19.8.09

Sempre à frente

Maringá responde por 9,5% das mortes por gripe suína registradas no Paraná. No último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, o Paraná tem 81 das 368 mortes registradas em todo o país; Maringá registrou ontem a sétima morte. Agora, a taxa de mortalidade da gripe A no Brasil é de 0,19 por grupo de 100 mil habitantes; Maringá supera extraordinariamente a média nacional e tem taxa de 2,08.

2 pitacos:

Anônimo,  08:05  

É evidente que a média da cidade de Maringa seja maior, porque o índice Brasil abarca todas as regiões, inclusive naquelas onde o índice é zero, como o norte e nordeste.

Logo, nada mais natural que o índice do município seja maior.

Anônimo,  08:56  

O índice de Maringá é maior que o de outros municípios onde houve casos de gripe, assim como o índice brasileiro é muito maior que o de outros países onde houve casos da gripe, o que torna sem sentido o argumento do anônimo das 8h05.
Mais estranho ainda, é que se o argumento daquele anônimo for levado às últimas consequências, não haveria índice algum, porque se no Brasil há regiões não atingidas, no Estado também há cidades não atingidas, nas cidades há bairros não atingidos, nos bairros há famílias não atingidas. Ora, o índice serve exatamente para estimar, em termos equivalentes, o grau de afetamento de um evento.
JM

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima