4.3.09

"Importantérrimo!"

Do leitor:
Segunda-feira a noite no cruzamento da Colombo x Werneck desci em direção da UEM. Trânsito terrível, amarração total. Vem uma moça até o carro, bem vestida e me fala:
- Medicina UEM - toda pomposa.
E afinal de contas merecia estar alegre, pois passou em um vestibular difícil, num bom curso e universidade pública. Dei os parabéns a ela, e ela com um copo de cerveja na mão me pediu ajuda. Sério. Passou em um ótimo curso, provavelmente vem de boa família e estava esmolando no meio da rua, com um copo de cerveja na mão.

Que inversão de valores. Gente bem estabelecida se portando como mendigos nos sinaleiros, bêbados e pedintes. Parece piada. Falei que não iria dar nada e aí fiquei mais supreso ainda. Ela me olhou com cara de quem manda neste mundo e tascou:
- Poxa, mas médico é importantérrimo.
Quase cuspiu o tal importantérrimo, caprichandos no erres e na altura do som. Olhei para ela e disse que era tão importante quanto um gari, ela espantada me pergunta o porquê e respondi para ela de novo: moça, eles tomam as cervejas e pingas deles e não me pedem dinheiro para isso. É claro que ela saiu de perto me xingando, e olha que sabia um monte de nomes escabrosos...
Fiquei imaginando, uma pessoa dessa quando formada. Como será que irá tratar um paciente?
Imagine chegando perto do paciente, se achando importantérrima. O que esperar de profissionais assim? Será esse o famoso ‘rei na barriga’? Uma pena isso.

25 pitacos:

Anônimo,  15:46  

Daquí à 5 anos peça ajuda à ela, para ver o que ela fala.
Aliás peçam ajuda à todos, daquí à 5 anos, que estavam pedindo dinheiro, não sei que é mais idiota, quem pede ou quem dá.

Claudio Coelho.

Anônimo,  16:03  

Que nada... depois se forma e não dá pra nada na vida... acaba virando vereadora em Maringá por alguma sigla partidária do condomínio e boa... tá com a vida feita...

Anônimo,  18:26  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo,  19:50  

Quanta ignorância e inveja...

Anônimo,  23:40  

olha... sou estudante de medicina da uem... acredito que a pessoa q mandou esse email esta certa... mas eh um tanto frustrada tb... provavelmente ela ou o filho gostaria de fazer medicina e nao conseguiiu... nao entando, vcs nao devem tirar conclusoes sobre os alunos do curso soh por causa d uma aluna... isso eh burrice.

Anônimo,  23:43  

bom, é óbvio que a estudante não tinha razão de se achar importatérrima...

infelizmente há alguns que ainda vejam essa pseudo-superioridade, mas a grande maioria já conhece seu lugar e o guarda com responsabilidade.

Anônimo,  00:17  

Será que o postador desse blog nunca participou de um trote??? Não sabe tudo o que ocorre no dia dos trotes?? Não seria recalque de usa parte difamar TODO um curso por essa ocasião. PENSE MUITO BEM ANTES DE FALAR algo esdrúxulo.. Pense muito bem na próxima vez.....

Anônimo,  08:24  

quando o errado passa a ser visto como certo, algo muito esquisito está acontecendo. Há pessoas que defendem o posicionamento de quem se acha muito acima do resto da humanidade? Acho incrível que isto aconteça.
Um médico é tão importante para a comunidade como um gari, alguém por aqui se lembra do desespero que ficamos na greve dos catadores de lixo? Se durasse mais alguns dias aquela greve os hospitais iriam ficar cheios. Não há que se discutir a dificuldade de se passar em um vestibular de medicina, acredito que só passa quem esteja muito bem preparado, a pessoa tem que possuir um grande conhecimento. Mas urgentemente os estudantes desta e de outras áreas deveriam ser conscientizados de seu papel. Para que não imaginem ser acima do bem e do mal, nem acima da humanidade.
Quem presenciou o fato fui eu, fiquei realmente chocado. Um estudante de medicina logo aí acima aventou a hipótese de eu ser um frustrado, que não consegui estudar, é melhor que você continue estudando medicina, na carreira de adivinho estaria ferrado...kkk...
Incrível uma pessoa imaginar que todo e qualquer indivíduo sonha em ser médico. Nunca pensei nisso, não me vejo ou imagino como médico.

Anônimo,  10:34  

acredito que uma pessoa nao deva tirar conclusoes sobre toda uma gama de profissionais so por causa de um acontcimento... pense antes de falar.

Anônimo,  11:50  

bom, pelo que eu li, ninguem aqui defendeu a moça.
O senhor quem deveria pensar melhor no que esta fazendo, quem tornou "isso" tão "importantérrimo" foi o senhor, caso fosse um gari com uma cerveja na mão lhe pedindo dinheiroe falando que sua profissão era "importantérrima", faria esses comentários? ficaria comparando-o com outros profissionais?

Outra coisa, ela é 1 entre os 40 calouros de medicina, uma entre os 240 alunos dentre os 6 anos de curso, podem haver mais pessoas como ela, mas isso não lhe da o direito de julgar os profissionais em questão, sequer os estudantes... como o de serem "muito acima do resto da humaninade"; isso foi a conclusão que o senhor tirou. Em nenhum momento, pelo que consta em sua conversa, ela desmereceu outras profissões.
TROTE ACONTECE EM TODOS OS CURSOS, se o senhor falasse isso para qualquer estudante de outro curso poderia acontecer a mesma situação, cada um acha importante aquilo que faz, ou o senhor é diferente? Claro que não se deve desmerecer outras profissões, tão pouco achar-se superior a elas, mas quem fez comparações entre as profissões foi o senhor, Angelo Rincon, "uma pena" digo eu, quem será que tem mais preconceito? Aquele que na primeira opotunidade vai fazendo comparações ou aquele que acha importante o que faz?



Aluna de medicina da uem.

Anônimo,  12:27  

Ninguém está desmerecendo o trabalho do gari aqui!
só acho engraçado que por qualquer incidente, a medicina é ridicularizada, e que naquele dia a maioria dos outros cursos tbm estava fazendo trote! será que se algum estudante de engenharia, psicologia, direito etc tivesse dado a mesma resposta, esse texto seria postado pelo autor?
deveria, sim, se ele realmente considera medicina igual a qualquer profissão, inclusive a do gari, tão ressaltada.
mas não acho q isso aconteceria.

Anônimo,  12:57  

Gente com o orgulho inflado tem em todo lugar e em todas as profissões não é porque é estudante de medicina que tem que ser arrogante. Ou nunca conheceram um arrogante fora da área médica? A diferença é que médicos e estudantes de medicina são mais visados e realmente devem se comportar como " politicamente corretos" perante a sociedade.

Anônimo,  13:18  

Ah, então mais de 6 anos ralando e se esforçando pra cuidar de VIDAS são tão importantes quanto cuidar de LIXO? Que conversinha batida de sociólogo... Acho um absurdo o preconceito que existe contra os estudantes de medicina! Eles batalalharam pra estar onde estão, parabéns a eles! E vcs, estudantes de medicina que postaram aqui, parem de se sentir na obrigação de mostrar que não têm o rei na barriga! Pessoas como este cara existem em todo lugar, inveja existe em todo lugar. Apenas curtam o lugar que conquistaram com responsabilidade! Quanto ao trote, é sempre algo dispensável e infelizmente ele existe não só no curso de medicina. Então se quer criticar o trote, não o generalize a um só curso, quando o que vc realmente quer é criticar uma profissão digna de aplausos. Vale lembrar que o trote solidário é a maneira mais eficaz de se fazer algo proveitoso quando o motivo da comemoração é ter passado na universidade.
Obs.: Todas as profissões são importantes e têm papel fundamental na sociedade... mas pare de querer classificá-las pondo-as como iguais num mesmo patamar. A venda está nos olhos de quem não sabe ver. Elogiar e crer que profissões que requerem baixíssimo nível de formação detêm a mesma responsabilidade que outras é aplaudir os problemas mais básicos que assolam nosso país...

Anônimo,  16:50  

Entrei em Medicina e recebi algumas dicas antes do curso começar: "Estude muito mas nao deixe de viver", "se relacione bem com as pessoas", "trate tal professor de tal forma" e, o mais importante, "Nunca diga que faz Medicina". Logo perguntei o porquê e obtive como resposta que as pessoas não gostam de quem faz Medicina, aceitei e esperei o curso começar na espectativa de encontrar, portanto, pessoas arrogantes e "endeusadas", o que justificaria aquela dica fornecida. (Parte 1)

Anônimo,  16:51  

(Parte 2) Entretanto, quando as aulas começaram, o que presenciei foram coisas muito diferentes! Alunos veteranos que se dispuseram a ajudar calouros, grupos de alunos participantes de ONGs que, mesmo tendo MUITO o que estudar, visitam escolas infantis e de ensino médio fazendo projetos sociais (vide youtube: Hospital do Ursinho), a unica coisa que não percebi foram alunos arrogantes e que se achavam deuses por fazerem o curso! Então, uma dúvida permaneceu no ar: por que a terceira dica? Até que, no segundo dia de aulas, um calouro de Medicina é confundido

Anônimo,  16:53  

(Parte 3) o por veteranos de Farmácia como calouro de Farmácia e após o tal calouro se explicar o veterano saciou a minha ânsia por respostas com a seguinte colocação: "Você é aluno de medicina? Entao saia quieto por que 90% de nós queriamos estar no seu lugar".
Quem faz Engenharia, Farmácia, Zootecnia, entre outros, se orgulha em dizer isso! Por que eu tenho que esconder o meu curso e não posso ter orgulho de fazer o que gosto?? Quanto a SUPOSTA menina do sinal, poderia ser qualquer pessoa, se ela estava bem vestida não era caloura, estavamos todos sujos! Se isso aconteceu a noite como relatado, não era de medicina! Nosso trote foi no periodo VESPERTINO!!! A noite estavamos em outro local!

Anônimo,  16:54  

(Ultima parte) É claro que algumas pessoas se acham importantes por fazer medicina! Mas e advogados, engenheiros, professores e garis??? Eles têm a permissão de se acharem importantes?? Ou também serão taxados de arrogantes se o fizerem? Não existe uma profissão mais importante, todas sao interdependentes, existem sim aquelas com maiores responsabilidades e creio que Medicina seja uma dessas, mas não é por isso que quem a pratica tem de se achar superior! Àqueles que acham que alunos de medicina são arrogantes e se acham deuses, deêm uma chance às pessoas que se sujeitam a horas infindas de estudos para tentar curar alguns males da humanidade e surpreendam-se!

Anônimo,  17:08  

(PARTE 2)Entretanto, quando as aulas começaram, o que presenciei foram coisas muito diferentes! Alunos veteranos que se dispuseram a ajudar calouros, grupos de alunos participantes de ONGs que, mesmo tendo MUITO o que estudar, visitam escolas infantis e de ensino médio fazendo projetos sociais (vide youtube: Hospital do Ursinho), a unica coisa que não percebi foram alunos arrogantes e que se achavam deuses por fazerem o curso! Então, uma dúvida permaneceu no ar: por que a terceira dica? Até que, no segundo dia de aulas, um calouro de Medicina é confundid

Anônimo,  17:59  

legal ver vcs do curso de medicina aqui postando. Muito bom, se mobilizaram e espero que consigam ver a que situação ridícula as pessoas podem chegar. Gente deslumbrada é um perigo, em qualquer profissão. Conheço muitos médicos, muitos mesmo, alguns ótimas pessoas, outros não. É como toda a humanidade, e este post não trata todos da mesma forma, fala sobre um caso, de uma pessoa, que por acaso se acha importantérrima. Digo e repito para quem quiser ouvir, quem passa em medicina na UEM tem seus merecimentos sim, o curso é ótimo e a concorrência é extremamente alta, tenho amigos e parentes que se formaram aí. Mas pessoas como a caloura citada, que se acham demais, são um perigo para a sociedade. Os outros estudantes de medicina viram o post e vieram todos comentar, como se a crítica fosse geral, não é. A crítica é a atitude tomada por uma pessoa.

Anônimo,  18:44  

Hum, alguns comentários são generalizadores e desrepespeitosos, gente que realmente nao tem o que fazer e nao sabe como se expressar! Tenho grandes amigas no curso de medicina e me sinto ofendido por elas ao ler: Hum! que tal comer uma estudante de medicina,

Anônimo,  22:39  

INVEJA EH F*DAAAAAA
aheiuhIUEHUIheuihUIHEUhuehuiHUIEHuihe

Anônimo,  23:16  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo,  17:16  

Ressalto o fato de que passar em universidade pública é muito difícil e deve sim ser motivo de orgulho, ainda mais em um curso como o de medicina, porém passar em medicina ou ser médico não deve ser motivo para se achar superior aos outros, Deus deu um dom pra cada um, uns são médicos, outros professores, outros pedreiros, etc. muitas vezes os dons não podem ser explorados ou até mesmo descobertos por questões de carências materiais. Não condeno a atitude desta menina, pois certamente na sua inocência estava passada, porém levanto crítica a boa parte de acadêmicos e médicos, pois com imponência e arrogância se acham únicos, os melhor... se acham Deuses e, sinceramente em muitos casos se tornam médicos ou por pressões dos pais ou por ambição financeira, sem ter amor e até mesmo capacidade para exercer a profissão, não são todos mas boa parte

Anônimo,  03:00  

Caro adm do bloog, voce é um infeliz!
Recolha-se a sua insignificancia...
Procure algo de bom pra fazer ja que quer ser tao BOM com seus futeis comentarios que nao trazem beneficio algum para a sociedade...
PRONTO FALEI

Editor 07:26  

3H - vcnm.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima