15.9.09

É feliz quem tem crise existencial

Quem já não sentiu um indefinido buraco no peito ou uma angústia sem explicação? Aquela sensação de vazio que nunca é preenchido. Muitas vezes passamos a vida toda dando nomes diferentes a esse vazio existencial e procuramos preenchê-lo compulsivamente de diferentes formas: comprando, amando, comendo, rezando, transando, correndo... Temos a ilusão de que ao alcançarmos nosso objetivo seremos completamente felizes. Porém, logo vem de novo a sensação de vazio. Os motivacionistas de plantão nos estimulam: “você tem que encontrar um outro objetivo”, e lá vamos nós novamente.
O grande poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) sabiamente escreveu: “queria ter a consciência de uma lavadeira; tenho consciência disso”. Essa consciência também é chamada de consciência pequeno-burguesa. Isto porque, somente é possível entre aqueles que já adquiriram as mínimas condições de sobrevivência e podem “se dar ao luxo” de pensar sobre sua própria existência. É o afastamento da luta árdua diária pela vida que permite essa consciência, como a lavadeira de Fernando Pessoa. É essa consciência que gera o conflito existencial.
Crise existencial não é uma condição possível para muitos, é um privilégio de poucos. Se você a tem, fique feliz!

Ivana Veraldo

5 pitacos:

Dinor Chagas,  11:44  

Então é isso.

Wesllão F. S. Nogueira 12:29  

Absolutamente desnecessário. Fico feliz por ser um cristão alienado, que crê no futuro.

Anônimo,  13:06  

Se você conhece Jesus, jamais tem "crise existencial", esse vazio, só Jesus pode preencher. É uma sensação indescritível, Ele nos completa, Jesus É a essência.

BENE,  14:50  

voce pode ir onde quizer mas se voce não aceitar JESUS CRISTO EM TEU CORAÇÃO SO TERA DESEPIÇAO POIS SEM JESUS NÃO DA!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo,  15:44  

Ou seja, é doença de rico que não tem onde enfiar dinheiro e nem se preocupar com contas...

Ou de pobre metido a besta que acha que pensa... temos muitos assim aqui em Maringá, hahahahaaa...

Eu como não tenho dinheiro e luto com a vida, não devo "sastifa" a seu ninguém... não tenho crise nenhuma que é pra nem ficar preocupado com isso...

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima