essa pag nao abria (podem pensar o que for, não é desculpa). Enfim, ninguem aqui tem nada a ver com isso, mas está esclarecido.
Mas gente, acho que o assunto já rendeu o que tinha que render e nao tem necessidade nenhuma de partir pro pessoal, certo?
To vendo que estamos muito requisitadas, até nosso Lattes sendo visitado..
A critica inicial era do desinteresse dos alunos pelo corpo administrativo da universidade. Fui alvo dessa crítica por um equivoco momentaneo que nao foi percebido pelos outros alunos. PONTO FINAL. O reitor vai nos receber pessoalmente e vamos esclarecer esse fato para quem realmente foi prejudicado com isso.
Eu acho que ninguém aqui é capaz de julgar os futuros profissionais principalmente nós, futuros biólogos, que a UEM formará por causa desse erro. Para criticar a Biologia, porque nao olhar a classificação do curso no mc, na capes?? Vamos parar por aqui né galera, tenho ctza q todo mundo tem coisa mto mais importante pra fazer. Esse blog tem muitas outras criticas de real importancia e relevancia, mas nenhuma delas teve tanta audiencia qto essa. Chega né? Pode deixar que os que foram realmente afetados com o erro já foram informados deste e jah foi tudo resolvido. Fiquemos por aqui.

graziela

Anônimo,  10:06  

Tai. A Graziela, agora assumiu corretamente o erro, vai ter que se desculpar também por ter acusado publicamente a UEM de difundir erradamente o nome do reitor.
O CV é publico e serviu pra desmascarar mentiras como a dos "inumeros artigos publicados". Se nao tem o que por, nem começa e nem minta. Emprego? Confesso que teria muito receio em contratar uma funcionaria mentirosa e que ainda acha que esta correto usar o maximo de mentiras pra encobrir outras mentiras.

Anônimo,  12:58  

Só pra constar, nao sou aluna do curso de Ciencias Biologicas.

Ana Cláudia Santos

Anônimo,  12:58  

Muito bonito sair acusando as pessoas desse jeito. Assim é facil, utiliza um computador, se esconde através do "anonimo".
As meninas nao tinham nem necessidade de vir aqui dar explicações pra NINGUEM do engano cometido. Elas provavelmente vao pedir desculpas sim, mas pra quem merece, e quem decide isso sao elas, nao sao vcs q vao falar o q elas tem ou nao tem que dizer ou se desculpar.
Vcs já nao estao nem mais comentando a desatenção dos alunos, o descaso, vcs estao comentando o carater, o profissionalismo das 2. A função desse blog nao é agredir as pessoas nem denegrir a imagem de ninguem, mto menos das pessoas que vcs nem conhecem. Vamos parar pra pensar um pouco né, como elas disseram, já foi longe demais.
Angelo deve tá adorando, nenhum post dele teve tanto ibop qto esse!
vamos comentar os outros topicos, sao bem mais interessantes e nao falam da vida alheia.

Ana cláudia Santos

Anônimo,  14:23  

Desatenção, descaso, relaxo, falta de respeito, de seriedade, tentativa de justificação caluniosa, mentiras desmascaradas pelo Lattes, enfim, ta na hora de parar como isto e começar a fazer a coisa direito pra evitar de ficar mendigando desculpas o tempo todo. Se continuarem assim, em lugar de inspirar admiraçao e respeito, o diploma de vocês vai acabar dando pena.

Leodegundo Setembrino Di Fiori

Anônimo,  15:56  

E Sr. Leodegundo, o que exatamente o senhor tem com isso?

Anônimo,  16:53  

Tudo a ver, pois também paguei pela UEM.

Ass. Leodegundo S. Di Fiori
(Mas pode me chamar de Leo)

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima