20.11.09

Consciência negra

Hoje é o Dia da Consciência Negra. Em Maringá, algumas lideranças trocaram o feriado por 40 dinheiros de um festival - sem escola de samba - oferecido pelos plutocratas.

9 pitacos:

Anônimo,  11:10  

Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 e não no dia 13 de maio, porque a abolição não é motivo para celebrar. Logo após o decreto da princesa Isabel, foi implementada a Lei da Vadiagem, política que criminalizava a desolação ou o perambular e era geralmente aplicada contra homens negros desempregados. “O dia 13 de maio não foi um presente, foi um castigo, a abolição jogou o negro na sarjeta a partir da lei da vadiagem. O 20 de novembro sim representa um dia para reflexão, pois nesta data morreu Zumbi dos Palmares que de fato lutou pela libertação do negro. Por isso no dia da consciência negra paramos para discutir políticas de reparação para o negro no Brasil e em Maringa tambem onde a população afrodescendente infelizmente ainda vivem a margem da sociedade”, Prof Juliano

Anônimo,  12:06  

"Consciência negra"? Somos um país de mestiços! Não sei qual é dessa gente que quer transformar nosso país em uma nação dividida entre brancos e negros. Somos a mistura dos dois mais a soma de diversas outra etnias.

ROGER

Anônimo,  12:13  

A verdade é nua e crua racismo pq defenderam um monte de coisa e tals e ai agora falam em prejuizo para o comercio o gente são paulo a mair cidade do pais parou pq nos não podemos parar isso é racismo de cara deslavada

Anônimo,  12:38  

Ato falho ao comentario das hs 11:10; pois não é bem assim não a idéia de que negro vive às margens da sociedade. Vcs falam tanto em Zumbi Dos Palmares ;mas na verdade quem dá liberdade ao homem é Jesus e o próprio homem . Meu pai é negro ; minha mãe caucasiana e eu pardo;.Olha te digo que se o negro tivesse corrido atrás da liberdade antes não teria sido escravizado tanto tempo. Sei lá a idéia que se d´´a qdo se fala em Zumbi dos Palmares é a de que só ele foi inteligente para se rebeliar...ele era melhor ? mais gostoso ? mais corajoso?
È o caso do Rigon ; mostra a verdade mas o povo está acostumado a só reclamar!Se um dia Maringá mudar politicamente o Rigon se torna um mártir !
Fica o pensamento de Victor Hugo: "a aceitação da opressão pelo opressor é conivência;há vergonha e solidadriedade partilhadas entre o Governo que insiste em praticar o mal e o povo que o permite fazê-lo".O povo negro foi muito tempo conivente ; é dura a verdade mas foi !

Anônimo,  14:38  

Um "assessor" da (des)igualdade racial diz e critica em matéria publicada em jornal local a discriminação racial VELADA existente na sociedade.

Ele, infelismente, esqueceu da própria discriminação VELADA.

Ele foi o grande articulador da atual administração, a pedido da ACIM, contra a data comemorativa de 20 de Novembro - DIA DA IGUALDADE RACIAL.

Este "assessor" deve estar muito FE(É)LIS(X) da vida.

Subalterno ao senhor do engenho, cumpriu um papél condenável, contra os próprios irmãos da raça NEGRA.

Este assessor deve sentir vergonha do próprio travesseiro.

VIVA A LIBERDADE!

VIVA ZUMBI DOS PALMARES!

VIVA A CONSCIÊNCIA NEGRA, LIVRE ...

LIBERTAI AS CONSCIÊNCIAS SUBALTERNAS AO PATRONATO ...

DEDICO ESTE DESABAFO À VOCÊ NEGRA LINDA, MULHER DE LUTA E DE CORAGEM!!!

Anônimo,  14:39  

Não só foi conivente como foi pela mão de um representante da classe daqui de Maringá, que se vendeu a classe branca e política do que existe de mais torpe e podre na cidade, que o feriado foi pras cuculhas...

Anônimo,  19:31  

Concordo com a afirmação de que somos um país de mestiços, meu avô, mistura de negro e índio com negro e holandês, casou-se com uma alemã. Sou portanto afrodescendente também não é? Engano de vocês, por ser loira de olhos claros e a pele "levemente bronzeada" não tenho direito a cotas em concursos e vestibulares. Tenho que lutar para tudo como todos os outros discriminados e excluídos que, apesar de serem sem condições financeiras, tem que estudar muito e ralar sem privilégios. Estamos no limbo de uma discriminação que não favorece ninguém a não ser meia dúzia de pessoas oportunistas. Deixem de ser hipócritas e lutem pelo ensino de qualidade para todos. Que os negros tenham as mesmas condições de todos e não sejam valorizados pelas diferenças de cor e sim pelas virtudes intelectuais e capacidade de trabalho. Nivelar por baixo através de privilégios é uma atitude burra e preconceituosa que gera mais agressividade daqueles que não tem privilégio algum apesar de terem o sangue negro com muito orgulho e aparência não tão negra. É mais um fardo que temos que carregar.

Anônimo,  22:15  

sera que a edith que foi negra vai comemorar... Nós negros damos graças a Deus por ela ter virado loira.... Ficha suja...

Anônimo,  07:00  

mas parece que o tal evento ontem tava enrolado, não sei se conseguiram realizar algo, tavam procurando material básico para montar a barraca, ontem no final da tarde, talvez, até domingo, eles consigam organizar o evento.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima