28.2.08

Minha primeira visita pastoral

Do artigo semanal de dom Anuar Battisti:

Depois de dois anos e quatro meses caminhando com a Igreja que está nesta Arquidiocese, iniciei as visitas nas paróquias, cumprindo assim uma missão que me foi confiada. A cada cinco anos, tenho como dever visitar as cinquenta e duas comunidades paroquiais, além das celebrações de missas e de confirmação que faço cada ano. Como bispo, se faz necessário, estar mais perto da realidade em que vive o nosso povo, conhecendo, sentindo, participando, marcando presença no caminho da comunidade, seja no campo religioso como social e político. Esse conhecimento é extremamente necessário porque o pastor deve conhecer as ovelhas e chamá-las pelo nome, a fim de dar a vida amando sempre, amando por primeiro, amando a todas.
Na íntegra.

6 pitacos:

Anônimo,  21:46  

Dois anos e quatro meses pra planejar uma visita pastoral? Meus deuses! Dinamismo chegou ali e parou.
O cara demorou quase o tempo de vida pública de Jesus, e olha que depois dele ja estamos com quase 2000 anos de experiência.

Anônimo,  08:58  

Eh querido anônimo, seja Arcebispo para você se não tem trabalho.

[Inúmeras missas, reuniões, marcar presença em atividades paróquias, organizar eventos arquidiocesanos, gravar o programa na TV e no rádio, dar entrevista para imprensa, participar de atividades do Estado (Regional Sul II como é classificado o PR na CNBB), fazer cursos, atender a leigos e religiosos... e MUITO MAIS..]

Não é simplesmente ir até ao local e fazer uma visitinha básica (como ir à casa de um amigo – conhecido e tomar um cafezinho). É passar uma semana inteira indo e vindo, pra lá e para cá, conversando com muita gente, reunindo-se com diversas autoridades...

PENSE BEM ANTES DE RECLAMAR. Antes ter ido dois anos depois de muito planejamento, do que nunca ter ido neh?!!!

Anônimo,  13:56  

É verdade. Arcebispo nao é Jesus Cristo. Nem da pra comparar, porque Jesus nunca ficou lidando com a papelada dos fariseus. Ele ia logo virando a mesa dos banqueiros, acusando os fariseus, e nao saia da casa dos pobres. Este era O Cara. Agora nao so a bispaiada, mas o clero em geral, so tem tempo pra contabilidade, afinal, o sucesso pastoral se mede com o saldo do dizimo, ou com o capital, né mesmo? Diz ai qual é o primeiro assunto da pauta da reuniao do colegiado da diocese?

Anônimo,  14:11  

Uma visita pra conhecer as pessoas, é preciso planejar muuuuito. Qual é o planejamento? Um cronograma? Custos? Capacidade da paroquia de sustentar a pompa por uma semana? Qual autoridade visitar? O que dizer? Como usar os talheres?
Pensei que o paroco pudesse fazer um resumo da situaçao da paroquia, que soubesse onde moram os mais pobres, as prostitutas, os orfaos ,as viúvas, as maes solteitras, os homossexuais, os divorciados, os doentes, os estropiados, os afastados da sociedade.
Mas, peraí, quem disse que fazer visita pastoral é deixar as 99 no reduto para recolher a ovelha perdida?
O bispo nem sabe o nome das 99, nem qual é a mais gorda, a que da mais lucro no abate, a mais influente, a mais promissora, etc. porque vai visitar as que só dao trabalho e nenhum lucro? Tem que saber gerar o patrimônio que se tem, e nao o que já tá perdido, né mesmo? Ou vocês pensam que cristianismo e capitalismo sao antônimos?

Padre Carlos André 22:34  

É claro que uma visita pastoral implica em dar tempo para que as paróquias se preparem para receber e apresentar seus trabalhos ao seu pastor, de quem recebem o mandato de evangelizar. Mas é claro também que este tempo é mais do que necessário para que elas se adequem ao projeto pastoral da diocese, o qual precisa ser amadurecido na escuta e no diálogo com todas as instãncias evangelizadoras, que inicialmente devem ir ao Pastor. Parabéns Dom Anuar, o Sr. conseguiu o que muitos passam a vida tentando! Bem se vê que para não compreender tudo isso precisa ser anônimo mesmo.

patrick 23:07  

anônimo sou cida da paroquia nossa senhora da esperaca em sarandi convido você para acompanhar a visita de dom anuar em nossa paroquia do dia 7 a 14 /9 /008 depois peço que voce de sua opinião sobre oque e visita pastoral

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima