Técnico e político
A Controladoria Interna dos municípios deve ter, entre outras atribuições, a de orientar, acompanhar, fiscalizar e avaliar a gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos setores da administração direta com vistas a regular a racional utilização dos recursos e bens públicos. Por ser um órgão eminentemente técnico, há orientação para que o comando da Controladoria Interna seja entregue a funcionários de carreira, que conhecem o funcionamento da máquina administrativa.
Em Maringá, além do secretário ser uma indicação política (entregue a uma ONG, mas indicação política), de um não-servidor municipal, a secretaria tem abrigado acertos políticos-partidários. É onde se vê, ao lado do Gabinete do Prefeito, um número considerável de nomeações em cargos de confiança. "O final dessa história não será bom", comentou comigo uma pessoa da área.
7 pitacos:
Esta Controladoria é uma ficção!
A controladoria interna de órgão (ou poder) público ou privado, se dá, de fato, com a atuação harmoniosa de todos os servidores e dos agentes políticos que fazem a máquina pública funcionar. Quem faz café ou quem cuida da limpeza controla os estoques, os suprimentos e a qualidade dos seus serviços. O motorista cuida dos veículos, manutenção, consumo, o engenheiro, das obras, os professores da educação, o pessoal das finanças devem zelar pela arrecadação e bom emprego dos recursos públicos. Os contadores devem se ater as obrigações legais de só processarem despesas e pagamentos desde que conformes com os princípíos da legalidade, legitimidade, economicidade e cumprimento dos programas e metas, com os devidos cálculos de custos e análise dos resultados. Zelar pela probidade dos agentes públicos e evitar desvios é uma de suas obrigações também. Ao prefeito cabe nomear pessoas capacitadas e honestas para executarem as funções necessárias e evitar que, também eles, se locupletem e percebam que as atividades meios são importantes, mas mais importantes são as atividades fins. Auditorias podem ser contratadas com contadores capacitados, pois os desvios aumentaram muito a partir do momento que outros profissionais passaram a exercer a superposição ou duplicação de meios. Há inclusive quem queira transferir essas responsabilidades complexas ao povo que não fiscaliza... Pode?
Agora, isso de pouca eficácia será se o egrégio continuar gargalhando e a cega rindo como estão.
Ivan
Se é cargo politico não sei.Mas que este cara de nome esquisito que esta lá é do mau,ah isso é!!!
Cara mais sem sal e sem açucar ta na cara que ele veio de onde não queriam ele por não servir pra nada nem coisa nenhuma.Só esta lá pelo salario que nunca teve na vida.
O que de fato e o tal do Zanoni, nunca eu ouvi este cabra falar nem na casa do Noca! (sic) desculpe Lukas, foi mal, la só tem gente de moral né.
O que de fato e esse tal do Zanoni, nunca eu ouvi este cabra falar, nem na casa do Noca! (sic) desculpe Lukas, foi mal, la só tem gente de moral né.
VICHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Na realidade em um país devereiasmo trabalhar para que o povo fosse a contraladoria e não pessoas que não tem ompromisso com dinheiro publico. Mas vamos observar, que realmente faz a maquina funcinar somos nós trabalhadores ou essa cambada de politicos do Brasil, de cada 4 anos é assim vem ele e suas crias de sanguesuga do dinheiro do povo,
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.