Campeã na coleta de reciclável
Londrina passou a ser a cidade que mais recolhe lixo reciclável no país, recolhendo 3,5 mil toneladas/mês. O segredo de Londrina, na opinião dos especialistas, é um trabalho efetivo com um grupo de profissionais que exerce papel fundamental no ciclo da reciclagem: os catadores. “Londrina fez um trabalho efetivo com catadores com o apoio do município”, avalia o procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos, coordenador do Centro de Apoio das Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná, em reportagem da Gazeta do Povo.
Já em Maringá, a administração municipal nos últimos anos preferiu investir numa tecnologia que menospreza a coleta de recicláveis e adota uma política cada vez mais contrária aos catadores, hoje vivendo momentos muito difíceis. Se fossem doadores de campanha, a situação teria sido resolvida há tempos.
7 pitacos:
É o "prefeitinho cidadão" e cristão daqui. Se depender dele os recicladores vão ser enxotados, isso sim.
Tem que analisar, primeiramente, em quem esses recicladores votaram...
Na grande maioria, nelles...
Parabens, ao povo de Londrina. A qualidade de seus representantes está ligada diretamente ao nível de seu povo.
Menos pior que Maringá, mas muito, mesmo.
trabalho de catador é subemprego. Apesar de existir espaço. Pelo que consta a empresa que trabalhava no lixão separava quase 70 % do lixo e vc não constou da sua conta.
Seria tão simples colocar 2 lixeiras, uma para RECICLÁVEIS e uma para NÃO RECICLÁVEIS. Ao reciclador caberia a tarefa de separar os recicláveis. Isso no mínimo seria mais humano, pois é triste ver os catadores mexendo em lixos fétidos, onde há todo o tipo de coisa... o são francisco da morangueira por exemplo tem 5 conteineres, mas mistura todo o tipo de lixo, é feito de se ver... Sem contar q muito alimento vai fora simplesmente pelo processo de seleção, enqto ainda poderia ser consumido... os supermercados não doam para os sopões, asilos, albergue, etc. pq podem ser responsabilizados (vigilancia sanitária e etc)... é triste.
Separar o lixo depois que ele já foi misturado com lixo molhado ou lixo organico é uma palhaçada. Perde-se muito o valor do reciclável. É preciso segregar antes.
Alguém viu uma dezena de lâmpadas fluorescentes jogadas em meio ao canteiro central da av. Paissandu, em frente ao espetinho do zé? Kd as multas? Parece que não, mas elas são altamente perigosas pra saúde se descartadas de qq jeito.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.