6.3.09

Camem divulga nota de repúdio

O Centro Acadêmico de Medicina de Maringá divulgou nota repudiando a postagem feita ontem por este blog sob o título "Importantérrimo", reproduzindo texto enviado por um leitor. "A publicação denigre a imagem não só dos 240 alunos do curso de Medicina da UEM como também da instituição. Ao contrário do exposto no blog, o curso de Medicina da UEM conta com estudantes responsáveis e éticos, além disso, temos profissionais médicos docentes que possuem qualificações extremamente valorizadas inclusive com relação a ética e que em situação alguma praticam atos como os referidos em comentários desta postagem". Na íntegra.

8 pitacos:

Anônimo,  14:16  

Nao vi nada de excepcional na postagem. Em relacao a comentarios que julgaram ofensivos, seria bom os profissionais de Medicina colocarem os jalecos de molho, pois é um retrato do que a sociedade pensa de voces que:
- Sao extremamente bem remunerados!
- Recusam salários que consideram indignos, indigando Hipócrates!
- Conheço pouquissimos medicos que colocam seu saber, pago a peso de ouro, a servico da saude social.
- Quando atendem pobres, atendem preenchendo fichas de SUS. Não é de graça.
- Quando sao mals profissionais em sua areas, tem o habito de se lancar na politica.
Muitos contabilistas, professros, garis, pedreiros tem uma dimensao imensuravelmente maior que a grande maioria dos medicos, quando se trata de ajudar ao proximo, mesmo sem fazer o juramento hipócrita.

Anônimo,  14:27  

COMENTARIOS

....A história mostra que a Universidade Estadual de Maringá tem formado profissionais altamente qualificados em todas as áreas...

SABE O CAMEM QUE OS ALTAMENTE QUALIFICADOS PROFISSIONAIS DE ORTOPEDIA NAO SE INTERESSAM EM ATUAR NA SAUDE PUBLICA DE MARINGA, PARA O ALTAMENTE QUALIFICADO ALTRUISMO EM ATENDER A POPULACAO MENOS FAVORECIDA?

...Ratificamos o fato pela nossa colocação no Exame Nacional do Ensino Médio, ENADE, a Medicina da UEM é considerada a melhor do Paraná por três anos consecutivos e a décima primeira melhor faculdade de Medicina do Brasil....

MELHOR PARA QUEM? PARA O MEDICO QUE SE FORMA AS CUSTAS DO DINHEIRO PUBLICO ATENDER APENAS AO QUE LHE INTERESSA? A QUEM PAGA MAIS?

Anônimo,  15:14  

Bons homens, bons profissionais. Boas discussões, boas conclusões.
Particularmente, acho as profissões ligadas à saúde, as mais importantes. Contudo, conforme a ocasião e necessidade a importância de outros profissionais ressaltam com tamanha importância. Um salva-vidas na praia por exemplo. Um bombeiro. Um (hum!) advogado que o defenda de injustiças. Um chaveiro. E assim por diante...
O que está muito presente em nós contudo, não é só a violência e a barbárie dos trotes, mas, também o que pode ocorrer como ocorreu em Londrina recentemente. Se depois de ralarem 6 anos, participarem de tantas ações benemerentes os ilustres formandos comemoraram jogando bombas no recinto de suas residências, e zombando de seus pacientes, o que poderão fazer depois? Como todos sabemos, raros são os que vêm das camadas com a alcunha de "povão" a quem se atribui, frequentemente, a culpa ou falta de berço.
Ivan

Anônimo,  16:08  

Bom, fiz um comentário só’ pra tirar um sarrinho light!
Acho muito difícil passar num vestibular dessa envergadura, depois ainda tem que abrir cadáveres, mexer com sangue, remover puz! Eca! Não e’ mole não!
Mas com tanta gente intelectual desse curso, será’ que nesse meio não tem UM que possa sugerir um “trote” mais humano, mais inteligente!
A tecnologia mudou e esse “trote” ai, em lugares MUITO PERIGOSOS, como a av. Colombo parece coisa de TROGLODITA.
OSCARPETA

Anônimo,  16:59  

até agora não consegui ver o que o CAMEM viu. O post IMPORTANTÉRRIMO, não foi sobre uma classe de estudantes, foi sobre a atitude de UMA estudante. Não se condena toda uma classe pela atitude de UM membro. Muitos acusam os profissionais de medicina de corporativismo, de defenderem componentes de sua classe, mesmo quando estes estão errados. Não é assim que se constrói um caminho mais ético. Não entendo de forma alguma que o curso tenha sido ofendido no retro-citado post. O problema mostrado é referente ao trote, e ao "rei na barriga" demonstrado por uma caloura, que casualmente era do curso de medicina, ou pelo menos identificou-se como tal. Poderia ser de qualquer outro curso e a situação seria da mesma forma vergonhosa. A UEM é uma ótima universidade, o curso de medicina da UEM é considerado ótimo, não há porque esse frissom em torno do que não foi dito. Essa prática do trote, com cerveja paga as custas de um 'pedágio' é vergonhosa, humilhante e ridícula. Está na hora deste CA e de outros na UEM tomarem posição contra esse tipo de atitude, melhor ainda, já passou da hora de fazer isso

David

Anônimo,  03:54  

O problema do post IMPORTANTÉRRIMO foi a falta de comprovação de sua veracidade e a presença de comentários de extremo mau gosto (que após as reclamações foram removidos). O fato de um leitor escrever fazendo uma denúncia não deveria ser suficiente para este ser publicado em qualquer tipo de veículo RESPONSÁVEL e ÍNTEGRO, locais onde este tipo de atitude acontece devem ser acessados com certa desconfiança! A "importantérrima", muito provavelmente não era do curso de medicina, mas isso não vem mais ao caso! Gostaria de fazer alguns comentários sobre o que foi dito dos médicos acima! Aliás, gostaria de fazer uma pergunta: Onde encontro engenheiros, por exemplo, se sujeitando aos salários da rede pública de engenharia?? Ah... isso não existe, havia esquecido!!! Vamos voltar a escandalizar os medicos então!

Anônimo,  04:17  

Apenas para completar, imagino que se houver integridade no blog, o autor deveria ou comprovar o relato publicado ou assumir o erro e publicar uma retratação! Pedir humildade a estudantes e profissionais da área médica é fácil, agora, que tal dar o exemplo reconhecendo o equívoco?

Anônimo,  09:51  

Engraçado, a postagem sobre a caloura que não era de medicina serviu pra falarem mal de médicos e em certos casos rebaixarem uma centena de pessoas que nada têma ver com isso.
Agora esse post esclarecendo aos leitores o ocorrido e muito provável engano também serve pra isso.. Nossas recepção de calouros acontecerá na semana que vem em local apropriado com palestras esclarecedoras aos calouros, isso organizado pelo CAMEM. Estamos muito longe de sermos trogloditas diferentemente de alguns ocmentários feitos com extremo mal gosto. Não foi levantado nada sobre questão salarial, sobre a vida de ninguém apenas foi um esclarecimento repudiando fatos não comprovados.
Um abraço a todos sejam felizes.
Carlos Alberto

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima