Gripe suína x ensaio sobre a cegueira
Do leitor:
Estamos passando pelo momento inicial do livro “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago. Essa tal gripe suína é só o começo do fim. Para quem não leu o livro, vale a pena começar, diz que tem o filme, mas não assisti, não sei se reproduz com tal perfeição o livro. Uma prévia do livro, e perto do que estamos vivendo:
- Um homem ao volante fica cego, e um segundo homem se oferece para o levar para casa, e também fica cego. A esposa do primeiro ceg, o médico que cuida dele e muita gente ficam cegos. São levados para um hospício para ficar em quarentena, onde ninguém que está são quer se aproximar, fazendo os cegos terem que aprender a viver sem os olhos. A população toda fica cega, não há mais produção de alimentos, nem energia, porque quem fazia esses trabalhadores estão cegos.
Imagina o mundo todo com gripe...
4 pitacos:
O filme é fiel ao livro, muito bom mesmo, faz a gente refletir muito sobre a Humanidade e principalmente a Desumanidade!! um outro Filme que trata de uma historia parecida, com mais ficção, é eu sou a Lenda, os dois tem a participação da atriz brasileira Alice Braga.
Acho que a comparação é um pouco exagerada.
No livro a doença (cegueira) é só um pano de fundo para retratar que o ser humano, em quase nada, se diferencia dos animais. Retrata o quão pior podemos ser com nossos semelhantes.
Como diz o próprio autor, a pior cegueira não é a dos olhos, mas sim da alma.
SE A GENTA FALA A GENTE FAZ, ACHO QUE É O CONTRÁRI SE A GENTE NÃO FALA NÃO FAZ, POR ISSO TÁ LOTADO DE CARGOS DE CONFIANÇA.
O filme é bom...mas do mesmo jeito que aparece a cegueira...acaba...será que a gripe tb acabará?
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.