11.9.09

Samu pode ser prejudicado

Do blog de Paulo Vidigal:

Mais uma vez mais uma injustiça contra o trabalhador. Alguns desses servidores que hoje estão ameaçados de demissão, inclusive por justa causa, quando foram contratados para o Samu já trabalhavam na prefeitura. Difícil vai ser a prefeitura explicar que não tinha conhecimento disso. Além do mais, se essa medida for levada a cabo, não só o Samu mas toda a saúde municipal vai ficar mais debilitada do que já é. Afinal, não são poucos os médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem que possuem dois vínculos no município. Leia mais.

5 pitacos:

Anônimo,  17:27  

Dois vínculos podem existir, mas não poderá haver incompatibilidade de horários e a fonte de recursos não pode ser a mesma. Se a verba do SAMU é repassada pelo governo federal e o seu emprego num posto de saúde for pago pela prefeitura, com seus recursos, não vejo ilegalidade. O que não pode ocorrer é dois empregos no mesmo turno.

Pesquisa e Pós-Graduação Fecilcam 17:36  

Olá Rigon...

Acho lamentável que a prefeitura tenha contratado servidores de forma ilegal - aqueles que tem dois vínculos cujas horas somam mais de 60 semanais. Esse erro é primário.

Entretanto, um erro não justifica outro. Manter os funcionários nessa condição para não causar prejuízos à saúde é errar novamente. É dar motivos para futuras notícias dizendo que a prefeitura errou em contratá-los e errou em não demití-los.

E depois acontecerão notícias sobre o assunto quando o tribunal de contas apontar essa irregularidade.

Minha opiião é a de que a prefeitura deva regularizar essa situação administrativamente e resolver o problema da saúde com novas contratações regulares, como é o caso do concurso público aberto, onde há vagas para a área da saúde.

E se a prefeitura errou, os funcionários que estão nessa situação também erraram, pois deveriam saber desse impedimento legal de acúmulo de função pública e em mais de 60 horas semanais.

Então creio que seja digno apontar o erro da prefeitura e também daqueles que voluntariamente se enquadraram nessa situação. Ninguém obriga ninguém a prestar concurso público e, ao se prestar concurso para serviço público, o candidato declara estar ciente da legislação em vigor.

Em tempo, temos que ponderar também que um funcionário que atende a área da saúde e que trabalhe mais que 60 horas semanais está colocando em risco a saúde dos que atende e a sua própria. Que qualidade pode ter esse atendimento? 60 horas semanais significa, de forma geral, o equivalente a trabalhar nos períodos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta. Será que isso é produtivo?

Há saídas administrativas para se resolver a questão. Inclusive há edital de concurso público com contratação de pessoal da saúde.

Paulo Vidigal 23:11  

Com todo respeito a pessoa que comentou as 17:36., parece que conhece pouco da realidade dos sewrvidores municipais da saúde. A grande maioria deles trabalha em vários lugares porque não tem um salário justo. No HM por exemplo, há casos de servidores que fazem mais de 100 horas extras ao mes. Claro, se tivesse um salário justo não se submeteriam a isso.
E nesse embróglio todo, o maior responsável é a prefeitura que os contratou sabendo que tinham dois vínculos. Demití-los por jusra causa é alegar quue a má fé partiu deles. Mais uma injustiça.
Uma boa alternativa para isso seria regulamentar a jornada de 30 horas para os trabalhadores da saúde, assim como já foi feito em muitos municípios.
saúde

Anônimo,  14:23  

Discordo com 30 horas semanais. Isso seria injusto com os demais servidores. Uma campanha salarial que melhore os salários dos servidores, e não só dos médicos, isso sim seria justo.

Anônimo,  22:19  

Legal mesmo é ver médicos com vários vínculos e que só vão dormir no trabalho público para depois irem descançados para os hospitais particulares...
Problema da saúde no Brasil não é falta de verba é falta de vontade de trabalhar dos profissionais de saúde....

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima