23.2.09

TJ reforma sentença e condena Said, Gianoto e Mitra

O Tribunal de Justiça do Paraná reformou sentença do juiz Belchior Soares da Silva, da 6ª Vara Cível de Maringá, e condenou os ex-prefeitos Said Ferreira e Jairo Gianoto e a Mitra Arquidiocesana de Maringá por improbidade administrativa. O relator foi o desembargador Rosene Arão de Cristo, que concordou que dolo ou culpa não integram os elementos necessários para a prática de ato de improbidade. "O ato praticado pelos apelados não observou o a lei - porque lei não há que os autorizasse a pagar contas particulares de energia elétrica de entidade religiosa particular! -; ao contrário, trata-se de ato contrário à Constituição Federal, que impossibilita entes públicos de subvencionar entidades religiosas", diz o relatório, apontando o afrontamento aos principio da legalidade, moralidade e impessoalidade.
Said Felício Ferreira e Jairo Morais Gianoto foram penalizados com a perda da função pública e suspensão dos direitos políticos por três anos, multa civil de uas) vezes o último subsídio que receberam quando ainda prefeitos e proibição de contratar com o poder público ou receber incentivos por três anos. A Mitra, que durante o processo ressarciu os cofres públicos, ficou proibida de contratar com o poder público ou receber incentivos por três anos. O acórdão.

18 pitacos:

Anônimo,  08:58  

Isso é uma grande palhaçada. O poder público fez da catedral o principal ponto turístico da cidade e apenas os fiéis católicos são obrigados a pagar a energia elétrica da mesma. E os gastos com material de limpeza, manutenção, vigilância?

Anônimo,  09:17  

É assim mesmo. Todo mundo faz o que da na cabeça com a Catedral. Usa a imagem para propagandas, para receber IPTU, para fazer festa da prefeitura no Natal, para promover a cidade.Pois é dificil ver uma publicidade sem a imagem da Catedral. Dai na hora de pagar para manter tudo isso...todo mundo sai de cena e a Mitra fica sozinha para arcar com tudo. Dai fica facil.

Anônimo,  09:21  

"A Mitra ... ficou proibida de contratar com o poder público ou receber incentivos por três anos"
Entao podemos entender que por 3 anos ja era, natal, rocada, arrumacao da calcada e tantas coisas que eram feiras?
Gostaria de saber uma coisa... por que fazer isso se a parte que rodeia a catedral e uma PRACA publica? A Mitra ta pagando a luz dos postes de fora?

Anônimo,  09:42  

Foi a unica coisa honesta que o Jairo fez na Prefeitura, e é condenado? Agora o que ele aprontou, para desviar os 150 milhoes, não receberá, pelo jeito, condenação alguma.

Anônimo,  09:52  

A Mitra deveria cobrar por sua imagem, que é usada, tanto pelos comerciantes, como pela prefeitura.

Anônimo,  09:54  

Aquela praça é usada por todos, macumbeiros, evangelicos, umbandistas, induista e outros.
Quem deveria pagar, para manter limpo, aquele local?

Anônimo,  10:03  

E isso que o desembargador é de Cristo. Imaginem só se não fosse. Até quando teremos de pagar para juiz praticar injustiças?
Ivan

Anônimo,  10:50  

Achei muito coerente a reforma da sentença pelo TJ, pois, imagina os senhores que as despesas de energia elétricas da Catedral pagas com dinheiro público não contemplaram também as demais igrejas, nem as católicas, nem as evangélicas. Logo, mesmo que fosse autorizado tais pagamentos através de lei, deveria ser contempladas todas as demais Igrejas existente no município. Não precisa ser bispo, padre, pastor ou qualquer outra autoridade religiosa para entender que o princípio da justiça deve ser sempre aplicado e, principalmente quando tratando de uma coisa ligado a igreja que sempre prega a igualdade e justiça entre os povos.

Anônimo,  11:10  

... nunca imaginaram eles que até a Mitra lhes pudesse trazer dessas, heim? Mas é o que sempre digo; o Coisa-ruim faz das dele, mas sempre esquece o rabo de fora...

... e aí aparece um desembargador "de Cristo", heim?

É. Definitivamente parceria com o Cramunhão não dá certo mesmo!

O desembargador deixou claro, Rigon, aquele ditado que eu te disse aprendi dum padre (Sebastião) na Transamazônica: "Ladrão não é só o que rouba; o que segura o saco também o é."
abs

Anônimo,  11:19  

Fico analisando... se os desembargadores decidiram:

"...que concordou que dolo ou culpa não integram os elementos necessários para a prática de ato de improbidade..."

Porque será que o juiz eleitoral "perdoou" o príncipe SM SBII quando do dinheiro utilizado irregularmente doado pela UNIMED onde disse que não viu dolo no ato? ...

Isso quer dizer que, se qualquer partido político, qualquer um que seja, tivesse a coragem de entrar com recurso para o tribunal, o SBII e o PP estariam no bico do corvo...

Anônimo,  14:08  

Derruba tudo então...
Assim não tem mais gasto em vão! Vira uma praça pública, já que todos usam mesmo. Assim a prefeitura poderia fazer a roçada e a cuidar de toda infraestrutura.
A Igreja Católica eh riquíssima, elém do mais deveria pegar o dinheiro que as pessoas pagam nas taxas para casamento, além das ofertas e dízimos e utilizar para pagamento das tarifas de água e luz, como em toda igreja. Já imaginou a prefeitura pagando as contas de água e luz de todas elas?
Com relação a imagem da Catedral, Maringá é muito mais importante que qualquer uma delas, mesmo pq a cidade é muito mais importante, existem tantos outros pontos turísticos que podem ser explorados.

Anônimo,  15:13  

Você fala, acórdão! Mas o pessoal não vai acordar não, rapaz. Lamentavelmente, esta é a grande verdade.

Anônimo,  15:41  

Oh suas antas, o que está em questão é o gasto de energia elétrida do interior da igreja. Aquela que é usada na hora das missas, etc e tal. Não tem nada a ver com a praça que é pública. Vcs não sabem interpretar um texto? Tá difícil ou quer que eu desenhe???

Anônimo,  15:49  

Não existe outros pontos turiscos, para substituir a catedral,na divulgação de Maringá.

Anônimo,  19:31  

Ora a catedral, que eu saiba foi construida com dinheiro dos catolicos. Se os catolicos quiserem que aquele troço continue sendo o carao (nao tem erro nao, é carao mesmo) postal a cidade, que paguem a conta de energia e parem de explorar o erario com o apoio de politicos sem noçao da lei. Publicidade comercial privada com dinheiro publico é muita sem vergonhice, isto em pleno 2009.
Detesto quando vem padreco aqui na prefeitura, com aquele sorrisinho amarelo, querendo vantagem daqui, vantagem dali. Até parecem a encarnaçao dos fariseus. Depois de 2000 anos, os vendilhoes do templo melhoraram bastante. Agora, alem de explorarem a fé do povo, se aliaram ao poder pra mamar na coisa publica.

Anônimo,  21:54  

ELE PODERIA VIR PARA UMA SECRETARIA DE MARINGA NE

Anônimo,  16:42  

AQUELA PRAÇA É PÚBLICA. ALIÁS, COMO É A MAIORIA DOS TERRENOS DA SANTA MADRE IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, DONA DE BANCO E CALADINHA DURANTE O HOLOCAUSTO.

Anônimo,  12:48  

Que holocausto, aquele que nem forno existia, muito menos o gas?

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima