29.3.08

Por uma sociedade menos corrupta

A nova condenação do presidente da Câmara Municipal de Maringá, João Alves Correa (PMDB), do ex-vereador Divanir Moreno (PMDB), de um assessor de John e de dois sócios da Loteadora Santa Alice, é uma vitória do Ministério Público local (que havia perdido praticamente por duas vezes) e do denunciante, Jorge Canova, que sofreu na pele por ter revelado este esquema de corrupção. Foi ruim, no entanto, para o atual diretor do Fórum, que teve sua sentença reformada pelo Tribunal de Justiça. O acórdão reconhece que os então vereadores receberam R$ 150 mil de propina, em duas vezes, para aprovar o destombamento do prédio da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná para beneficiar uma loteadora que queria construir ali um shopping-center.
Em Londrina, o vereador Henrique Barros (de novo, PMDB) foi preso por ter exigido R$ 9,9 mil de um empresário para a aprovação de um projeto. Os crimes são vizinhos (artigos 316 e 317) no Código Penal, mas apesar de o valor da propina dos vereadores maringaenses ter sido 15 vezes maior não haverá pena de prisão. A justiça neste caso costuma oferecer aos condenados a possibilidade de seguir regras rígidas de convivência social e/ou a prestação de serviços comunitários. Mas, de qualquer forma, se trata de uma vitória na construção de uma sociedade menos corrupta, pois pode frear e, quem sabe, evitar, a volúpia de alguns políticos de ter vantagens pecuniárias usando o cargo público.
A ação que culminou com a condenação de dois políticos, um assessor e dois empresários da Santa Alice foi iniciada em 27 de novembro de 2003, assinada pelos promotores Laércio Januário de Almeida, Lafaiete Barbosa Tourinho e José Aparecido da Cruz.

PS - Esqueci um nome nessa história toda, e o Ivan me lembrou: João Batista Beltrame, o Joba, então vereador, foi quem, procurado por Canova, indicou o MP como caminho para se chegar à justiça.

13 pitacos:

Anônimo,  11:14  

O autor da denúncia, o Canova, da Imobiliária Canova, lá do Hermann, deve estar rindo a toa. Parabéns, Canova.

Anônimo,  11:22  

Rigon quantos corruptos foram livrados por esse togado narizudo!!!

Anônimo,  12:54  

olha se o juiz eleitoral deixar o sr.john alves correia ser candidato novamente nestas eleiçoes eu me mudo para o paraguay,pois ai nesta terra nao tera mesmo justiça,cara é condenado por varias vezes e ainda pedira voto para o povo....tomara que seje banido da politica,por favor...movimento já....john,edith,marcia socrepa já cassada,bravim,dorival dias,altamir,..fora já.

Anônimo,  12:55  

Parabéns à Promotoria. Só em Maringá este ridiculo do destombar um prédio, para construir shopping. Ora, que vá se danar, ese al de shopping para cá, shopping para lá. Olha que coissa horrorosa que a Santa Alice fez com aquele pedaça de terreno que era da parte do prédio da Companhia. Umas lojas de mal gosto. Deveriam ter preservado o terreno todo. Ficou horrível aquilo agora esconde o prédio da CMNP.

Anônimo,  13:46  

RIGON:
A JUSTIÇA METE OS CARAS NA CADEIA, COMO FOI O CASO DO MALUF, MAS AI VEM AQUELE "POVINHO" QUE O HOMEM FALOU QUE IA MANDAR E VOTA NESTES PILANTRAS.
DEPOIS DE PERDOADOS PELO VOTO DO "POVINHO", ELES FAZEM PIOR.
DIOGENES

Anônimo,  14:41  

Esse John não presta mesmo hein... o duro é que deita e rola e ninguém vê esse sujeito na cadeia.

Anônimo,  16:07  

Lendo a narrativa da denúncia, o Canova, me recordei de um fato que ocorreu comigo.
Caramba denunciei um esquema de fraude que era simplesmente uma berração, fiz a própria denúncia ao promotor.
Imagine que depois de alguns meses ocorreu uma operação e fui preso, diabo não sabia que a fraude contava com o apoio de uns peixes graúdos, me ferrei, me lascaram no cadeião, me denunciaram em um monte de inquéritos que nada tem haver com o esquema que denunciei e os Mentores da Fraude continua livre, leve e solto.
Enquanto eu tô me ferrando para me livrar das mãos de uns deles.
Eu muito inocente entreguei o ouro pro Bandido. E fui pro cadeião, também quem mandou eu denunciar um esquema tão grande e tão bem articulado que rendia muito à uma dúzia de pessoas.
Eu pergunto alguém pode me responder?
Se correr o bicho pega se ficar o bicho come e então oque eu faço?

Tô ferrado.


Mundo perdido.

Anônimo,  16:10  

Calma gente, a batata dele está assando. Ou mais cedo ou mais tarde ele chega lá. É so questão de tempo! Ou vocês duvidam que ele vai para cadeia??? grave isso, é questão de dias, aguardem! É só ficar inelegível e não possuir dinheiro público para c.... sua liberdade, rapidinho estará condenado e daí, sim, será preso. Enquanto ele estiver com a mão na poupuda grana da câmaraa ele compra desde os amigos vereadores que o elege quantas vezes ele quiser ser presidente daquela camara, até muitas autoridades que você nem é capaz de imaginar.

Anônimo,  16:42  

resposta ao anonimo das 16;10.
Eu que fui pro cadeião quando fiz a denuncia da fraude milionária sei sim; que muitas autoridades são servos do Rei e como sei.
Imagina vocês eu fiz a denuncia entreguei de mão beijada e depois me prenderam numa mega operação, diabo eu nada tinha haver com aquela denuncia e tão pouco com a fraude.
Mas para meu desespero eu também não sabia que tinha tantos peixes graúdos neste esquema trilhonário.
Achei que estava fazendo o bem para a população Maringaense e pras autoridades, me dei mal eles não queriam que fosse descoberto esquema que fraudou muitos milhões, e eu coitado de mim é que fui pro cadeião pode???
Que País é este de delinquentes, onde os inocentes é que paga pelos delinquentes.
Com todo perdão e respeito a você RIGON e a vocês Leitores deste Blog ( cambanda de corruptos, safados delinquentes, bandidos que vendem a alma pro diabo e é capaz de condenar inocentes pra esconder os verdadeiros mentores malditos sejam todos vocês).
Quanto a você RIGON TE RESPEITO TE ADMIRO,pela tua íntegridade pessoal e pelo profissionalismo (JORNALISTA)que você RIGON tem nos demonstrado e pela tua coragem de colocar no teu blog seja quem seja, a verdade como ela é na íntegra.
Obrigado Rigon por Existir e por ser o quê é simplesmente um GRANDE JORNALISTA.
THE BEST OF THE BEST.
(O MELHOR DOS MELHORES).

UM GRANDE ABRAÇO RIGON.

Anônimo,  17:51  

Tá vendo o que se ganha por mexer com predios históricos em Maringá, para fins de pura especulação imobiliária.
Puxão de orelha em diretor de Forum, reforma de sentença y vitória do ben comum.
Anota essa tio e pendura na frente da Rodoviária.

Anônimo,  18:19  

Ao nobre das 17;51.
Espera a história ainda não terminou, calma muita calma nesta hora, nobre das 17;51.
Se referiu-se ao fato de eu ter ido pro cadeião você esta equivocado, ainda é cedo pro graúdos cantarem Vitória.
Como mencionei no inicio a história da fraude trilhonária ainda não acabou não.
E ainda verás neste blog digno de muito respeito o final o desfeicho desta história que ainda mal começou.
Então nobre das 17;51, calma muita calma nesta hora.
Teremos o dia seguinte da denúncia espere e verás.

Anônimo,  00:00  

Espero tanto dessa palavra ou ato "JUSTIÇA", Senhores(a) autoridade judiciária nós tivemos a infelicidade de ver dois laranjas ir presos.

- Paulo Porpiglio
- Paulick

É lamentável todos os dias temos que estar ouvindo ou lendo que algum políticos foi condenado, ou algum político supefaturou.

É em Maringá nada!

Senhores Juizes, Promotores voces são diferentes das autoridades de Mandaguari, Londrina, Paiçandú.

Nestes municípios a cassação e imediata,socorrooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!

Anônimo,  09:25  

concordo com o anonimo da 00;00 hrs.
por quê senhores juízes, promotores, vocês autoridades da LEI agem diferente das outras cidades ja citadas londrina, paiçandu, mandaguari, onde a cassação é imediata seja quem seja.?
Oque acontece longe dos olhos público que a Justiça somente aqui em Maringa não é aplicada?
O quê acontece nos bastidores das autoridades senhores autoridades que é esta cidade esta totalmente desprovida de LEI E DE JUSTIÇA?

socorrooooooooooooooooooooooooooooo

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima