24.3.09

A identidade das sociedades

Mais do parecer de 2007 sobre a importância do prédio da Estação Rodoviária Américo Dias Ferraz:

Uma cidade se expressa por sua cartografia, pela organização espacial na qual seus habitantes circulam. Ela é também um o espaço que retém “um processo de acumulação de valores históricos e de práticas sociais vividas por seus moradores” e que produzem a sua identidade (Silva, 1994, p. 10). Para que essa identidade não se perca é necessário assegurar em sua história as marcas das experiências. Para que a modernização não implique na destruição dos referenciais e, com ele, na perda das experiências vividas, é necessário que os habitantes citadinos preservem suas referências culturais e resguardem suas raízes.
A cultura é esse elemento que dá identidade às sociedades humanas, aquilo que as unifica e as diferencia e a cultura engloba tanto a língua de um povo como suas histórias, seu modo de vestir, de se alimentar, de construir edificações (Souza Filho, 1999, p. 21).
É importante que se tenha claro a necessidade de preservar os meios pelos quais a cultura se expressa, de valorizar a singularidade, a criatividade peculiar da cultura humana em face da devoradora homogeneização de usos e costumes que a contemporaneidade busca impor. Essa homogeneização pode ser vista, entre outras formas, na padronização arquitetônica, que cria lugares similares em todas as principais cidades e que leva as comunidades a perderem sua identidade.

2 pitacos:

Anônimo,  22:34  

Seria bom para a cidade que a secretária de cultura (Sra. Flor Duarte), o coordenador de Politicas Urbanas (Sr. Guatassara) e o próprio prefeito lessem o parecer. Talvez pudessem ampliar o entendimento de cultura e patrimonio.,Talvez pudessem compreender que o patrimonio deve ser objeto de uma politica pública.

Theodora

Anônimo,  02:18  

A turminha da pesada é ignorante e malvada.
Tem oportunistas aguardando o seu pedaço grande do bolo. O maior crime já cometido nesta cidade.
Crea cretina, Acim seja!
Um dia a história julgará este absurdo e seus carrascos.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima