2.9.09

A Viapar esclarece

Bruna Ribeiro, da Assessoria de Imprensa da Viapar, a propósito do questionamento feito por leitores do blog sobre a eficácia das defensas metálicas esclarece:

As defensas metálicas tem a função absorver a energia cinética dos veículos desgovernados através de sua deformação. Outro dispositivo amplamente utilizado são as barreiras tipo new-jersey, que servem para reconduzir veículos desgovernados à pista, permitindo uma desaceleração. Estes dispositivos são normatizados e amplamente utilizados pelos órgãos rodoviários do país – Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) e Departamentos de Estradas de Rodagem (DER). As alternativas citadas pela leitora (pneus e recipientes com água) não tem respaldo na norma brasileira sendo, portanto, proibida a utilização .
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina as necessidades para a eficiência dos dispositivos e de seus acessórios, as quais são observadas na íntegra pelas empresas que industrializam tais elementos de proteção.
Em 12 anos de atuação da concessionária, não houve casos de colisões agravadas pelos elementos de segurança utilizados pela empresa, ao contrário: salvam vidas, como demonstram as reduções dos índices de acidentes na malha administrada pela Viapar (considerando os números deste ano em relação ao mesmo período de 2008, a redução foi de 3,43%). Deixamos o convite aos interessados no assunto: venham conhecer a empresa, nossas normas e nosso controle de qualidade que estão sempre a serviço do usuário.

7 pitacos:

Dinor Chagas,  17:21  

...tem a função absorver a energia cinética dos veículos desgovernados através de sua deformação.

Ou seja, diminuir o estrago enquanto se arrebenta todo (o veículo - na tentativa de salvar o condutor).

Poxa!

Anônimo,  17:38  

Eu questionei a eficácia e gostei da resposta da empresa. Vcs estão de parabéns!!!

Anônimo,  17:56  

Existe muito pouco guardrail nas rodovias da viapar, comparando às rodovias pedagiadas paulistas é quase nada. Vamos investir o nosso caro pedágio em segurança. Além disso, os trevos em nível na Viapar são muitos ruins, muitas vidas são ceifadas nesses trevos. No período noturno são muito mal sinalizados, assim como a maior parte das rodovias. Quer fazer um teste? Uma rodovia bem sinalizada não requer farol alto para o tráfego noturno. Tente trafegar de farol baixo nas rodovias da Viapar em período noturno.

Anônimo,  17:58  

Quanto ao que que citei no comentário no post anterior não foi dito nada...E se o condutor estiver de moto? Se F...na boa. É isso?

Anônimo,  18:19  

Muito bom... Todo tipo de inovação que protega as nossas vidas é de grande valia!!!
Ps. Se tivessem estas "defensas" (nem sabia que era este o termo técnico... rssss) naquele acidente que vitimou uma jovem de marialva (salvo engano) e aquele pessoal da vivo lá em ponta grossa... Talvez, não teria sido de tanto vulto os acidentes...

Anônimo,  19:18  

O pior que o local onde a Van com o pessoal da Vivo acidentou-se continua sem as defensas. Se tivesse defensas a Van não teria se chocado com o caminhão.

Unknown 00:20  

Desculpe-me a sinceridade... mas não há dispositivo nenhum de segurança (Defensa Metálica, Barreira New Jersey, etc.) que segure a imprudência, sono e quaisquer outros fatos que aumentem o risco de acidentes. Geralmente nas proximidades destes dispositivos há a devida sinalização (quando existente e conservada, claro!), orientando que naquele trecho o risco de acidentes é grande. Estes dispositivos são utilizados em casos extremos...
Pra quem não sabe o que é a Barreira New Jersey, segue o link no Youtube http://www.youtube.com/watch?v=okjjr1_CZd8 , onde mostra um teste com este tipo de barreira, e aí na região, salvo engano, é utilizada na ponte do Rio Ivaí, sentido Eng. Beltrão.
Direto da Selva Amazônica (Cujubim/Rondônia), mando um abraço pra todos do Blog!

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