Vem chumbo grosso por aí
Podem escrever: os candidatos - a prefeito e a vereador - que se enquadrarem no esquema da chamada ficha suja deverão ter seus registros indeferidos pelo Ministério Público Eleitoral, em Maringá, que vai seguir a orientação divulgada esta semana pelo procurador Olympio de Sá Sotto Maior Neto. Assim, os promotores eleitores deverão impugnar o registro de candidato, "seja nas hipóteses de condenações em primeiro ou segundo grau de jurisdição, mesmo que não transitadas em julgado, seja em face de ações penais e de improbidade em trâmite e sem sentença em primeiro grau, em situações excepcionais que, pela reiterada atividade ilícita, concretamente coloquem em risco a ordem jurídica eleitoral e o próprio Estado Democrático de Direito".
Desta forma, quase 50% dos cerca de 250 candidatos a vereador (aí incluindo perto de 90% dos atuais vereadores maringaenses) e até candidatos a prefeito (Silvio II, o atual, por exemplo, está condenado em primeira instância por improbidade administrativa e responde a um outro tanto de processos pela mesma acusação) enfrentarão problemas. Poderão até ser candidatos, mas terão que recorrer ao TSE.
29 pitacos:
Ótimo, acho um absurdo que o JOhn condenado por receber propina no caso da CMNP e ainda Edith Dias que responde por retenção de salário de vereadores sejam candidatos.
Maria Paula
Só se for assim para o Silvio não ganhar não é mesmo ? mas não vai acontecer, vcs podem tirar o "cavalinho da chuva", Cervos, inconformados, provincianos e rigonetes.
Tomara que seja verdade tudo isto, assim ficaremos mais aliviado nesta eleição teremos mais justiça sendo feita!!!!!!!!!!
CHUMBO GROSSO É PARA CASSAR. (S)
Que pena que podem caçar o Silvio..
Gostaríamos mesmo é de vencê-lo no voto.
Não acredito que o MP de Maringá vá tomar está postura, por enquanto o que transparece é um esquema de aceitação mutua entre o MP, Justiça e politicos. Espero estar errado.
RIGON TEM VARIOS CANDIDATOS NOVOS QUE POSSUEM CONDIÇÕES DE CHEGAR LA
BASTA ACABAR COM UM BOA LEVA DE ALGUNS QUE SE ACHAM OS GRANDES NOMES E BAMBANS DO VOTO...SERIA OTIMO TOMARA QUE OS PROMOTORES HONREM A PROFISSÃO E LEVEM ESTES INDIVIDUOS PARA O LUGAR DE ONDE NUNCA DEVIAM TER SAIDO, ...SERA OTIMO TERMOS UMA BOA POLITICA PELOO MENOS EM MARINGÁ...
O PIOR É QUE VÃO RECORRER, E CONTINUAR CANDIDATO ATÉÉÉ´... ESSES PROCESSOS DAR CONTINUIDADE.
VAI DAR TEMPO DE PASSAR A ELEIÇÃO, E OS QUE GANHAREM VÃO CUMPRIR O MANDATO E DAÍ QUEM SABE ELES PODERÃO PERDER O DIREITO DE SE CANDIDATAR...E VAI SER TARDE, JÁ FOI.
POR ISSO A JUSTIÇA TERÁ QUE SER RÁPIDA, E FAZER JUSTIÇA.
Até que enfim o Estado Democrático de Direito será respeitado,viva a Democracia, viva o Promotor, e viva o juiz que fizer cumprir a lei.
Hj o "fervo" vai se na vila olimpica, ja descobri pelos meus contatos, pois do outro lado da avenida não é proibido o consumo, vamo pra lá hein gente!
É... poder recorrer até que pode, pelo princípio do duplo grau de jurisdição e a ampla defesa, mas, já deixa RABO e dos grandes para a oposição que tem ficha limpa (tá difícil também) bater em cima...
Eu, sinceridade, não voto em nenhum dos que aí estão, salvo dois ou três vereadores que, se não conseguiram conter o ímpeto de seus colegas em relação aos cofres públicos, ao menos tentaram...
Já do prefeito... heheeee...
Que pena que a justiça realmente não prevalece por aqui, seria muito bom ver esta corja fora, mas precisa realmente muita seriedade e não é o caso desta cidade.
Fico imaginando como seria realmente importante para a vida pública que o TSE e os TREs do Paraná pegassem pesado com os chamados "Fichas Sujas". Primeiro porque moraliza realmente o Estado de Direito Democrático, fundamental para a renovação do atual quadro político e, segundo, porque seria uma forte ação preventiva no sentido de barrar candidatos cuja intenção seja diferente de servir ao cidadão com funções públicas representativa.
Vamos torcer para que a Justiça dos homens ergam os braços e trabalhe irmanada com a Justiça Divina... eu acredito muito que um dia isto fatalmente irá acontecer.
Que a maior promessa que um político possa oferecer aos seus eleitores seja honestidade, caráter e competência.
Mura
Problemas provavelmente terao, mas depois recorem ao TSE, e fica quase tudo como dantes no reino de Abrantes.
Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™
Até que enfim uma luz no fim do túnel! Alguém que se sensibiliza profundamente com a perpetuação da impunidade política, e que deseja ao menos, oferecer ao eleitor candidatos mais honestos para ocupar os quadros de gestão. Corretíssima a posição do min.público e dos tribunais eleitorais que pensam em acabar com a bandalheira eleitoral. É hora de fazer alguma coisa pelo estado democrático de Direito, pois sua sobrevivência depende de atos seguros de moralização como este!
Rigon, só para entender o Jacovos (PMDB velho de guerra) saiu vice do Volpato (PSDB - Beto Richa, Alvaro Dias etc).
Por que o Diretório Estadual do PMDB não fez a intervenção??????
Por que a executiva do PMDB de Maringá, não abriu a boca????
Fico na torcida para que isto relamente aconteça.
Nós, cidadãos comuns, para comprar até uma ação de um clube, precisamos apresentar várias certidões sobre nossa conduta.
Se esta medida for realmente exigida para os candidatos, já teremos um grande pente fino no Brasil.
Já cantava Geraldo Vandré :
Vem , vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer....
Vamos lá , Brasil !
Regina Crachineski
Ah, Rigon, isso nao funciona....
Eta....
Se a coisa for levada a sério, quem já tem processo, deveria ficar sem poder concorrer, pois, esse alCAIde despotico, tem que voltar para o amaZONAs de onde veio.
Demos graças afinal essa vergonha que é a politica e os politicos brasileiros tem queser coibida de alguma forma.Ainda que tais ações acabem em pizza, é importante que existam para demonstrar que ainda existem pessoas de bem, que se importam com a condução de nosso país.
Caro Rigon. Vi a Nota expedida pelo Chefe do Ministério Público Estadual. Lamentável, em termos legais. No ano de 1990, tive a honra de formatar a atual lei das Inelegibilidades (Lei 64/90), a pedido do Dep. Federal Nei Lopes. Nesta lei, fizemos o que era possível à época. Acabamos com esdrúxula impugnação a candidaturas simplesmente com base em Denúncia apresentada pelo Ministério Público. Resguardamos o princípio constitucional da Ampla Defesa e Presunção de Inocência. Assim, a nova Lei de Inelegibilidades passou a acolher impugnação somente nos casos em que condenação perante a Justiça tenha transitado em julgado, ou seja, quando não mais couber Recursos. Excluímos o direito absoluto do Tribunal de Contas que determinava a impugnação quando o Parecer Prévio às Contas dos Administradores era desfavorável, ressalvando o direito de recurso ao Poder Judiciário. O ilustre Chefe do Ministério Público regrediu, atropelando inclusive Decisões do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal, que resguardam, no caso dos chamados "fichas sujas", o trânsito em julgado das decisões que lhes sejam desfavoráveis. O Ministério Público, que não é Poder Constitucional, não pode sobrepor-se à Constituição Federal. Claro que as Impugnações serão feitas, porém, serão rejeitadas quando chegarem ao TSE e ao STF. Resta um ponto a ponderar: A Lei de Inelegibilidades considera CRIME, o oferecimento de Impugnações a Registros de Candidatos quando motivadas por erro grosseiro, má-fé, ou simplesmente quando apresentadas com espírito de emulação, para satisfazer interesse pessoal. A Constituição assegura o direito de indenização por Danos Morais e Materiais em face das mesmas. Certo é que, a rejeição das impugnações oferecidas pelo Ministério Público nessas condições, acarretará indenizações que o Estado será obrigado a pagar, ou seja, com o dinheiro arrecadado dos impostos cobrados ao Cidadão. Maringá certamente terá um festival de impugnações descabidas, se os representantes do Ministério Público não atuarem com isenção, contrapondo a Lei à orientação do Chefe do Ministério Público Estadual.
Adicional: Quero agradecer a Nota publicada a meu respeito, e aproveitar a oportunidade para enviar à família do Foguinho meus sentidos pêsames pelo falecimento prematuro do meu Amigo de longa data.
ACHEI QUE O CHUMBO GROSSO ERA OUTRA COISA MAIS É CANDITADOS COM DONDENAÇÃO EM 1º OU 2º INSTÂNCIA.
NÃO VALE RIGON.
TÔ AQUI ESPERANDO OUTRA COISA.
VAI SER DIFÍCIL, ELES OS BARROS E O JOHN, SÃO PODEROSOS.
TOMARA QUE ISSO ACONTEÇA.
TEMOS GENTE MUITO BOA NA CIDADE PRA SER PREFEITO, E VEREADOR.
O POVO QUE TINHA QUE SER CONCIENTE, E NÃO VOTAR PARA OS MESMOS.
CHEGA DOS MESMOS, VAMOS RENOVAR MARINGÁ.
hehehe e vc´s acreditam mesmo que isso vai surtir efeito?
maringá será uma cidade desprovida de candidatos...hehehe
ainda quero viver uns 100 anos pra ver isso acontecer
se a coisa não partir do "povo" se o "povo" não for pra rua reivindicar seus direitos nada será feito.
que tal acabar com a carreira vitalícia de vereador. seria um bom começo.
"ô povo besta!"
Este Carmino aí fez doutorado onde?
Este não é aquele que rotava que seria o procurador do municipio de maringá no inicio da administração cidadã. Agora tá querendo defender o SBII. x
só porque o Carmino comentou sobre o assunto os invejosos de plantão de nossa cidade, os "colegas dele" já começam a malfalar o homem: só porque ele conhece a podridão daqui e não tem medo de mostrar??
ISSO SERIA MARAVILHOSO,
IMPEDIR QUE ESSAS "MALAS" CONTINUEM ENGANANDO O POVO MARINGAENSE.
Quer dizer que o jão alves, a edit dias e dias, o bravinho e outros ... estarão fora?????
Que MAGAVILHA!!!!
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.