17.6.09

A reunião do CMDCA

 
 
 
Estas são fotos da reunião do CMDCA, realizada hoje pela manhã no paço municipal, para discutir o caso da conselheira Noêmia Conceição Pereira, apontada como responsável pelo descarte de vários documentos públicos do Conselho Tutelar Zona Norte. O clima de consternação é visível no semblante da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Célia Weffort,  e do presidente do CT, Laércio Ribeiro. As fotos são de André Veneruci. Uma outra reunião aconteceria agora à tarde para tratar do tipo de procedimento que Noêmia responderá. Ela solicitou afastamento, apresentado atestado médico.
Aparecem duas pastas que contêm mais documentos rasgados, mas que foram colados pelas conselheiras, como boletins de ocorrência, solicitações das escolas, pedidos de internamento de hospitais, resultado de avaliações médicas, entre outros. No saco de lixo estão papéis destruídos de cerca de 250 casos atendidos pela conselheira, que foi denunciada ao Ministério Público e à Polícia Civil. Reparem no que está escrito na pasta verde: arte.

22 pitacos:

Anônimo,  15:44  

E pensar que só o Cesumar forma cerca de 40 assistentes sociais que cursam durante 4 anos para saberem como rabalhar na assistencia social,a importância da documentação, acompanhamento, providências etc e tal e sobretudo os valores da ética e do sigilo no atendimento social.

E todos estes profissionais são DESPREZADOS EM FAVOR DE ELEIÇÕES DUVIDOSAS QUE ELEGEM PESSOAS COM OBJETIVOS POLITICOS PARA EXERCEREM ATIVIDADES TECNICAS.

Não é só esta administração são todas as responsáveis.

Esta apenas AGRAVA o problema.

EM LONDRINA TEM QUE SER ASSISTENTE SOCIAL FORMADA PARA PODER EXERCER A FUNÇÃO DE CON SELHEIRO (A) TUTELAR.

Aquei não.

Bastam 200 votos e fazer politca do oba-oba.

Anônimo,  15:46  

Orra, nao entendi o porquê deste descarte. Queima de arquivo? Estas informaçoes ja estavam registradas no banco de dados digital? Quanto tempo se deve guardar os papéis administrativos?

Anônimo,  16:14  

é que dá conselheira se eleger com interesse politico do cargo

Vaca,  16:18  

É aquela velha coisa, gente errada na função errada. Agora imaginem tudo o que nós não ficamos sabendo, ou seja, aquilo tudo que consegue ir pro lixo ou nunca é noticiado.
Muita incompetência pra debaixo do tapete.

Anônimo,  18:31  

E o pior é que o próprio povão que foi ludibriado e votou nessas figuras são justamente os mais prejudicados pelas falhas de um Conselho Tutelar, pois são seus atendidos. Mereceram o serviço no qual votaram.

Anônimo,  18:32  

Concordo com o outro comentário. Na próximaa eleição, requisitos:
- Ser gaduado em Serviço Social ( e não vale documento falso ou mandado de segurança)
- Comprovar idoneidade (vixi! Já elimina um par de candidatos!)

Anônimo,  18:34  

Por que será que nos serviços mais importantes para o Povo se exige menos? Para ser um funcionário público, o cara tem que provar até que não deve nada de suas vidas passadas! Agora pra ser diretor de escola, vereador, conselheiro, secretário municipal, qualquer porcaria serve?! Deveria ser o contrário!

Anônimo,  20:03  

Documentos do Conselho Tutelar contêm informações sigilosas das crianças, adolescentes e familiares. O Conselho Tutelar ficou com cerca de 70% das atribuições atribuídas ao juizado de menores vigente até 1990. Esses documentos, quando descartados, obrigatoriamente devem ser incinerados com registro e testemunha.
Quanto à formação do Conselheiro, é uma pena terem revogado a obrigatoriedade de curso superior. Todos os candidatos deveriam se submeter a criteriosa avaliação de conhecimentos (tipo prova com nota mínima), como requisito pré candidatura.
Maria Celia

Eliane,  00:09  

Isso é uma vergonha para Maringá e para o Brasil. O Conselho Tutelar de Maringá é pioneiro no Brasil, sendo modelo para outras e até mesmo Estados. Com isso, os poucos bons profissionais que nele trabalham são colocados em dúvida por uma atitude infantil de uma conselheira incapaz de atribuir ess função.
Ano que vem tem eleição para conselheiro tutelare e, esperamos que o CMDCA de Maringá tenha peito e barre de vez por todas pessoas com esse tipo de conduta e, também aquele que forjam documentos sm nunca ter trabalhado com crianças e adolescentes no município. Ressalto que desconsiderem pessoas inaptas como é o caso de um conselheiro que tem a CNH suspensa por ser incapaz de seguir as leis de trânsito vigente no país. Ele é atrelado com o prefeito junto com a tal conselheira. A pergunta que fica: Isso é crescer com cidadania??

Maria Célia, muito boa a sua colocação. No caso de alguns conselheiros de Maringá deveriam passar por exame psicológico devido a agressividade na conduta dos atendimentos. Prova disso são as denúncias constantes que um conselheiro recebe quase mensalmente na ouvidoria municipal. Mas nada é feito!! Por que isso acontece?? Existe alguma força política que impessa que o denuciado seja punido???

É um fato vergonhoso mas que precisa ser corrigido para que não acabe ficando no esquecimento e que possa dar margem para outros possiveis acontecimentos como este.

cidinha,  02:02  

Gente!! Nessa cidade só tem artista!!
Olha a arte que éssa senhora fez! se merece um prêmio um Oscar da inificiência de serviço público!!

Pior é saber que tem gente que há defenda.
A pasta pode é verde, mas a cara de muitos maringaenses estão vermelha, e de tamanha vergonha.

Espero que o CMDCA tome providências justas e cabiveis a esta pessoa. Pelo jeito ela não é a única a fazer "artes". Tem gente que dirige pela cidade com CNH irregular, responde denúncias na Ouvidoria. Agride adolescentes e tudo mais. Com esse nada acontece?? Cade a imprensa nesse caso? Por conhecidência ele faz parte da mesmo grupo.

Pelo amor do altíssimo, não deixem que todo o grupo fique contaminado, se é que não está. Já não basta na Câmara e na prefeitura agora até mesmo no Conselho Tutelar!!

Concordo com a amiga Maria Celia. Tem que exigir curso superior para exercer essa função. É o mínimo que se espera desse povo. CMDCA ano que vem tem eleição, não repitam os mesmos erros de deixarem pessoas despreparadas e desiquilibradas para serem conselheiros tutelares aqui em Maringá. Isso é jogar o nome da cidade na lama. Tomara que ela seja destituída do cargo, é o que a sociedade maringaense deseja.

Anônimo,  08:36  

Eu ja fui atendedida por essa conselheira, que inclusive me deu seu cartão pessoal com celular para ligar quando precisasse. E quando precisei, ela nunca estava, ou estava em interminaveis reuniões, e nunca mais consegui falar com ela. Muita gente critica o Vandre, mas quando precisei, ele me atendeu, inclusive fora do horario normal de trabalho, e na hora mais critica do meu problema, foi ele quem me ajudou.

Anônimo,  09:49  

Gostaria de esclarecer que um curso superior ou ser assistente social não garante CARÁTER nem SERIEDADE COM O TRABALHO. Só para informe, a referida conselheira estuda no CESUMAR, apesar de ter "trancado" o curso e faz justamente o curso de serviço social. E ai?????????

Anônimo,  09:56  

para essa conselheira fiz uma reclamação - pedido de uma criança que nao conseguia vaga na creche e a secretaria de educaçao privilegiou ( basta ir na creche da corujinha e comprovar)uma outra criança , filho de votante no prefeitoe gente de dinheiro de maringa, que nao precisa usar a creche e que nem trabalham e nao deram a vaga para uma emprega domestica |(é a minha empregada domestica)... Falei para dita conselheira e nada. exatamente nada aconteceu.. eu paguei escola particular para a criança se nao eu ficava sem empregada

Anônimo,  10:12  

me contem daqui alguns dias - reinará o esquecimento de tudo isto - vai virar pizza. Aparecerá, certamente,vários politicos para adotarem a tal conselheira e defendê-la. Pessoas com esse tippo de atitude são perfeitas para comporem certas assessorias.

Anônimo,  10:42  

caro anonimo das 949
vc foi bem claro em falar a procedencia da mesma e qualidade da profiossional e onde ela estuda.. ela faz jus a pessima profissional que e a onde estudou... mesmo nao tendo terminado o curso sera muito ruim profissionalmente. pois o curso la tbm é pessimo

Anônimo,  10:49  

caro anonimo das 956
isso é normal da secretaria de educaçao... a equipe que cuida das creches é o resto do resto.. maisolu menso como aquela comida que esta na geladeiraa mais de uma semana e nao se joga fora e acaba fazendo sopao para os pedintes.. assim é a thurma .... entao nao é novidade.. nessa creche da rua 15 a burguesia impera...vaga so para que votol no silvio e ou é amiguinho da thurminha da secretarai que cuida das creches... tamo maus vota no silvioooooooooo

Anônimo,  15:19  

venho através deste lembrar que Maringá tem dois conselhos, composto por 10 conselheiros, dentre estes apenas 2 não tem curso superior, em questão a formação em assistencia social o conselo tutelar não é assistencialismo ou assistencialista desta forma da assistente social não aplicará medida de sua formação e sim do Estatuto da Criança e do Adolescente nos seus artigos 101,129 e também olham o 129 do referido Estatuto. O que aconteceu é lamentável mas antas de criticar, espero que seja realmente averiguado o que ocorreu.

Anônimo,  22:58  

Não falem mal do curso do Reitorzinho, senão ele magóa.

Anônimo,  01:55  

tudo balelaaaaaaaaaae...........

Anônimo,  02:06  

A pressão é grande sobre os conselheiros.
O sistema não funciona.
Quem pegou esse lixo é que tem que responder por isso, é crime.
O inimigo é lá de dentro, tá na cara.
Não é documento do conselho, devolvesse para o mesmo.
Isso tudo fede politicagem, perceguição.
Acorda eleitor, é pura armação, cego é não querer ver.

Anônimo,  23:05  

Infelizmente muitos/as conselheiros/as são evangélico/as. Sabe-se que na época das eleições muitas igrejas evangélicas fazem campanha por determinada pessoa...

Parece que o Estatuto da eleição prima por pessoas que exercem função na comunidade. Isso é válido, mas o critério de formação acadêmica deveria somar...Pois há muita gente de boa vontade mas sem nenhum preparo intelectual.

É hora de repensar o Estatuto...Nunha função como essa, a formação acadêmica deveria ser absolutamente considerada.
MN

Anônimo,  18:48  

DEVERIAO VERIFICAR SE ESSAS PESSOAS QUE SE CANDITAM COMO CONSELHEIROS TÊM O NOME LIMPO NA PRAÇA? SE ISSO FOSSE PERMITIDO ENTAO A DITA MOÇA NAO ESTARIA NESTA SITUAÇÃO AGORA............

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima