5.8.09

Sobre a gripe H1N1

A imprensa sensacionalista vem dando grande ênfase, na gripe, mas será que é tudo isso mesmo? Acreditamos que estamos construindo um verdadeiro monstro, que mesmo sendo invisível se mostra potente. Potente aos olhos da imprensa sensacionalista, a vida não pode parar em função da gripe, neste momento as aulas estão suspensas, daqui uns dias as indústrias de gêneros alimentícios, depois vem o setor de serviços e assim sucessivamente. A febre amarela no Amazonas mata muito mais que a gripe H1N1 e, no entanto não temos esse alarde, a quem interessa tanta divulgação dessa gripe? Aos grandes laboratórios?

Na verdade, estamos vivendo como se estivéssemos em uma guerra mundial, estamos reféns da mídia. A fome no Brasil mata dez vezes mais que a gripe H1N1 e o público nem toma conhecimento pela imprensa. A Aids também mata em igual número. Algumas perguntas que não se calam, por exemplo: caso o remédio Tamiflu resolve porque não administrar em forma preventiva para os grupos de risco? Um velho ditado popular é melhor prevenir do que remediar. Será que o Ministério da Saúde tem estoque suficiente para medicar os chamados grupos de risco? O mapa da gripe não mostra as mortes em Brasília por quê?

Vicente Lugoboni
E-mail lugoboni@gmail.com

7 pitacos:

Anônimo,  10:26  

É claro que a ação da mídia é muito desproporcional sobre este fato em relação aos outros casos. Acredito que as mortes por Influenza Sazonal neste ano também devem estar com números bem próximos a estes.
Quanto à administração do Tamiflu, não sou infectologista e nem profissional da saúde, mas acredito que as restrições quanto ao uso deste medicamento são justificáveis:
A Vacina (tratamento preventivo) é basicamente uma forma do vírus atenuada, que quando aplicada no indivíduo o próprio corpo toma as medidas necessárias para criar anticorpos para expulsar o vírus. Em uma nova tentativa de contágio do vírus, estes anticorpos estarão presentes no indivíduo e a contaminação vai ser mais difícil.
O Tamiflu não é vacina, e sim um medicamento que tem sua ação na destruição do vírus que esta no individuo. O problema é que se o individuo não estiver com o vírus, o organismo pode criar uma resistência à ação do medicamento. Então, quando o indivíduo for efetivamente contaminado pelo vírus, ministrar este medicamento poderá não surtir nenhum efeito.
Tal fato pode ser comprovado em tratamentos de pneumonia, onde um paciente pode ser tratado com um simples antibiótico que custa apenas alguns reais e em outro paciente há a necessidade de aplicar um antibiótico de última geração que chega a custar centenas de reais.
Em resumo, você pode matar uma Formiga, com os dedos, com os pés, com uma faca, um revolver ou até um canhão. Mas quanto à utilização de antibióticos se você matar esta formiga com o canhão, provavelmente você somente conseguirá matar outras formigas que aparecerem com o uso do canhão.

José Carlos dos Santos,  10:47  

Penso na sabedoria de um "Zé" que realmente o comentário do Vicente é pertinente. Ontem resolvi visitar uma amiga que não via há tempos e me surpreendi com o terror que está com relação à nova gripe.
Tentei demovê-la do pensamento terrorista com relação ao seu isolamento em casa junto com a mãe, mas foi impossivel. Ela está aterrorizada com o número de pessoas que estão "contagiadas" e morrendo com a gripe.
Será que a imprensa, que sempre tive orgulho de fazer parte ou de ter feito parte, está agindo de forma coerente? Sei não... A participação da imprensa nos momentos dicisivos da nossa sofriada sociedade, sempre foi importante e crucial, e sabemnos que tem a força do "quarto poder" mas neste momento será que não está atendendo interesses "não claros" e tornando a coisa ainda muito pior do que é?
Tenho visto nos hospitais da cidade um verdadeiro terror dos pacientes, dos visitantes, das pessoas em geral e principalmente dos funcionários. Até quando vamos seguir neste ritmo? O problema é sério, não discordo. Que é preciso alertar a população para os problemas que podem surgir para os grupos de risco, concordo, mas será que o que está sendo feito e da forma que se faz hoje, está correto?
Com a palavra os meus queridos amigos que fazem parte da nossa importante imprensa...

Anônimo,  10:47  

"Porque não administrar em forma preventiva para os grupos de risco?"

Disseminação do uso do medicamento pode causar outra mutação no vírus e torná-lo imune ao Tamiflu. E caso isso aconteça, Tamofu.

Anônimo,  12:51  

Este novo virus de Influenza A é tão letal qto ao da gripe comum,estão pintando um monstro e a população em geral esta amendrontada.
Ate agora não escutei se dizer por ai que morreu gente que tem dinheiro, famosos ou esportistas com essa nova gripe, porem ja vi e ja li que uma porção de gente na sua maioria proletariado morreram com essa doença. Então pergunto: Sera que as lideranças não deviam usar todo o alarde para melhorar os atendimentos em geral? Não só para essa gripe,mais sim para todas as enfermidades. Vivemos num pais capitalista; quem tem, tem; quem não tem que de seus pulos.

Tarcila,  14:41  

Puro exagero. To p. da vida com a suspensão das aulas da minha filha q estuda no 2º ano, colégio particular. Onde devo deixa-la já que meu trabalho não foi suspenso? A vida continua, afinal uma superexposição da mídia em relação à nova gripe minimiza a corrupção na política, as notícias do sarney e etc.

Anônimo,  16:30  

Acredito que não é exagero não cara Tarcila. Entendo a dificuldade dos pais que não tem com quem deixar seus filhos, mas no momento o que será é mais importante. Também tenho filho e ele está em casa sem aula, achei muito sensata a decisão da escola dele ter suspendido as aulas pois para mim a vida é mais importante. A mídia não está divulgando nem metade dos casos de gripe A e muito menos da morte. A situação está caótica sim, é de se desesperar sim.
Os hospitais estão lotados, não tem nem lugar p/ todo mundo ficar sentado, metade está para fora e os médicos estão pedindo ajuda (principalmente do Hospital Municipal) pois não estão dando conta de atender os casos.
Tomar medidas preventivas é muito melhor do que ter uma criança internada em um hospital sem saber se ela vai sair dali com vida. Agradeça a Deus pela vida da sua filha e não fique p. da vida.

Vladimir Eduardo Massetti,  21:16  

Rigon, não que devemos nos preocupar pouco com a gripe A. Acho que toda atenção é importante, quando a prevenção e os cuidados necessários, que devem ser tomados não somente para precaver-se desse tipo de gripe. E olha que são cuidados tão simples. É só termos a educação e hábito.
Mas gostaria de apimentar esse assunto, divulgando aqui um link que nos traz um vídeo muitíssimo interessante e, ao mesmo tempo, perturbador. Se puder divulgar. Taí. Abraços.

http://br.video.search.yahoo.com/video/play?p=pandemia+gripe+suina&n=21&ei=utf-8&js=1&fr=FP-tab-vid-t&tnr=21&vid=0001557476187

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima