Uma cidade que carece de espírito público
Uma cidade se molda a partir do resultado da negociação que se estabelece entre os interesses privados e os públicos.
Quais processos determinam que algumas cidades consigam garantir e preservar com mais vigor os interesses públicos, subordinando os privados?
Quando isso ocorre, soluções que visam o bem-estar-social coletivo são fecundas, como simplesmente substituir o carro individual pela bicicleta como meio de transporte.
Noutras cidades, o jogo de forças que se estabelece entre os diferentes interesses econ?micos e políticos tende a sobrepor os interesses privados em detrimento do espaço e das soluções públicas.
Parece que Maringá é uma dessas cidades. Infelizmente!
Ivana Veraldo
3 pitacos:
Mas aqui os interesses privados sempre dominaram. Vide a ACIM, os donos de imobiliárias que determinam o preço do metro quadrado da terra, os grandes latifundiários. Enquanto isso a parte da população que não tem muitos recursos é jogada para escanteio.
Para escanteio não, Chicão, para Sarandi e Paiçandú
Somente com a ampliação dos espaços públicos se garante a convivência entre as diferenças e, portanto, a vida em sociedade. Em Maringá, ao invés de se produzir e manter espaços públicos se destrói os existentes. É o caso das áreas intitucionais de todos os novos loteamentos da cidade que foram privatizadas para construir as casas do PAC Santa Felicidade.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.