31.7.08

Impugnação

De Cláudio Humberto:

Adeus, prefeitura de Maringá
O prefeito de Maringá Silvio Barros (PP) não concorrerá à eleição: a Justiça Eleitoral impugnou a candidatura por responder a nove ações civis públicas e improbidade administrativa. Irmão do vice-líder de Lula na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), foi recordista em recursos federais.

[Faltou, claro, informar que ele está recorrendo da impugnação]

15 pitacos:

Anônimo,  18:09  

Tah vendo como o Claudio Humberto percegue os meliantes da organizacao criminosa do OME!!!!!!

Ele nem disse que o NOSSO ALIADO E CANDIDATO OFICIAL DA NOSSA ORGANIZACAO vai recorrer e vai ganhar no TSE, o OME jah me garantiu!!

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Anônimo,  18:29  

É uma pena, Maringá vai perder muito...

Anônimo,  18:39  

Rigon. Ao que parece, a situação dos recursos dos Candidatos Impugnados com base na "Vida Pregressa" já está resolvida pelo TSE. Veja a parte da entrevista do Presidente do TSE a respeito:


» Quarta-feira, 30/07/08


‘Foco não é sujar ninguém, é informar o eleitor’
Para o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, barrar candidatura de quem não tem condenação, é ‘linchamento moral’

Letícia Moreira


Em coletiva ontem em Curitiba, o ministro Carlos Ayres Britto, ressaltou a importância do eleitor conhecer a vida dos candidatos
- O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, apesar de contrário ao movimento que tenta impedir a candidatura do ''ficha suja'', reforçou ontem a necessidade do eleitor conhecer a vida dos candidatos.
Para ele, barrar a candidatura daquele que ainda não tem condenação, mesmo que responda a alguma ação no Poder Judiciário, é ''linchamento moral''.
O foco, segundo ele, seria informar o eleitor, para que ele possa, com instrumentos próprios, fazer uma ''escolha livre e consciente''.

''Eu não gosto de usar a expressão 'ficha suja' porque acho estigmatizante, infeliz. E coloca na mesma situação pessoas com um episódio de processo contra si e outras com um avultado prontuário processual. A expressão também antecipa um julgamento, um linchamento moral. O foco não é esse. O foco não é 'sujar' ninguém. O foco é orientar o eleitor, informar o eleitor, para que ele faça o seu juízo de valor. Ninguém quer votar pelo eleitor, substituir o eleitor'', afirmou ele.

Ayres Britto também sinalizou que para o TSE, a ''vida pregressa do candidato não é condição de elegibilidade''. O ministro ainda se reúne hoje à tarde com o ministro da Justiça, Tarso Genro, e com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro, Roberto Wide, para tratar do envolvimento de traficantes na campanha eleitoral do Rio de Janeiro. ''Vamos estudar a questão para propormos medidas corretivas. O nosso desafio é promover uma resposta à altura da gravidade desse episódio''.

As declarações do presidente do TSE foram feitas ontem durante sua passagem por Curitiba, onde participou de um encontro de trabalho com os presidentes dos tribunais regionais eleitorais da região Sul. Acompanhe trechos da entrevista coletiva concedida à imprensa.

FOLHA - O Ministério Público (MP) do Paraná recomendou que os promotores eleitorais tentassem impugnar as candidaturas também daqueles que respondem a ações (e não só daqueles que já têm condenação). E, a pedido do MP, um juiz eleitoral de Curitiba decidiu ontem (anteontem) impugnar dois candidatos a partir da análise das suas vidas pregressas. O que o senhor acha desses posicionamentos?

Ayres Britto - Não se pode negar a independência dos promotores eleitorais, dos juízes eleitorais, para interpretar o direito. Mas já se sabe que, no TSE, há uma resposta formal a uma consulta concluindo que vida pregressa do candidato não é condição de elegibilidade. É uma diretriz, uma sinalização de que, chegando o processo ao TSE, a possibilidade de confirmação desse ponto de vista é muito grande. São dois lados de uma questão que na vida do Poder Judiciário é muito comum. Esse antagonismo faz parte do nosso dia-a-dia e nós sabemos digerir.

Independente da atual posição do TSE, é um assunto que deve ser retomado nas próximas eleições até em função da pressão de parte da sociedade civil e da Associação dos Magistrados?

É um assunto que está na ordem do dia. Se nesta eleição de 2008 a questão da vida pregressa não se põe para o TSE como condição de elegibilidade, quem sabe em 2010 o ponto de vista não seja outro. E, quem sabe, os quatro projetos de lei que estão tramitando no Congresso Nacional já estejam aprovados. Isso faz parte da efervescência democrática. A população mais e mais se conscientiza de seus direitos e da necessidade de ver o País passado a limpo.
( ... )
Catarina Scortecci
Equipe da Folha

Anônimo,  18:50  

É rigon indo pro lado negativo da cidade, sempre foi assim, vc tem raiva do mundo rigon????

Anônimo,  18:50  

Ah, assim não vale, quando li,
de primeira, o coração disparou,
de alegria..pensei que já tinha
saído a decisão, não faz isso com a gente não.......alegria de pobre, dura pouco mesmo...aff......

Anônimo,  19:05  

Válido essa publicação, só gostaria de saber o motivo que levou o MP, a Denuniciar o Prefeito, qual o fundamento, poderia postar isso tbm, daí a população saberia com mais clareza os motivos dos processos.

Anônimo,  19:10  

O que são esses 9 processos do ome?

Anônimo,  19:18  

DIOTA.

Anônimo,  19:25  

Huhuuhaaaa... vai perder muito... é de cagar isso... como pode alguém levar 9 processos no lombo e o cara acha que a cidade vai perder? ... santa burrice (não é alice) batman...

Zé... o link ferrou... não dá na notícia e pra achar é ruim demais...

Anônimo,  20:24  

Se o MP denunciou 40 do governo Federal e até agora não deu nada, porque teria que dar ao nosso querido Silvio ?

Anônimo,  22:16  

Injusto isso... porque só um incomPeTente foi (quase) impugnado?

Porque não o professor analfabeto, o barbudo dos infernos ou o médico bisonho?

Hum... olhando bem, esses candidatos são a própria família Adams.

Ênio Barros: tropeço
João Bobo Caleffi: Feioso
Dr. Espiritista: Tio Chico
Ana Pagamiko: Wednesday

De outro desenho/série
Silvio II, o indeferido: freakazóide

Anônimo,  00:04  

ei pessoal e comom fica a norma defunta.. com onze processos e nao foi imopugnada?????????/
olha ai o corporativismo.. a covardia

Editor 00:36  

O MP de Maringá decidiu impugnar somente condenados; ela ainda responde. Algum partido político pderia ter feito, mas ninguém fez...

Anônimo,  13:24  

Rigon a igreja esta caindo de pau em candidatos a reeleiçao que estao com processo ai eu pergundo a igreja principalmente a catolica nao apoia um candidado a reeleiçao sera so ele e bonzinho ou a igreja esta fazendo vistas grossa para o caso

Anônimo,  21:31  

É triste saber que mesmo ganhando, pode não assumir por várias razões vergonhosas.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima