31.1.09

O quer esperava o ministro Tarso?

De Mino Carta, na CartaCapital:

De saída, uma pergunta: compete a um ministro da Justiça de um país democrático contestar a sentença passada em julgado do tribunal de outro país democrático? Esta pergunta aqui já foi formulada, mas vale repeti-la, a bem da razão e do direito internacional. Digamos que o processo que condenou Battisti sofra de vícios irreparáveis. Quem é, porém, o ministro da Justiça do Brasil, a não ser aos olhos dos patriotas de ocasião, para afrontar o Estado de um país amigo e democrático que ostenta uma tradição jurídica milenar? Mais.

5 pitacos:

Anônimo,  11:18  

Nem toda justiça e reta. No Brasil, os mandantes e os assassinos de Chico Mendes e outros trabalhadores estão na cadeia? Os condenados por roubos aos erários municipais... não são premiados pela justiça eleitoral? Conhecer o processo contra Battisti é fundamental para emitir pareceres... A justiça italiana é a justiça católica, anticomunista... aquele que "queimou" milhares de mulheres na inquisição. Você acredita na imparcialidade da justiça?

Anônimo,  11:22  

O problema é o Genro querer mandar, pensando que o país e o mundo são a casa dasogra.

Anônimo,  16:11  

Duvido e duvido mesmo que o governo e o judiciário italiano devolvesse um brasileiro que estivesse nas mesmas condições que esse tal de Battisti.
Vejam o caso do Cacciola, que fugiu para a Itália por roubo e estava lá vivendo uma vida de nababo.
Se houvesse interesse do governo italiano, ele seria devolvido ao Brasil para prestar contas das maracutaias que aqui fez.

Anônimo,  20:06  

Pescaram o pior trecho do texto do Mino, talvez pq ataque diretamente o MINISTRO.
É bom lembrar que não foi o Tarso Genro que deu asilo para o Strossner. E asilo político não se dá por livre arbítrio de um Ministério, ele se dá com base na CARTA MAGNA de um país, no caso, o nosso.
Quem leu algumas linhas mais sobre o assunto não tem dúvidas sobre o caso.
E se a nossa CARTA MAGNA é soberana uma vez que aprovada por todos os segmentos políticos do nosso país, mesmo à contra gosto temos que aceitar, ou vamos nos curvar a anseios aborígenes e ceder às suas vontades ?
E a nossa soberania como é que fica???

Anônimo,  23:36  

O comentário da Cássia retrata o episódio a Itália está dando uma de boazainha, mas se fosse ao contrário o Brasil levaria uma banana.
Muito bom o cometário do anônimo da 20:06 perfeito.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima