Um corpo estendido no chão
Cada vez mais me convenço de que, com a preciosa ajuda do PAC de Lula e Dilma, os Barros estão matando aquela Maringá cuja qualidade de vida era cantada em verso e prosa. Não bastassem as casas do PAC Santa Felicidade construídas nas áreas para equipamentos públicos (onde, claro, não moram secretários nem juízes), o Contorno Norte vai provocar uma divisão e/ou isolar trechos importantes da Zona Norte. Sem contar que os viadutos a serem construídos com os R$ 150 milhões do governo federal são simples, de uma só "perna", uma só via. Veja o caso da foto: a avenida Kakogawa vai afunilar para se transformar em viaduto - a outra pista fica no "planejamento", talvez algum dia algum prefeito com a cabeça no lugar construa. Vi o projeto e isso deve se repetir nos outros 15 (ou 12, cada hora é uma história) viadutos programados. Vai ser uma das coisas mais bizarras da engenharia maringaense.
A pretendida alteração no Plano Diretor, última tarefa do obediente Jurandir Guatassara Boeira antes de assumir o Ippul em Londrina, será a facada final num corpo chamado Maringá. E, para alegria de poucos políticos e empreiteiros, com a conivência da chamada "sociedade organizada".
A pretendida alteração no Plano Diretor, última tarefa do obediente Jurandir Guatassara Boeira antes de assumir o Ippul em Londrina, será a facada final num corpo chamado Maringá. E, para alegria de poucos políticos e empreiteiros, com a conivência da chamada "sociedade organizada".
4 pitacos:
Rigon, se tanta arrogância da administração barrenta servir pra dar lição aos que os vem reelegendo, então terá sido muito bom que as bizarrobras sejam feitas.
Se o preço for este, alto mesmo, paguemo-lo. Quem sabe assim a gente se livra em bloco desses pseudofilhos-da-terra que tanto profanam e barreiam à escâncaras a memorável história da cidade onde nasceram.
O tempo, que é silencioso, também é arrebatador; não há cupim que seja eterno nem barro que nunca seque.
Cara, você entende tanto de engenharia quanto eu de cirurgia cardíaca. Eu nem moro em Maringá, mas com certeza este é o maior investimento em infraestrutura da história de Maringá. Quantos viadutos há em toda a cidade? Aposto que menos do que os 15 (ou 12) que vão construir em uma só tacada nesta obra. Aqui em Curitiba, na BR-116, que é muito mais longa e tem tráfego nas transversais algumas dezenas de vezes superior a estas avenidas do contorno norte, há 8 viadutos e um monte de semáforos. Há lugares com mais de 5km entre um viaduto e outro. Aí em Maringá vão fazer viadutos em avenidas que passam meia dúzia de carros por hora e vocês ficam reclamando. Como é difícil agradar todo mundo.
Só complementando. O contorno norte é uma rodovia de classe 0 com acessos controlados, que é o padrão superior de estradas brasileiro. As rodovias modernas são assim, projetadas para atender apenas o tráfego de longa distância. Com acessos controlados não há interferência daquele Corcel velho que aparece na foto entrando a 20km/h em uma estrada com veículos a 110km/h. Para você ter uma ideia, o trecho sul do rodoanel de SP tem 54km e apenas três acessos. O mesmo acontece nas autobans da Alemanha. Não tem como um carro sair de um carreador ou de um posto de gasolina e entrar direto na estrada. Este controle vai a favor da segurança e da fluidez do tráfego.
Esse é o problema, quem cuida disso não anda de carro anda de avião, e anda na Alemanha, França, EUA,em muitos lugares longe de nossa realidade e necessidade, quando o Brasil chegar no nivel de desenvolvimento da Alemanha, não teremos meia duzia de carros por hora como se refere no comentario, e quando la chegarmos o seu Audi e o seu BMW estarão fazendo o serviço do Corcel velho.
Seria bom que engenheiros enxergassem um pouco mais longe do que 4 anos.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.