26.8.09

Quem deve agir?

Aqui em Maringá é comum encontrarmos crianças nos semáforos vendendo doces, principalmente no entorno da Universidade Estadual, crianças que poderiam estar em salas de aulas aprendendo uma profissão ou mesmo sendo alfabetizadas.
É uma vergonha para uma cidade com o potencial de Maringá. A prefeitura através da (Sasc) Secretaria de Ação Social Cidadania deveria fazer alguma coisa no sentido de retirar essas crianças das ruas, pois vendem esses doces e acabam comprando drogas. Conversando com uma garotinha de 13 anos ela relatou que faz por necessidades de manter o vício, pois ganha em torno de R$ 10,00 por dia gasta metade com crack e a outra metade repõe o estoque.

São crianças que vivem sem os pais, sem nenhuma referência familiar. Fiquei conversando com ela cerca de 15 minutos, percebi que estava inquieta por perder esses minutos. Perguntei aonde ela fazia suas refeições e me disse que faz muito tempo que não almoça nem janta come restos encontrados no lixo, usa a droga como parte de refeição; fiquei emocionado com o depoimento contou que fica de três a cinco dias sem tomar banho, usa guardanapo dos carrinhos de cachorrão como absorventes.
Crianças em situação de risco, quem deve agir? O que não podemos aceitar é esse empurra, empurra alguém deve responder por isso ou Sasc ou Conselho Tutelar e o Ministério Público também acoberta esse povo, é lastimável que nossas crianças estejam perdendo a melhor fase da vida. Algumas perguntas. Será que os conselheiros, ou as assistentes sociais da Ssasc dormem em paz sabendo que deixam de cumprir com suas obrigações?
Será que a consciência deles não doi quando enxergam essas crianças sendo humilhadas?
Tem muito animal irracional sendo tratados melhor pelos seus donos do que essas crianças. Que mundo chegamos.
Será que o dinheiro que eles recebem da sociedade é justo cerca de R$ 2.000,00 por mês?
Com tantas campanhas são feitas na televisão e outros meios de comunicação e ainda não enxergamos nada de concreto. Que mundo podemos deixar para as próximas gerações se não cuidamos de nossas crianças?

Vicente Lugoboni
é jornalista e deficiente físico 

lugoboni@gmail.com

8 pitacos:

Anônimo,  09:50  

sera que as CCs que estao sentadonas poderiam fazer alguma coisa sobre esse assunto.. Que tal pedir a prof Norma defunere para tomar alguma atitude .. o Prof Manoel ( afinal drogados tbm entram, ai) para ele mecher o pandeiro e sair em busca de soluções afinal 4 mil de cc nao é todo dia que se ganha.. ou etnao a

Anônimo,  10:17  

Na verdade, tem muitos culpados,a SASC,Conselho Tutelar, os pais e quem compra esses doces. Mas a maior culpa recai é no Conselho e na SASC, pois eles são os "responsáveis" por crianças em situação de risco, fora todos os atuais conselheiros essa deve ser a bandeira de quem realmente tem coração de carne e não de pedra como os atuais conselheiros.

Anônimo,  11:08  

verdade o conselho é outro ponto fraco dessa administraçao ...digo da administraçao porque eles fizeram de tudo e manipularam todos os conselheiros e colocaram no conselho somente pessoas FG de sua confiança ( como eles falam dentro do gabinete e no escritorio do ricardo), isto é que sao manipulados .....TODOS

Anônimo,  13:50  

Gostaria muito que o anonimo das 10:17 e o anonimo das 11:08 tivessem coragem para se identificarem. É muito facil escrever o que se quer e não ter coragem para colocar o nome ou a cara.

Anônimo,  17:18  

Uia... hehehee... deixaram algum cc nervoso, hahahahahaaaaa...

Mas que é verdade, deve ser sim...

Anônimo,  20:55  

Os funcionários da SASC que faziam o trabalho com estas crianças estão totalmente desmotivados e tendo que trabalhar com pessoas totalmente incompetentes sobre este assunto. Na SASC, a gerente deste setor não sabe nada. Deveria ter vergonha e peso na consciência.
Porque o anonimato? Porque a perseguição é terrível. Sabe como somos tratados? Não está contente, pede transferência pois voce não faz falta.

Anônimo,  20:57  

Rigon, vai mais fundo neste assunto. A situação está pior do que parece. Criança na rua é só a ponta do iceberg. E aquelas que estão sofrendo violência dentro de casa. Tem atendimento????

Anônimo,  08:03  

Ao anônimo das 13:50 aqui é o anônimo das 10:17. porque vc não fale com o jornalista autor da matéria ele teve a coragem de se identificar inclusive com e-mail, é bem diferente de vc que esta camuflado e teve ser um desses funcionários fantasma que só sabe mesmo é esquentar a cadeira que vc usa, quer no carro ou na SASC, cai na real o mundo não tem mais lugar para gente como vc.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima