A contribuição dos fiéis
Da coluna Radar, da Veja desta semana:
A hora da sacolinha 1 - Apesar de a Igreja Católica ter quase o triplo de fiéis que as denominações evangélicas, o dinheiro que recolhe de contribuições é substancialmente menor. Esse dado aparece numa recém-concluída pesquisa nacional, realizada pelo Instituto Análise, que investigou a relação dos fiéis com suas igrejas. O resultado deixará a Igreja Católica preocupada. Primeiro, porque, enquanto 60% dos católicos declaram que doam algum dinheiro às suas paróquias, 78% dos evangélicos dizem que contribuem para os seus templos.
A hora da sacolinha 2 - Mais importante do que isso, os evangélicos se dispõem a botar mais reais na sacolinha. Aos números: a Igreja Católica arrecada em média por mês cerca de 680 milhões de reais de seus fiéis, segundo a pesquisa. As diversas denominações evangélicas somadas recolhem 1,032 bilhão de reais a cada mês. Como se chega a esse total se o número de católicos é quase o triplo do de evangélicos? Simples, os evangélicos doam mais. Cada não pentecostal doa 36 reais por mês. Um pentecostal doa 31 reais. Já os católicos contribuem com 14 reais (os praticantes) e com 3 reais (os não praticantes).
18 pitacos:
A explicação é simples: os protestantes doam 10%, o percentual indicado na bíblia. A igreja católica não cobra índice. O contexto social de hoje é outro. Tanto o assalariado quanto o empregador pagam horrores de tributos. Os fiéis católicos contribuem de diversas maneiras, a exemplo das pastorais da criança, saúde, família, idoso, população de rua, vicentinos ... O dinheiro do nosso dízimo alcança bolsões de pobrezas e populações vitimizadas do mundo todo.
Maria Celia
Lembrando, que a maioria das entidades que realizam obras assistenciais, são da Igreja Católica, o dinheiro que entra nas igrejas evangélicas é livre, serve somente para construir mais templos e aumentar a arrecadação, como se fosse uma empresa. O sistema usado hoje, funciona como franquia. "Pequenas igrejas, grandes negócios".
Carlão
Carlão
me poupem em falar que a maioria das obras assistenciais sao "patrocinadas" pela igreja catolica. Aqui em Maringa a Igreja Missionaria faz um excelente trabalho de assistencialismo tanto no Lar Betania como nos hospitais, o Centro Espirita Caminheiros tem tbem seu projeto e ajuda varias familias no Conj. Requiao. Acredito que se formos buscar INFORMAÇÕES vamos saber que uma maioria de entidades ajudam pra o bem estar de varias pessoas. Cada uma delas ajudam como podem.
Para mim são todos idiotas. A católlica deveria pagar pelo fato de ter exterminado mais de 10 milhões de pessoas durante o tempo em que imperou a inquisição. Espero que quando essas instituições acabarem, meus descendentes daqui uns 5 mil anos poderam comemorar isso em minha homenagem.
Carlão(anônimo), você tá por fora. Falou bobagem. Você julgou o assunto pelo seu parco conhecimento dele. Procure saber mais sobre igrejas evangelicas sérias e as obras que elas realizam antes de sair por ai vociferando bobagens.
Acredito que a Igreja Católica ao contrário de se preocupar com a situação, deve ficar lisonjeada, pois isso prova que não há interesses financeiros na instituição. Embora ao longo dos séculos, a união Estado e Igreja tenha rendido muito dinheiro e privilégios à cupula católica, hoje, o que se percebe nas paróquias é que os membros da comunidade são livres para doar o que puderem. Ningúem mais vende um pedacinho do céu, ou bênçãos divinas... ao menos não no catolicismo.
As igrejas evangélicas recebem sim 10% como esta na bíblia,mas não é verdade que todas usam o dinheiro só para construir templos e aumentar a arrecadação,os evangélicos tem as mesmas despesas que qualquer igreja,isto é,agua,energia,empregados,e fazem sim benfeitorias para tudo quanto é tipo de problemas que nossa sociedade tem,como ajuda a drogados,pessoas com menor poder aquisitivo,e ainda investe em missões,tanto dentro do nosso país,como fora dele.
Sou evangélica e admiro muito o sistema assistencial das igrejas católicas, cristianismo é amar o próximo como a nós mesmo, devemos ajudar aos menos abastados, muitas pessoas tem necessidade de receber não somente a Jesus Cristo em sua vida, mas também de ter o que comer em sua mesa, o que vestir, de um emprego para o seu sustento, de um remédio e nós como cristãos devemos saber que Jesus sempre esteve e ajudou aos pobres e necessitados. Lembrando ao Carlão e a Maria Célia, que (vou falar pela minha igreja) cada um que fale por sí. Faço parte de uma igreja que é muito abençoado por Deus, depois da Igreja Católica, é a igreja que mais cresce no mundo, somos dizimistas, ofertantes, construimos templos para abrigar a igreja de Jesus porque se uma igreja católica pode ter seu templos luxuosos inclusive decorados com peças e pedras preciosas, com ouro que foram e são de doações dos fieis e simpatizantes, nós evangélicos também podemos fazer o sacrificio de com nossos próprios esforços adquirirmos nossos templos, comprarmos nossos terrenos, coisa que uma igreja católica praticamente desconhece o que é comprar um terreno, geralmente as prefeituras doam os terrenos para a CNBB construir uma igreja. O terreno da atual catedral de Maringa por exemplo, foi doado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná que atendendo ao Bispo da época doou: Um alqueire de terra ao lado do cemitério para a construção de um Ginásio Diocesano.
Um alqueire entre o Maringá Novo e a Vila Operária para a construção de uma Santa Casa como propriedade da Mitra Diocesana.
Todo terreno necessário para a construção da nova Igreja.Um quarteirão inteiro para o futuro Colégio feminino no Maringá Velho, onde hoje atualmente fica a Igreja Sta. Cruz com a casa paroquial anexa. Em fim por isso que a igreja católica não precisa construir templos, ela ganha. E graças a Deus por isso, quem dera, esta boa ação de nossos governantes fossem praticadas em igualdade para todos. Agora se algum pastor faz mau uso das contribuições que entram em sua igreja, isto é problema dele com Deus. Eu sei onde minha igreja gasta cada centavo do que é ofertado para o bom andamento do ministerío que Deus nos atribuiu, e se vocês quizerem conhecer,e saber sobre nossos trabalhos, estão convidados. Nós não somos uma "pequena igreja e um grande négocio", mas sim uma "Grande Igreja e um Grande Negócio" porque nosso "negócio" é fazer a obra de Deus de uma maneira séria e eficaz, porque as coisas de Deus são assim..."GRANDES"...
Concordo com 13:07,tem igreja católica que demora quase dez anos para terminar, pois quanto mais demora mais dinheiro vem do vaticano.e o dinheiro que entra pela mão dos fiéis pra onde vai?na divino espirito santo naquela reforma quase tudo foi doado pela prefeitura,e daí?
Somos todos cristãos,embora pertencentes a diferentes igrejas.Todos soos seguidores de Jesus Cristo que nos ensinou a amar o próximo como a sí mesmo e a tirar a trave de seu olho antes de criticar o cisco no olho do vizinho.SE uma igeja faz mais ou menos obras sociais não vem ao caso.O que importa é fazer o bem, independentemente de qual igreja somos filiados.
Ainda chegará o dia em quejuntos ATUAREMOS NAS OBRAS SOCIAIS,DIVIDINDO RESPONSABILIDADES E CONHECIMENTOS.
Aos que me questionaram: falaram, falaram, falaram....e não disseram em que obra assistencial suas igrejas são responsáveis? Vocês não podem julgar a igreja católica pelos seus Templos, pois toadas as igrejas possuem templos, estou falando sobre dinheiro aplicado na promoção humana, existe sim uma ou duas igrejas evangélicas em Maringá que fazem isso, e o resto? Em "amar a DEUS sobre todas as coisas", são ótimos,mas ao próximo aí é que fica a dúvida. Já pensaram se todas as igrejas evangélicas existentes só em Maringá, assumisse uma obra assistêncial? Meu DEUS, quanta gente seria ajudada, mas....como disse o RR Soares, nosso negócio é evangelizar, é claro né, ficaram com a parte mais fácil.
No fundo, o lucro é a alma do negócio, e isto desde os protestantes (Max Weber). No inicio do capitalismo, a igreja catolica considerava pecado obter lucro, mas acabaou se dobrando à interpretaçao de que o lucro era uma bençao de Deus. Os evangélicos levaram a interpretaçao ao extremo e o lucro virou A bênçao que prova que Deus está do lado deles.
O pior é que quanto mais pobre a analfabeto for o pais, melhor funciona: quanto mais um templo for grandioso com cara de palácio ou de shopping center, mais o povo colabora porque acha que o palacio é dele, que ele é socio do negócio. Mas a verdade é que este povo entra com abunda... e no Brasil o que abunda nao falta. Estas igrejas proliferam como moscas em qualquer esquina de bairro pobre. So na baixada da Vila Esperança deve ter umas quatro.
Lembrando, eu sempre critiquei neste blog e no meu, a não atenção que as igrejas evangélicas dão a promoção humana, só praticam a fé vertical, a horizontal ficam a desejar. Agora, não sou eu quem critica, é a revista VEJA, embasada em pesquizas reais, critiquem a revista então. Participei 2 anos de uma igreja evangélica, nunca o pastor falou ao micrifone que a igreja iria desenvolver trabalho social, era só: templos novos, reformas, ar-condicionados e por aí. Pra mim, igreja que não enxerga o irmão necessitado, é "meia-igreja", "Fé sem obras é morta". Outra coisa, não defendo igreja nenhuma, defendo promoção humana. A igreja Messiânica ou Metodista,não sei qual, possui uma creche que atende crianças necessitadas na Vila Morangueira, gratuitamente a muitos anos, então, já pensaram se cada igreja evangélica montasse creches como esta? Enquanto isso, outra igreja muito conhecida nesta cidade, até com programa na TV, gasta a grana com a construção de um mega local de retiros, só para eles é claro. Então, por favor, não me venham com Blá, Blá, Blá...de vaticano, Roma, imagens....parem com isso, Pastores, tirem o pé do chão, isso tudo irá ser cobrado um dia: "Tive fome e não me deste de comer, tive sede, e não me deste de beber....e...."o que fizer ao mais menor destes que sofrem, é a mim que o fazeis". Não preciso falar mais nada, passa a régua e fecha a conta.
Carlão
Que imbecilidade.Um querendo dizer que as evangélicas são melhores,outro dizendo que as católicas fazem mais.E todo mundo se esquece do cristianismo.Quer ter um enfarte,pergunte à um desses se ele é cristão,e ele não saberá responder.Tanta discussão por um texto com tanto preconceito religioso como este da revista "Veja".
Fica assim.A igreja católica aloca a maior parte do dízimo,ajudou a matar muitos índios brasileiros e latino-americanos,promove as orgias papais.
As denominações evangélicas não ficam atrás:vide o casal Hernandes,da Renascer,e o Edir Macedo,da Universal.
Todas as igrejas têm defeitos.Basta conviver com as outras crenças e facções,e aceitar as diferenças.
AAAhh:parem de ler a "Veja".
carlão , é mentira que apenas uma ou duas igrejas evangelicas fazem caridade ,falo isso pela minha igreja que é pequena , faço um convite a vc conhecer .igreja católica faz obras assistenciais porque recebe sim recebe doações do governo além de receber terrenos e ter seus templos restaurados com dinheiro do contribuinte. isso não é o pior , o duro são as heresias doutrinarias defendidas por essa "igreja" .
Meu Deus não é aquele que vai me trazer dinheiro, promoção no serviço, nem mil maravilhas, quem quer isso não é cristão.
Quem quer ser cristão tem que pegar a mesma cruz que Jesus carregou, viver e ter o sentimento que Jesus teve por todos nós.
Os evangelicos só leem a parte da biblia que os convém, Cristo disse mais ou menos assim:
QUEM SACRIFICAR ESSA VIDA POR MIM TERÁ A VIDA ETERNA, QUEM QUISER TER A VIDA AGORA NÃO TERÁ A ETERNIDADE AO MEU LADO !!!!!
O meu Deus não sofreu para que eu tivesse dinheiro nem bens, ele sofreu para salvar a minha alma.
Quando a mão direita fazer uma boação, a mão esquerda não deve saber !
Ao contrario de mt igreja evangelica que os pastores passam gritando pra ver quem é que vai doar 100, 500 ,1000 e até bem mais do que isso para todos verem da igreja.
EU SOU FELIZ POR SER CATÓLICO
o anônimo das 20:11, amigo, pelo amor de DEUS, vocês não mudam mesmo né? è sempre as mesma história, já falei no meu último comentário, não estamos falando de doutrina, mas sim a promoção humana, e se igeja Católica recebe dinheiro do governo (voces é que dizem), e gastam o dinheio do contribuinte ajudando o próximo, então amigo, ótimo, que continuem assim, se vocês não tem o que dizer onde seus pastores aplicam o dinheiro, problema de vocês, estamos falando de ajudar o necessitado, não doutrina, por favor, mudem o discurso. que esta história e imagens, batismo, idolatria blá, blá blá...já cansou, voces querem é mudar o foco. Anônimo, por favor divulgue qual trabalho assistêncial que sua igreja faz, e mostre que sua igreja é diferente da demais.
Carlão
Sou católico, e que vou dizer é o que vivenciei,
fui tesoureiro por dois mandatos, construimos um novo templo, sei as dificuldades que a igreja tem, por outro lado tenho meu irmão mais v elho evangelico, vejo as dificuldade que eles passam, e tenho certeza e o dinheiro e bem empregado, sou cat´´olico e tenho um irm~~ao de sangue evangelico, e dai vou ser inimigo dele. Amo o ser humano seja ele quem for.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.