23.6.08

História

É sempre bom tomar cuidado com informações a respeito da história de Maringá, que, apesar de nova, não escapa a confusões.
Uma série histórica, levada ao ar por uma emissora de rádio, por exemplo, registrou de um conhecido pioneiro da cidade a história de que O Diário do Norte do Paraná era a antiga Folha do Norte. Nada a ver uma coisa com outra. Durante algum tempo, inclusive, foram concorrentes (o chumbo contra o fotolito, dizia-se, pois O Diário foi o primeiro off-set da região), até que a Folha, pertencente a dom Jaime, fechou as portas.

2 pitacos:

Anônimo,  09:05  

Observação mais que correta. As vezes vejo citações que não correspondem à realidade. Aliás, a Folha do Norte em seu tempo foi um jornal de grande tiragem e influência em toda a região Noroeste, quando as condições de transporte eram bem precárias. Rubens Ávila, os Irmãos Serra(Ismael, Elpídio e Wilson, hoje diretor da TV Paranaense), Waldir Pinheiro, Hugo Santana (que foi colunista político de O Estado do Paraná), entre muitos outros como o A.A.A.A.A. de Assis, passaram pela redação de madeira cuja entrada ficava na Néo Alves Martins. O comercial e assinatura tinham acessos pela Duque de Caxias.

Anônimo,  10:22  

Sem contar que o Frank Silva começou como colunista na Folha do Norte. Que teve também um repórter chamado Mini Chico (Francisco de Olveira) que depois foi diretor de Sucursal do Estado de São Paulo, em Porto Alegre.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima