Na orelha
Quando Lula defendeu o biocombustível, na semana passada, lembrei que alguns de seus parceiros, como Fidel e Chávez, são contra por causa da redução de espaço para o plantio de alimentos. Agora, a ONU manifesta a mesma opinião, quer dizer, mais forte: considera um crime contra a humanidade a produção em massa de biocombustível. Detalhes.
18 pitacos:
"A produção em massa de biocombustíveis representa um crime contra a humanidade por seu impacto nos preços mundiais dos alimentos, declarou hoje o relator especial da ONU para o Direito à Alimentação, o suíço Jean Ziegler."
Por enquanto é apenas a opinião de uma pessoa que faz parte da ONU e não da ONU, pode ser que a ONU venha a condenar os Biocombustiveis , mas duvido muito pois USA tem poder de veto.
Não só plantar biocombustíveis, mas plantar sacolas de plástico - usam o solo fértil e água para plantar cana ou qualquer tipo de planta para fazer plástico biodegradável - plantar sacolas de papel - usam o solo fértil e água para plantar árvores e fazer sacolas de papel.
Terra fértil, cada vez mais rara deve ser utilizada para plantar somente alimentos para a humanidade
A ONU nao eh isenta para emitir opinioes sobre nada.
1. Ela defende os interesses das grandes potencias que tem suas fontes de energia diretamente relacionadas ao petroleo e a energia nuclear.
2. O Biocombustivel eh sim uma otima opcao.
3. Nao existe nenhum estudo cientifico serio que relacione a diminuicao de alimentos com a producao de biocumbustiveis.
4. Estudos cientificos serios mostram que a Terra produz muito mais alimento do que seria necessario para alimentar TODOS os habitantes do Planeta. O problema esta na distribuicao de renda, alguns nao tem renda, portanto nao comem. E muito alimento eh desperdicado no "primeiro mundo" e pela elite no "terceiro mundo".
5. No Brasil o unico problema que existe com relacao a producao do Biocombustivel esta em se fazer a distribuicao da renda que serah gerada por esta riqueza. Coisa que evidentemente nao se pode esperar de um governo como o do OME, que chama os maiores exploradores do trabalho, os usineiros e o donos do agronegocio, de "herois".
6. Assim, o problema nao estah na equacao biocombustivel versus alimentos, mas sim em se distribuir a renda que esta riqueza gerarah de tal forma a que todos tenham acesso aos alimentos que poderam ser gerados concomitantemente, os biocombustiveis e os alimentos nao sao excludentes, como a ONU faz crer. O que eh excludente eh a pessima distribuicao de renda. Que evidentemente nao podemos esperar ve-la melhorada com esta quadrilha que esta no poder!!!
Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™
Crime contra a Humanidade é as guerras e intervenções apoiadas pela ONU, se todos estes recursos fossem voltados para a produção de alimentos, a humanidade estaria em outro estágio.
Caro Anonimo (14:24)
O que voce diz eh verdade, soh que gostaria de reforcar que jah se produz alimentos suficientes para todos, apesar da ONU, o problema esta na distribuicao.
Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™
Se a ONU é parcial, mas e o Fidel e o Chaves, porque sao contra? Ou sera que eles nao sabem o que dizem?
Outra, quem diz que nao ha nenhum estudo sério? Ou sério é apenas o que está de acordo com os agrocombustíveis. De uma olhada no Worldwatch Institute ou procure no Google que você vai achar dúzias de estudos sobre o problema.
Qual o interesse da ONU em jogar contra o interesse dos EUA ou da Uniao Européia que correm atras de alternativas como a do Brasil?
A produção de bio-combustíveis, não representa impacto sobre a produção de alimentos no Brasil. O país, possui extensões territoriais enormes de terras NÃO PRODUTIVAS, o que está existindo é a má distribuição da terra. Aqui não abalizo as invasões do MST, ou do MAST, ou das "Ligas Campesinas" - que são uma turma QUE NÃO QUEREM PRODUZIR, mas apenas esbulhar propriedades alheias e viver de doações do governo federal. Tenho acompanhado em trabalhos jornalísticos,principalemnte em nossa região noroeste, - que há excesso de terras improdutivas,poucas plantações e pouco gado em áreas de pastagens.
Bio-combustíveis, em nada afeta a produção de alimentos.. o que está faltando é política séria de produção de alimentos no país e mesmo aqui no Paraná.
A produção de alimentos está em alta... aumentos atrás de aumentos... ano a ano a produção cresce,a ser verdade a alegação do cara da ONU, isso deveria ser o inverso... isso é balela da ONU e um grande engano...
Ao Anonimo (14:43)
O Chaves eh "dono da Venezuela", um dos maiores produtores de Petroleo do mundo. O Fidel, apesar de todo respeito que merece (principalmente pelo seu passado), vive num Pais que atualmente depende da Venezuela, portanto tem que se submeter as doideras do Chaves.
O que a ONU esta fazendo eh exatamente defendendo o interesse dos fortes, jogando uma cortina de fumaca sobre os Biocombustiveis para que haja uma "aversao" a eles e consequentemente tenham os seus precos diminuidos, isto eh, sejam vendidos a preco de banana para as grandes potencias.
Estas fontes que voce cita ai nao tem a minima credibilidade cientifica, sao especulacoes muito mal feitas, com intuito eminentemente politico e sem nenhum carater cientifico.
Esse que assina como Cezar Lima (15:10), por mais incrivel que possa parecer diz algumas verdades, mas como sempre mente em outras. Esta provado que os assentamentos dos mais variados movimentos de sem terras tem produtividade MUITO MAIOR E MAIS EFICIENTE do que o agronegocio. Este individuo deveria aprender a ler e estudar mais antes de falar tantas asneiras.
Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™
Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™
Biocombustíveis, assim como plantas transgênicas, não são um mal, nem um bem em si.
Depende do que o homem, com sua ganãncia pretende com o seu uso.
Assim como a transgenia serve para que se coloque na soja, ou no milho, ou onde quer que seja, uma propriedade que possa beneficiar a produção (resistência a uma praga ou doença), ou aquele que consome (capacidade de produzir uma vitamina, ômega3, etc), essa mesma transgenia pode servir para tornar uma cultura dependente de um defensivo produzido por uma multinacional, por exemplo.
Desse modo, falando em biocombustíveis, sua produção pode desembocar numa emorme área de monocultura de cana (que trará mais malefícios do que benefícios), como pode servir para que se incorpore áreas de mata (sem desmatamento) e suas populações ao processo produtivo (como no caso so óleo de sementes de babaçu).
Caro "Servo"...Cervo com "C", é bambi...,mas com "S", é servil.
Este que assina, realmente é o Cezar Lima.
Gostaria de saber quais são as "invasões produtivas" que o caro servil conhece. Aqui no Noroeste,existe algumas propriedades invadidas.Posso citar uma: entre Guairaça e Terra Rica... invadiram, acabaram com a propriedade e o que produziram ?
E as outras invasões? - a Fazenda da Singenta, foi invadida pela "Vila Campesina"... acabaram com plantações de cam´po de pesquisa e na última invasão, houve uma morte: o invasor morto, era funcionário da Universidade Federal do Paraná e ganhava mais de 3 mil reais por mes e.... era um "coitadinho de um invasor".
Quer mais fatos?
Nao sei quais sao as fontes confiaveis e sérias. Por exemplo, nesta matéria da UOL http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u392021.shtml a Venzuela detem apenas 6% das reservas mundiais de petroleo, o que a coloca na 6a posiçao. É verdade ou a Venezuela é mais poderosa que isto segundo outras fontes.
Segundo a mesma matéria, o Brasil acaba de descobrir uma jazida gigantesca, o que o colocaria em uma posiçao menos favorável à produçao de agrocombustível. Sera apenas um golpe pra fazer subirem as açoes da Petrobras?
A Worldwatch Institute, assim como o IPCC (ou GIEC) reprovam tanto o recurso ao petróleo quanto aos agrocombustíveis. Isto significa que eles gozam de uma relativa imparcialidade politica, mesmo porque imparcialidade completa nao existe.
Se existe uma manipulaçao para criar uma aversao injustificada dos agrocombustiveis e uma baixa do seu preço, por outro lado, esta manipulaçao implicaria num aumento do preço dos produtos agrícolas, como os cereais componentes de raçoes e da carne, dos quais os paises ricos sao também grandes consumidores. A estratégia seria inóqua.
Nao sei. Em geral admiro teus comentarios Servo, mas nao sei em quais fontes você confia nem se sua confiança também nao está contaminada pela parcialidade. Gostaria de entender melhor o problema.
Do pouco que se divulga das fazendas do sem-terra, existem exemplos bem sucedidos que so conseguiram se estruturar pelo esforço gratuito de lideranças locais.
E se nao derem certo, nao é sem razao. Afinal, quantas vilas rurais sao bem sucedidas mesmo tendo apoio governamental e social que os sem-terra nao têm?
Caro Cezar Lima (18:41)
Que bom, voce jah consegue procurar palavras em dicionarios, eh um bom comeco, depois leia alguns gibizinhos, aqueles infantis, com um vocabulario bem simples para voce entender. Jah que me parece que voce esta aprendendo a ler agora, quem sabe daqui a uns dez anos voce jah possa escrever sozinho suas proprias frases, sentencas, e quem sabe ateh paragrafos com uma certa logica.
Soh que voce esta comecando mal esta tua funcao de pesquisador, pois mostra dados falsos. Dados corretos voce, nao digo agora, pois nao vai conseguir entender nada, mas no futuro quando dominar melhor a lingua portuguesa, vah a biblioteca da UEM, lah existe, inumeras teses que mostram experiencias bem sucedidas de assentamentos da regiao. Estas fontes que voce cita ai sao todas falsas, feitas e patrocinadas pelos maiores Canalhas do Pais, os envolvidos com o Criminoso Agronegocio, que normalmente sao INVAZORES DE TERRAS DEVOLUTAS, GRILEIROS estes sim sao os criminosos, e nao os dos varios movimentos de sem terra, estes exercem o seu direito constitucional a vida. Estes ai que sao os seus idolos sao os criminosos!!!!!
Soh para ficar num exemplo de assentamento da nossa regiao:
A Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi), do Assentamento Santa Maria, em Paranacity.
Agora tente contar ateh dez, e dizer o alfabeto ate o J. Eu creio que eh o maximo que voce vai conseguir.
Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™
Caro Anonimo (19:33)
Quanto a Venezuela 6% das reservas mundiais nao eh pouca coisa nao eh MUITA coisa.
Com relacao a estas reservas do Brasil, elas ainda estao sob suspeita, pelo proprio sindicato dos trabalhadores da Petrobras, jah que eles tem conhecimento delas a pelo menos 3 anos e o governo do OME por uma incrivel coincidencia resolveu falar nelas quando do entrevero sobre o gas boliviano, entao existem duvidas sobre a quantidade e o preco para se extrair este Petroleo, pelo local onde ele se encontra.
Com relacao aos precos, a estrategia das grandes potencias eh comprar tudo do primeiro mundo a precos baixos. Este tem sido o grande erro da politica economica do OME. Ao invez de aumentar o mercado interno ele soh tem olhos a exportacao, portanto, isto que voce diz que se diminuir o preco dos combustiveis leva ao aumento do preco dos alimentos nao acontece, pelo simples fato do que jah disse num outro pitaco, temos producao de alimentos de sobra, estamos conseguindo exportar, e por isto o crescimento razoavel da economia brasileira, porque o primeiro mundo prefere comprar os alimentos do terceiro mundo a precos baixos do que "desgastarem" as suas terras.
E quanto a fontes confiaveis, infelizmente elas se resumem a revistas academicas, como Energy, Renewable Energy, Applied Thermal Enginnering, Energy Police, etc. Infelizmente elas custam caro e nao se encontram a venda em bancas de jornais, sao revistas cientificas, a UEM e outras universidades dispoe de portal com a Capes e voce pode ter acesso a elas atraves dele.
Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™
Valeu. Ficou mais claro. Vejo que estou lendo as fontes erradas.
Os assentamentos citados pelo servil, estão sendo objetos de estudos apurados de MALVERSAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO. Veja a ótica, dos "assentamentos" e não confundir com ACENTAMENTO (boa palavra do dicionário):
1º - a turma INVADE propriedades produtivas;
2º - depois, esbulham a propriedade, destroem instalações, consomem o gado ou "passam nos cobres", ou "transferem" para lugares de interesse dos dirigentes;
3º - depois vem a desapropriação e ai, começam a "mamar nas tetas do governo", com "cestas básicas, bolsa família, auxilio disto, auxílio daquilo".
Na realidade, não há no Paraná, assentamentos produtivos! Há, um excesso de verbas recebidas do governo federal e, naturalmente com dinheiro no bolso - que cai do céu - igual a "manah" mandado pelo deus Lula, ai, não tem como não dar certo.
Certo, "Cervo" com "S", servil?
Sr Cezar Lima
Percebo que o Sr. eh uma pessoa esforcada e procura fazer o maximo do que sua capacidade permite, o que eh pouco, para defender o seu ganha pao.
A Justica, Sr., neste Pais eh dos mais fortes, assim nao hah de se estranhar que tenhamos acoes judiciais contra os menos favorecidos. O que evidentemente nao comprova o que o Sr. disse.
E o Sr. falta com a verdade ao dizer que os assentamentos sao favorecidos pelo governo do OME, nao eh verdade. O OME se faz passar como aliado dos menos favorecidos mas todo mundo, com mais de um neoroneo, sabe que eh mentira, ele favorece sim os "empresarios" do Agronegocio.
Entao, na verdade quem se beneficia de verbas a fundo perdido, a ponto de desviarem recursos que deveriam ser colocados na producao e comprar veiculos utilitarios carissimos e outras coisas mais, sao os do agronegocio e nao os sem-terra.
Alem do que todo ano, o governo "alivia" uma porrada de dividas destes probos cidadaos. Tanto eh que de inimigos do OME eles comecaram a serem chamados pelo OME de herois.
A direitona braba, de quem o Sr, eh partidario, se faz passar de vitima do OME quando na verdade eh a grande beneficiada de sua politica e tambem de suas maracutais. Portanto quem esta alimentando o Agronegocio eh este "manah" que vem dos ceus dados pelo OME. A grande maioria dos "empresarios" do Agronegocio, sao pessoas ignorantes, como o Sr., despreparadas, como o Sr., e semi-amalfabetas, como o Sr., portanto nao hah de se estranhar os enormes lacos que os une. Deste tipo de pessoas soh podem vir empreendimentos mal feitos e deficitarios, soh que sao sempre salvos pelo OME, a maezona dos malandros do Agronegocio. Portanto, Sr., os incompetentes sao estes e nao os sem-terra.
Alem do que, as terras da maioria do grandes proprietarios, no Brasil, sao frutos de ROUBOS, via ocupacao de terras devolutas e processos de grilagem, se o Sr. estudasse saberia disto.
E como sempre o Sr. esta errado!!!
Jah que o Sr. se mostra tao esforcado, sugeriria ao Sr. terminar a sua formacao escolar, num destes cursos para formacao de adultos e tentar comecar um curso superior, numa destas escolas particulares de Maringa, ai quem sabe o Sr. consiga organizar melhor o raciocinio e quem sabe escreva menos bobagens.
Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.