14.6.09

MP cobra remontagem da tulha


Atualizado
- O promotor Manoel Ilecyr Heckert, do Meio Ambiente, através do recomendação administrativa nº 3/2009, deu prazo de 90 dias para que a administração cidadã do PP faça a remontagem do madeiramento da tulha que pertenceu à Cafeeira Santo Antonio, que foi desmontada há mais de três anos. A cafeeira, localizada na avenida Mauá, foi fundada quando Maringá tinha 2 anos de idade e ajudou a beneficiar o ouro verde, que impulsionou a economia da região. A Comissão Municipal do Patrimômio Histórico pensou em tombá-la, mas preferiu preservar apenas parte do madeiramento, que está parado num galpão da Cocamar tomando poeira.
Desta vez, porém, o promotor sugeriu ao município que faça a remontagemnum dos dois grandes parques anunciados e ainda inconclusos: o do Japão ou o do Trópico de Capricórnio. Montada novamente, a tulha, testemunha do crescimento da cidade, ficaria disponibilizada para visitação pública.

8 pitacos:

Anônimo,  10:03  

Angelo ou algum advogado que acessa seu blog, por favor me esclareçam esta dúvida: um promotor pode dar este tipo de ordem? Não teria de partir de um juiz de Direito?

Obrigado

Editor 10:53  

10h03 - Falha minha, o nome não era recurso e sim recomendação. Nem eu entendo minha letra.

Editor 10:58  

COmpletando - Existe um termo de compromisso dizendo sobre a responsabilidade do poder público na remontagem e preservação do material. Um dos links, da professora Veroni, fala disso.

Anônimo,  11:08  

Valeu pela explicação.

Anônimo,  11:52  

Lendo esse post, Rigon, duas certezas me ocorreram:

1ª - Sabendo-se que deva cumprir a sugestão do "fiscal-da-lei", o ilustre Promotor JAMAIS conseguirá ver remontada a tal tulha;

2ª - péssima sugestão de se remontar (se hipoteticamente isto viesse a ocorrer...) a tal tulha em parque japonês ou do trópico.

Aliás, embora eu respeite os pioneiros do sol-nascente, também acho duma tolice plena esse Parque do Japão. É puramente discriminatório e intere$$eiro...

Afinal, me digam, ¿e as demais etnias que colonizaram nossa região, nosso país? Sabiam que a maioria dos habitantes de Maringá tem base étnica italiana? Então, Rigon, cadê um "Parque da Itália"? Cadê um "Parque de Portugal"? Ora, tenham a santa paciência, sô!!!

Minha sugestão: que judicialmente se obrigue quem desmontou a remontar, inclusive com penalização, agora e já a tal tulha ao lado do Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá, isto enquanto os cupins ainda não comeram o madeiramento empilhado.

Ah, como eu duvido que a madeira empilhada baste pra remontar a tulha... então se poderia pegar um "pouco" da madeira que "sobrou" daquela canafístula centenária que o pica-pau-barrento-de-segunda derrubou ecocriminosamente...

Valei-me meu São Serapião, protetor dos órfãos...

Anônimo,  12:02  

alguns da roça ate hoje não fala tulha e sim tuia.

Anônimo,  22:44  

Quanta preocupação com homenagem aos colonizadores.E aos que habitavam a terra e foram sumáriamente expulsos em nome da colonização?Alguem pensou em qual a homenagem que se deve fazer aos Kaingang e guarani de quem "herdamos" a terra?

renato,  13:40  

Tuia de pé, já. Se não o que contamos pra nossas crianças passa por mentira, invencionice. Quem derrubou, levante a tulha, o quanto antes. Assim como a querida velha rodô, é´patrimônio de todos nós.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima