Imprensa marrom
Trecho de matéria na revista Veja desta semana sobre a falta de papel higiênico em Cuba:
- Desde seu primeiro momento, a revolução cubana promete “acabar com a crise de abastecimento”. Em vão. Exemplo notório do fiasco das economias comunistas, a ilha nunca conseguiu ser um país normal, no qual se encontra no comércio o suficiente para as necessidades da vida civilizada. Escolados por uma vida de filas e racionamentos, os cubanos aprenderam que tudo o que o governo diz deve ser entendido ao avesso. Quando Fidel Castro deu a “boa notícia” de que não iria faltar leite para as crianças, a mensagem real era que não haveria leite para ninguém, exceto para os menores de 7 anos. No mês passado, quando o governo anunciou a chegada para o fim do ano de um carregamento de papel higiênico importado, os cubanos entenderam que não há solução à vista para a falta crônica do produto sanitário básico.
Duas décadas sem papel higiênico ajudaram os cubanos a encontrar uma utilidade, digamos, escatológica para o jornal oficial do Partido Comunista, o Granma, e para o recém-lançado Dicionário de Pensamentos de Fidel Castro, um livrão de mais de 300 páginas muito apreciado por suas folhas finas e macias. O uso sanitário das publicações do governo é tão difundido que já deu origem a uma versão bizarra da lei da oferta e da procura: no mercado paralelo, o jornal da semana passada é vendido pelo mesmo preço que o da edição do dia. Na verdade, não importa a data da publicação se a finalidade for substituir o papel higiênico. Favorito para o asseio dos cubanos, o Granma tem oito páginas (dezesseis às sextas-feiras) e 400.000 exemplares diários. Seus artigos, pura ladainha comunista, são uma enorme chatice. As notícias, distorcidas pela propaganda oficial, não têm credibilidade. Mas o diário é bastante valorizado pela qualidade absorvente do papel em que é impresso e também pelas cores firmes, que não mancham o traseiro de seus, por assim dizer, leitores.
18 pitacos:
É, literalmente. Duvido que o papel da Veja sejam tao bem reciclado. Parabens aos cubanos, mesmo sem liberdade e com embargo, continuam sendo o unico país do mundo com um nivel de vida sustentável. Em lugar de ficar apontando o rabo dos outros, deveriamos estar cuidando do nosso. Os cubanos pelo menos sabem ler e entender o jornal, enquanto nos temos um indice de analfabetismo vergonhoso, sem falar na burrice da elite.
Vamos cubanizar o Brasil e f. com tudo de uma vez!Lula pra ditador já!
O melhor sistema de governo que existe é a ditadura. Desde que o ditador seja eu!
e que país é normal?????????? EUA ??????????????????
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
VIVA FIDEL E CHE
Vai morar lá então!!!
Como diria o falecido Liberty Prime:
http://www.youtube.com/watch?v=298Cw3_qGwE
Democracy is unnegotiable.
Communism is the very definition of failure.
Embrace democracy or you will be erradicated.
Algum petista acerebrado pode afirmar: E o papel da Veja nem para isso serve. Mas, pelo menos dá para ler o conteúdo, desde que com critério. O papel da carta capital é suave? Folha dupla?
> É fácil para a direita protetora do poder dos EUA criticar o governo Cubano, mas se durante esse período de governo comunista não houvesse o embargo financeiro contra Cuba, ele seria um dos melhores lugares para se viver, basta verificar que apesar de estarem sozinhos contra a força do capitalismo selvagem, ainda resistem de maneira independente.
> Vejam a dicotomia, a China também é comunista, porque a imprensa Capitalista-Neoliberal não faz as mesmas críticas, porque lá houve crescimento econômico e industrial e sem embargo.
A Veja torce para que Cuba receba o papel higiênico. Só assim terá material usado para reciclagem e fazer novas revistas.
16:58, China e Cuba são ditaduras sanguinárias. Lá existem presos políticos e polícia secreta enraizada nos mais longíquos cantões. Até seu vizinho pode participar da polícia secreta. Isso sem falar que a ditadura está há mais de 50 anos no poder e só participa dele quem o partido comonista quiser. Imprensa não existe. Isto que nós estamos fazendo aqui, debatendo na internet, dá cadeia. Se você deserdar o país, sua família é perseguida. Quer pra você? Pode levar. Mas vá sozinho, deixe a sua família no oásis em que ela vive.
Essa imprensa, tipo Veja da para entender por que tem medo de um pais estatizante como é Cuba, la não sobra brecha para que se crie "Daniels Dantas", Cacciola e tucanos. La não existe analfabetos, ninguem passa fome, se alimentam normal e saudavelmente, tanto que la não tem obesos, como tem nos Estados Unidos e no Brasil. Todos os cubanos sem excessão tem acesso a saude, num pais que tem em varias areas a melhor medicina do mundo, que tem conseguido prolongar a vida de Fidel, que sofre de um cancer agressivo no intestino, e parece que a medicina cubana, esta ganhando a luta contra esse tipo de doença. E não é so Fidel que tem esse acesso, todos os cubanos de A a Z tem o mesmo tratamento, para desespero da direita rançosa a Venezuela esta importando o sistema de saude cubano, e quando estrutura-lo no pais todo, a direita simplesmente evaporará da Venezuela.
Vai morar lá naquela m. anônimo das 18:40, se voc|ê gosta de ditadura e comunismo. Estamos na m. aqui no Brasil, mas é bem melhor que qualquer sistema autoritário comunista do mundo.
Não existe regime perfeito, já ficou devidamente provado com qualquer país que queiram colocar em evidência nessa discussão... não tem comunismo perfeito, nem capitalismo, nem socialismo...
Mas, o que fico indignado, é uma entrevista de merda dessas dizer que Cuba não deu certo... uma ilha no meio do nada, sem proporções de terras como outros países... que dependem de tudo dos países dos outros e mesmo assim ainda dão trabalho por suas conquistas...
Porque não criticam a China? ... Cuba está a mais de 50 anos isolada, estão limpando a bunda com folhas de fumo, e depois reciclam e fazem charutos cubanos onde muitos da Veja fumam, porque não tem revista Veja para limparem a bunda...
Parem com isso... e parem com a covardia que é esse embargo ridículo contra a ilha... deixe os caras viverem ao menos um pouco do que resta da vida de alguns... ou estão com medo de um bando de negros (sem nenhuma intenção racista, pelamordeDeus), socados em uma ilha? ... Vão acabar com o mundo, decerto...
AAaaaafffff... é difícil conviver com ignorancia...
E por acaso qual país se compara, só um pouquinho, com a Educação e a Saúde (melhor que a do 1º mundo, aliás, Estados Unidos não tem nem Saúde pública, pobre lá morre nas ruas) de Cuba?
Alguém aí sabe citar algum?
A questão da China é que ela tem mais de 1 bilhão de escravos para trabalhar por comida, não vai acabar nunca! Já Cuba, Coreia do Norte, como tem pouca população, já estagnou. Não tem mais escravos pra sustentar o governo comunista. No capitalismo, o cidadão ainda tem uma chance de mudar de vida. Pode até ir ambora do país.
Anonimo das 16:57horas, em Cuba tambem se tem oportunidade de mudar de vida. La existe pessoas humildes tornando-se médicos, alguns desses individuos vieram trabalhar no Brasil, mas o nosso Congresso " pensa muito no bem estar da população" defendendo o interesse da Sociedade medica, não abre espaço para trazer a melhor ortopedia do mundo a melhor oftalmologia do mundo e outras especializações que salvam bem mais vida que a nossa “competente medicina”. Voce por acaso sabe, a media de vida do cubano é bem superior a do americano. Não é propaganda nas “Vejas da vida” que vai lhe dar qualidade de vida nem lhe fazer viver mais. Voce por acaso sabe quantas vidas foram perdidas por gripe suína em Cuba?
Critica o Pinga Fogo mas repercute a veja. Vai entender esse homem...
Você sabia que o Fidel Castro tem uma das maiores fortunas do mundo? Lá em Cuba tem uma mina da qual se extrai um minério utilizado pelas empresas que vendem água tratada, como a Sanepar, adivinha quem é o dono da danada? Esta mina não faz parte do comunismo cubano, viu?. Vamos comparar os sistemas comunistas com a Suécia, por exemplo. Lá tudo funciona, o povo se alimenta bem, tem um bom nível de vida, bom sistema de saúde, educação de qualidade e pasmem, é um país capitalista. Outros exemplos: Alemanha, França, Noruega... Isto é um debate, portanto que debate com comunista não é necessariamente "ignorante" como dizem algumas pessoas que aqui dão pitacos. Outra coisa, você pode ser médico, professor, cientista, se não for alto membro do partido comunista vai viver na m.Isto é mudar de vida?
O fidel tá certo,se o povo não tem o que comer,para quê papel hegiénico
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.