19.9.09

O nome do presidente da República

Da revista Veja desta semana:

Cabe a somente onze brasileiros, homens e mulheres que compõem a mais alta corte do país, o Supremo Tribunal Federal, a nobre tarefa de proteger o espírito da Constituição da República – documento que consagra os princípios e os valores da democracia e da Justiça no Brasil. Não é fácil tornar-se um desses defensores. O candidato precisa ser brasileiro nato, ter mais de 35 anos, exibir notável saber jurídico e apresentar reputação ilibada. O presidente da República indica um candidato. Cabe ao Senado confirmar ou rejeitar a escolha presidencial. Esse é um processo que costuma ser rápido, formal e reverente. Ou seja, o Senado nunca rejeita as indicações do Planalto. Essa tradição pode mudar com a mais nova indicação do presidente da República, José Antonio Dias Toffoli, advogado-geral da União, que pleiteia a vaga deixada pelo jurista Carlos Alberto Direito, morto no começo deste mês.
Toffoli é brasileiro nato, tem 41 anos, não tem mestrado, foi reprovado duas vezes no concurso para juiz estadual e apresenta escassa produção acadêmica. Sua experiência profissional mais evidente, antes de entrar no governo, foi a de advogar para o PT. O fraco currículo, porém, não é o seu maior obstáculo. Toffoli é duas vezes réu. Ele foi condenado pela Justiça, em dois processos que correm em primeira instância no estado do Amapá. Em termos solenemente pesados, a sentença mais recente manda Toffoli devolver aos cofres públicos a quantia de 700.000 reais – dinheiro recebido “indevidamente e imoralmente” por contratos “absolutamente ilegais”, celebrados entre seu escritório e o governo do Amapá.

3 pitacos:

Anônimo,  08:26  

Esssas nomeações só servem para criar blindagens para os presidentes da república pós mandato. Podemos observar que metade do STF hoje foi nomeada por FHC e outra metado pelo LULA. Se, por acaso aparecer qualquer ação contra um ou contra outro, certamente não prosperará. O STF é, antes de mais nada político, talvez sobra alguma coisinha de jurídico.

Anônimo,  09:03  

O nosso STF é uma lástima... com excessão de uns 3 ou 4, o resto é tudo tranqueira... a começar do presidente do STF...

Portanto, não acredito que o senado (que também só tem tranqueira) vá rejeitar a indicação, afinal, o cara tem um histórico invejavel de maracutaias... pré-requisito para ser ministro, heheheee...

Anônimo,  23:56  

Carinha dá pitaco, sem ter um mínimo de informação.
08:26 - tem 11 ministros o STF, O presidente Lula nomeou 6 até o momento, mais da metade portanto, e entre os restantes tem ministros indicados por Sarney e Collor. Mas pq o efeagacê não nomeou mais gente?? Resposta simples, por que não abriram vagas.
08:27 - qual é o histórico de maracutaias do atual indicado? Não é isso que se discute, discute-se sim se ele tem capacidade para o cargo.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima