24.4.08

Artesãos entram na justiça contra prefeitura

Na reunião da Associação dos Artesãos de Maringá, realizada na noite de ontem, os associados foram surpreendidos com a informação dada pelo seu presidente, Leonil Lara, de que não poderiam expor para venda seus produtos artesanais na Feira da Canção, que começa na próxima sexta-feira. A decisão de proibir os associados, daquela associação, partiu da gerente de Turismo da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, agora no governo Shinji Gohara. Isso se deve ao fato da responsável pela gerência ter criado a Feira da Seresta, que está localizada na Travessa Jorge Amado e decidiu que quem não participasse da sua feira também não iria participar quando da realização da Feira da Canção e Feira das Nações.
A decisão, embora esteja no espírito da administração cidadã do PP, é tida como autoritária pelos artesãos. A Feira da Seresta, "que de seresta não tem nada", diz um leitor, acontece num local aonde somente passa estudantes a caminho da UEM. Como comerciantes, muitos artesãos entenderam que o local é impróprio para a localização da tal feira, pois eles têm despesas com deslocamento, têm trabalho de montar e desmontar sua barraca e acabam indo para casa sem vender nada por falta de compradores. Resultado: a decisão da gerente, Rosângela Danielides Arrabal, obrigou o presidente da Artemar a entrar com uma liminar, para garantir aos associdados o direito comercializar seus produtos na Feira da Canção.

20 pitacos:

Anônimo,  10:19  

Eu passei por lá várias vezes. Fico penalizado com a situação daqueles artesãos. Tem mais barracas do que gente. Acredito que o novo secretário da SEICT altere essa situação deslocando a tal Feira da Seresta para um local mais central, por exemplo a Praça Napoleão Moreira da Silva. Assim o local poderia ser um espaço de encontro de marigaenses e turistas ao invés de ficar às moscas como já ocorre em cidades como Curitiba.
Agora, se o presidente da Artemar tem que recorrer à Justiça para que seus associados possa expor seus produtos, isso é o cúmulo, e se a atual administração se diz cidadã, gostaria de saber se os artistas populares estão excluídos dessa suposta cidadania.

Anônimo,  10:22  

ESTE JAPONES SHINJI G. ESTA APRONTANDO TUDO, VAI QUEIMAR A CARA JA JA, E MUITO PETULANTE PELO TAMANHO FALA ALTO DEMAIS NÃO TEM MUITO RESPEITO AOS EMPRESÁRIOS ETC...JAPONES CUIDADO TUA BATATA ESTA ASSANDO FICA LIGAD SEU MANÉ...

Anônimo,  11:31  

Eu nunca ouvi absurdo maior que este!
Que mulher ridícula! Ela emburrou?

O que é isso? Ela "decidiu que quem não participasse da sua feira também não iria participar quando da realização da Feira da Canção e Feira das Nações"

Está louca?

O artesanato aqui em Maringá já é menosprezado ela ainda faz isso!



Nossa estou indignada!

Sr.candinha

Anônimo,  13:51  

TEM MAIS É QUE ENTRAR COM LIMINAR MESMO. O QUE ESTAS PESSOAS DA PREFEITURA PENSAM QUE SÃO? QUEREM VER SE CONSEGUEM CONVENCER A POPULAÇÃO DE QUE AQUELE LUGAR DA RUA 24 HORAS É BOM. QUEREM ENFIAR GUELA ABAIXO AQUELES BARRACÕES VELHOS EM SUA LATERAL, A FIM DE DIZER QUE A CIDADE POSSUI UM LOCAL PRÓPRIO PARA " um mercado municipal " . NA VERDADE O LOCAL IDEAL SERIA A NOSSA VELHA RODOVIÁRIA. SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER. A ANTIGA COBAL JÁ ERA. AGORA A RODOVIÁRIA E DAQUI A ALGUNS ANOS, O QUE FARÃO???

Anônimo,  15:28  

A Gerente de turismo, topetuda, é indicação de uma vereadora.

Anônimo,  16:58  

O local onde e realizado a Feira da Seresta e o melhor espaco que tem na cidade e sera uma grande feira dentro de pouco tempo. Como tudo o que comeca tem os seus percalcos, nao poderia ser diferente com a feira.Tem artesoes que vendem muito bem nesta feira. Para os associados da ARTEMAR talves nao e viavel porque alem dos custos normais que se tem para participar, tem o DIZIMO QUE SAO OBRIGADOS a pagar para a associao.Uma porcentagem alta sobre as vendas. Agora os artesoes participam de todas as feiras, com chuva, sol, com vendas, sem vendas e o pessaol da ARTEMAR so que ficar com o file. Tem que ser assim mesmo, OU PARTICPA DE TODOS OU FICA DE FORA.

Anônimo,  19:48  

O duro `e ter que enfrentar a vereadora "dona" do artesanato ditar as regras por debaixo dos panos! Na praca Napoleao M Silva sim, seria um otimo lugar, pois durante as festividades natalinas sempre funcionou bem por la nao e?

Anônimo,  20:00  

O principal a ser discutido é se o que se vende na feira da seresta e realmente artesanato(O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto), manufatura( processo de produção de bens em série padronizada, ou seja, são produzidos muitos produtos iguais e em grande volume. O processo pode ser manual (origem do termo) ou com a utilização de máquinas.)ou é "industrianato"( o artesanato de grande escala de produção, a industria do "souvenir" e da lembrança, também denominado de "artesanato estereotipado". . Em geral são produtos banais, de baixo custo e grandes volumes, que vulgarizam elementos típicos da cultura local ou da moda vigente. Em virtude de suas características estes produtos podem ser produzidos independentemente do seu local de origem, não trazendo neste caso nenhum benefício à região).

Nao e certo que pessoas busquem produtos prontos para serem vendidos numa feira de "artesanato", assim como nao é certo proibir o artesao de expor e vender seus produtos.

A historia de permitir ou proibir de acordo com a participação ou nao em determinado evento, soa como retaliação.

Quanto a cobrança
de "dizimo" como diz um dos anonimos deve-se ficar atento ao fato de que toda e qualquer associação precisa de fundos para ser admnistrada/gerida, e que se realmente ocorre cobrança, essa deve fazer parte da convenção da associação, outro fato é que so se associa quem quer. Alem do que a prestação de contas pode e deve ser cobrada pelos "associados"

Quanto a estar participando "de todas as feiras chova ou faça sol, com vendas ou sem vendas" mostra claramente que alguma coisa esta errada nesta forma de participação, pois o certo seria o artesao participar das festas/feiras que quisesse ou melhor lhe aprouvesse, mostra tambem a incapacidade da secretaria de organizar bons locais para venda de artesanato, empurrando o artesao para qualquer local.

Anônimo,  21:31  

A lei da feira da Seresta não foi esclusividade de uma única vereadora, ja que os nobres da Câmara Municipal de Maringá...APROVARAM.
A gerente de Turismo tá entre a Cruz e a Espada por que os artesãos que participam da tal feira da Seresta, estão obrigando a cumprir a lei e o regulamento.
Fizaram até um abaixo-assinado pedindo que a gerente de turismo não permitisse a participação de artesãos
que não fossem lá na feira da seresta, tomar chuva...vento...frio...,até sem vender nada. Sofrendo pra burro!
Não é justo mesmo, ir só nas feiras
grandes como: festa da Canção; festa das Nações; Natal; Etc...
Só comer Filé... Não dá mesmo!

Anônimo,  21:56  

No tempo que a Artemar tinha o monopólio do Artesanato, não deixavam ninguém participar. Tinha uma lei e um regulamento que usavam para impedir a participação de qualquer associação ou Artesão.
Agora tem uma lei e também um regulamento e só a Artemar não quer cumprir e aceitar.
A lei não é para todos ?
Não tem que se cumprir as leis ou estas não valem mais ?
Já dizia um antigo provérbio..."Não
faça com os outros o que não queres para si."
"Um dia é da caça o outro do caçador."
Eu acho que agora é a vez da CAÇA!
Se tem lei e regulamento, tem que se cumprir...
Procurem saber sobre isso...

Anônimo,  22:23  

Eu não entendo...
Me RESPONDA!
A Artemar está dividida ?
Como é que a Artemar vai entrar na justiça para garantir a sua participação na festa da Canção/2008 e tem associados da mesma Artemar expondo na festa da Canção e também participam assiduamente da feira da Seresta.
Se há dois grupos dentro da Artemar...
Acho que é birra do grupo que quer sombra e água fresca!

Anônimo,  22:55  

So pra deixar claro uma situação, a lei que instituiu a Feira da Seresta(PLO 7224/2006)nao diz em nenhum de seus artigos que sera vedada a participação de artesaos em outras feiras que nao frequentarem a mesma. Outra coisa sao 3 os autores da referida lei.

Anônimo,  09:36  

O que acontece e que a Artemar tem um presidente vitalicio(dono mesmo)que orienta os seus artesoes para que nao participem da Feira da Seresta por ser idealizado pela prefeitura.Mas nem todos estao seguindo sua orientacao e estao participando da Feira da Seresta, da Cancao e vao participar tambem da Festa das Nacoes. A uma perguntinha...Barraca de cocada, algodao doce, chocolate sera que e artesanato....., para Artemar deve ser.

Anônimo,  23:53  

Já disse o cineasta que "quem deseja ser protegido deve resignar-se a ser protegido até as últimas consequências". Digo isso àqueles que querem ou necessitam da proteção de um presidente de uma associação que lhes cobra dízimos quando existe uma feira popular mantida pela prefeitura da cidade, aberta a todos os artesãos e que não lhes cobra taxa alguma. Cobrar dízimo de dezenas de artesãos é muito pior do que vender produtos que não são genuinamente artesanato em uma feira de artesanato. Não vejo sentido em existir uma associação quando já temos uma feira que acolhe todos os artesãos da cidade. Outra coisa: que eu saiba, na feirinha de artesanto tradicional de Curitiba e de São Paulo também existe uma exigência de assiduidade, o que acho muito válido já que aquilo é um trabalho como outro qualquer. Turismo a gente faz nas férias...

Anônimo,  15:55  

Gostaria de esclarecer alguns fatos que me parecem bastante equivocados.
Primeiramente, há fatores de vária ordem, que, parece-me, estão mesclados a interesses distintos.
Esclarecei, neste espaço, alguns itens.
A Feira da Serestra, criada pela PMM, destina-se a qualquer artesão, pertencente a associções ou não (como, aliás, já ocorre, visto que, só da Artemar, são quase 30!!!!!.).
Em segundo lugar, essa Feira não recolhe 20% do valor líquido (sim, líquido) dos artesãos, como acontece, por exemplo, com A Artemar. Ora, o presidente vitalíco da Artemar, concedeu entrevistas iradas e vosciferadas contra a prefeitura, não porque se importa com seus associados, mas porque perderá seu gordo filão. Acrescento que a PMM, além de oferecer o espaço para a realização da Feira da Seresta e de outras grandes feiras, também tem agraciado os artesãos vinculadas à PMMM com a participação gratuita na Expoingá.
Ora, parece-me que a ira do presidente da Artemar está vinculada a essas 'regalias' concedidas àqueles que arduamente participam, faça chuva ou faça sol, da Feira da Seresta, às quartas-feiras.
Uma outra questão diz respeito ao espaço em que a Feira da Seresta acontece. É certo que o espaço não é favorável a alguns artesãos, visto que se trata de um local um pouco distante do centro comercial maringaense. Entretanto, muitos deles gostam do local e alegam, inclusive, que o espaço é muito bom para venda e estabelecimento de contatos com pessoas que querem encomendar produtos.
Não obstante, o presidente da Artemar alega que seus associados não participam da Feira da Seresta às quarta-feiras porque eles não estão "passando fome e NÃO estão precisando vender para comprar um prato de comida" (palavras do próprio Leonil, "DISTINTO CIDADÃO MARINGAENSE, PRESIDENTE DA ARTEMAR E DONO VITALÍCIO DO CARGO". Não é demais? Ao que tudo indica, ele não respeita seus associados e está perdendo terreno para outras associações que surgem a cada dia.
Ele precisa ententer que a Artemar não é dona do artesanato local, muito menos é a única.
As pessoas que estão deixando suas opiniões neste blog deveriam ter mais conhecimento da causa para depois opinarem de forma CONSCIENTE.
Para finalizar, Rosangela Danielides vem desenvolvendo muito bem sua tarefa junto à Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e, ao contrário do que o presidente da Artemar divulgou, ela não nos obriga a fazer o que ela quer; nós apenas cumprimos o que está na lei. Em contrapartida, conquistamos as 'regalias' concedidas pela PMM, as quais Leonil tanto vislumbra, sem sucesso, é claro!

Anônimo,  21:46  

Olá caros leitores, eu já editei este texto no mínimo uma dúzia de vezes mais decidi simplesmente dizer que se a ARTEMAR que ter o direito de expor que ela cumpra com os deveres para com o mesmo, na lei municipal não há menção a obrigação de expor na feira da canção pois simplesmente a lei diz que o regulamento para expor será feito pelo órgão responsável a prefeitura, resumindo a ARTEMAR que ser uma exceção ao regulamento agora me digam, quantos de nos não aceitamos o regulamento que esta descrito em muitos lugares como: restaurantes, mercados, padarias; se quisermos ir a estes lugares devemos ir de acordo com o regulamento dos mesmos.
Caso a ARTEMAR queira participar da feira da seresta para poder ir a da nação eu não vejo problema mais acho que não daria para ele ir de qualquer maneira já que nem mesmo ele tem cadastro como artesão na prefeitura como pede a lei.
Acho pessoalmente que a prefeitura esta certa em nos por na travessa Jorge amado( rua 24horas), a alternativa dada pelo nosso caros amigos da ARTEMAR e de nos por na praça Napoleão Moreira da Silva, praça que tem em um de seus lado a avenida Brasil que como muitos sabem e cheia de garotas de programa e travestis(também de programa), o que eles pensam que os artesões são ,ou estão no mesmo nível dos mesmo acima citados ou que as pessoas que usufruem de tal lazer são ótimos compradores, aaaa! quem sabe eles acham que os pais iram freqüentar mais a feira sendo essa rodiada de “conteúdo impróprio para menores”,logicamente a feira longe de tais fatores traz mais benefícios para cidade.
Em fim devo dizer que quanto mais disponibilidade de turismo noturno(não aquele relacionado a sexo) melhor vai ser a imagem da cidade, sendo assim mais cogitada para o turismo!!
A sim caso não conheção o presidente da ARTEMAR ele não é aquela vitima que parece ser nas reportagem ele é ríspido e sarcástico aparenta ser uma pessoa de “pavio curto” e encrenqueiro, o objetivo dele e simplesmente este causar bagunça e dar mais dor de cabeça para prefeitura! Sejamos conscientes leis são leis e devemos respeitá-las!!!
Antes que me esqueça o vitimado dos jornais ou seja a ARTEMAR anunciou para todos os artesões presentes neste momento na feira da canção que eles viram mesmo sem a permisao da prefeitura e arrancaram as barracas de todos aqueles que estão a ocupar o espaço que antigamente eram deles, vejam só eles são os coitadinho mais querem usar de força para adquirir algo que lhes foi retirado por sua própria arrogância !!! só lembrado que quem da o primeiro soco é quem está errado!!!

Assinado: por mais um anônimo

Camila Mello 12:45  

Oi eu sou Artesã e participo da Feira da Seresta e Artesanato,nos fazemos a feira com prazer e não por obrigação com estão dizendo pois se quisermos que a popilação maringaense nos conheça não podemos desistir sei que aos poucos vamos nos tornar conhecidos por todos.Hoje estão falando muita coisa sem fundamento.A Artemar não foi proibida de participar de feira nenhuma foi convidade a participar da feira da Seresta e como prova tem alguns artesão que fazem a feira que e da Artemar.Existe uma lei na qual diz que so poderia participar da festas grandes tipo (Canção e Nação)quem participasse da feira da Seresta pois não e justo mais de 80 artesão fazer a feira da Seresta inclusive alguns da Artemar,e outros so irem nas festas grandes.Se existe uma lei vamos cumpri-la seja la que for.Então me doi muito saber que estão nos juulgando sem nem mesmo virem nos perguntar a verdadeira historia.alguns devem ter assistido uma reportagem onde um (fulano que sempre fala em respeito)nos chamou de "morto de fome",nos somos cidadão,trabalhadores honestos e Artesão com muito orgulho.Ficamos calados ate agora pois chega vamos mostrar a verdade paraque todos possam conhecer.Venham nos conhecer teremos o maior prazer em monstrar os nosso produtos que são de muito bom geosta e qualidade.

Claudia 13:18  

Eu sou artesã e não entrei na justiça contra Prefeitura para participar de feira.Pois sou cadastrata na Prefeitura e cumpro a Lei coisa que a ARTEMAR não esta fazendo pois e ela que entrou na justiça que isso fique bem exclarecido.Se existe uma regra devemos cumpri-la pois não e justo so a ARTEMAR não fazer a Feira da Seresta e Artesanato (porque eles não quereme)e participarem das festas grandes.Pois tem muitos artesão que fazem parte da ARTEMAR que cumprem a Lei e fazer a feira da Seresta todas as quartas com os demais.Samos uma feira muito unida e muito bom faze-la as quartas.Não samos "mortos de fome" com o fulano disse.Samos sim vitoriosos.Parabens a todos os Artesão da Feira da Seresta eu amo vocês.Faça chuva ou faça sol estamos la.Quem quiser nos conhecer e mandar recados de apoi entrem no nosso orkut(Maringa Feira da Seresta e Artesanato)

Anônimo,  09:09  

Me adimira muito o Leonil Lara (presidente vitalicio da ARTEMAR)cobrar por justiça e falar em direitos.Ele não respeita lei nenhuma pois ele e presidente da ARTEMAR e sua mulher Sueli Lara e a tesoureira,isso não pode foge as regras de qualquer associação.Faça o meu favor seu Leonil Lara vamos respeitar as leis,o do bigode!Que feio.Ainda cobra porcentagens dos seus associados em todas as festas que vcs fazem.O sei Ringon procurar saber mais das coisas que acontecem dentro da ARTEMAR vc vai ficar horrorisado,investigue sei que e bom nisso faça valar a justiça e monstre a verdade par nos maringaense,contamos com vc.Fique de olhoooooooooooo.

Anônimo,  18:41  

sou artesã no rio grande do sul,e estamos passando por um problema parecido:Nao somos respeitados e nem valorizados pelo atual prefeito da cidade.Creio que teremos que nos unir para criar uma lei federal que nos proteja como uma classe trabalhadora.Vamos pensar muito nisto no dia que irmos as urnas.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima