10.9.09

A força que move o país

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou esta semana a produção nacional de grãos da temporada 2008/09, encerrada neste mês. A colheita total fechou em 134,3 milhões de toneladas, números que revelam a segunda maior da história do país. O encerramento da safra também revela que o Paraná produziu 25,28 milhões de toneladas de grãos, o que correspondeu a 18,9% da produção nacional. Essa participação coloca o estado na segunda posição no ranking dos maiores produtores de grãos da safra brasileira.

O país comemora os resultados, uma produtividade que superou até mesmo as adversidades climáticas. O próprio Paraná foi atingido por diversos eventos, como estiagens e excesso de chuvas, causando quebras de produção. Ainda assim, nossa agricultura se mostrou forte, e não é a toa que a agricultura brasileira ajuda a alimentar o mundo, por meio da exportação de 50% dos grãos produzidos aqui.
São os avanços da ciência que têm contribuído com o desenvolvimento desta agricultura, sem desmerecer as recentes conquistas em nível de governo, como o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010, o Plano Safra para Agricultura Familiar e o Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar.
A positiva produção contabiliza também para o agronegócio brasileiro e reforça a importância do setor, que ainda inclui os números da pecuária e os resultados das indústrias de insumos e de processamento de produtos de origem animal e vegetal. É a prova de que nossos agricultores estão colocando o Brasil no Primeiro Mundo, com agricultura e pecuária altamente competitivas.
A Sociedade Rural de Maringá comemora os resultados e, principalmente, as boas perspectivas com relação ao Paraná, que deve recuperar na safra 2009/10 a condição de primeiro estado produtor. É a força do agronegócio movendo o país.

Maria Iraclézia de Araújo
Presidente Sociedade Rural de Maringá

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima