Uma obra de arte pode ser destruída
A desapropriação de parte do terreno dos Villanova foi uma decisão da administração cidadã do prefeito Silvio Barros II (PP) tomada em agosto último. Até então não estava nada planejado de, estendendo-se o túnel ferroviário, ter que alargar, naquelas proximidades, a via que ficará na superfície.
No terreno dos Villanova - desapropriado de forma surpreendente pelo município - mora a ex-mulher do irmão do prefeito, o deputado federal Ricardo Barros (PP). A desapropriação, feita judicialmente na 6ª Vara Cível, não atinge apenas árvores; pode acabar, se ninguém fizer nada, com um conjunto artístico construído ali em 1945 - que inclui uma pequena piscina ornamental em forma de coração, três viveiros de pássaros exóticos, um espaço para descanso, um portal e uma pequena gruta para a santa. O conjunto foi construído por um artista italiano e inclui uma carranca vinda da Itália. Todo este espaço corre o risco de ser destruído, e talvez ainda hoje, o que seria um verdadeiro atentado à história da cidade.
15 pitacos:
Rigon, ao lado da AABB, esquina da av Carlos Borges X Teixeira Mendes, existia um bosque que a 3 anos esta desaparecendo, sem que ninguem fale nada, os conservadores tem dois pesos e duas medidas?
Aqui mesmo postamos pelo menos duas vezes obre este caso, inclusive com filmagem do local.
Esse Silvio é um perigo com um machado na máo,
Imagina seu irmão que tem uma moto-serra.
O PV está fora desta aliança.
Leio todos os dias seu blog, aprecio muito seus comentários. Mas sinceramente gostaria de saber se para vc há alguma alternativa que não fosse esta. O fato é que não se trata somente de desapropriar este belo e historico espaço e sim a continuação de obras extremamente necessárias para o densenvolvimento da cidade.
Da maneira como foi escrito parece que não há nenhum beneficío na desapropriação. Parabéns pelo blog.
Pena! uma 0bra de arte como esta não ser de livre acesso ao público. Tanto as árvores como os ornamentos eram desconhecida pelos maringaenses, agora que vai destruir tudo é defendido e mostrado ao povão. ATé mesmo aquela propriedade a maioria passam por ali sem saber de quem era ou é. Não dá para expremer a avenida um pouquinho mais pra lá? Só falta agora deixarem a árvore e derrubar a rodoviaria para a abertura da pista. Esta árvore dá pra fazer bastante móveis, talvez até uma nova escrivaninha para os leitores. Falam mais compram moveis de madeira. Que demagogia! Apesar disto tudo, confesso que estou triste com a derrubada, e até mesmo do espaço cultural que ali existe, que aliais não conhecia.
A extensão da avenida não estava projetada para atingir a propriedade dos Villanova. Ou seja, há solução alternativa. VOlto a perguntar: quem quer fazer as coisas claras, certas e transparentes corta árvores num domingo?
Concordo com voce Rigon, ate poderiam alargar a avenida do outro lado, que tem construçoes antigas e depositos de ferro velho
Entao algum orgao governamental do Requiao esta tendo dois pesos e duas medidas, ou melhor duas medidas para um so peso.
Na avenida Bento Munhoz, também derrubaram uma árvore centenaria no ano passado, para construir um Predio Privado de Plano de Saúde. O prédio já esta para ser inaugurado, e da árvore nem se lembram mais. Aliáis como era empresa privada e não pública não fizeram tanta poooooliticagem em cima. Tudo seria mais louvavel se não tivesseObs picuinhas politicas.
obs. Não sou a favor de derrubar a árvore. Mas sei lá, apenas pergunto, os que defendem já plantaram alguma árvore. Eu pelo menos posso dizer que já plantei dezenas, não é que eu trabalhe com isto, e sim gosto delas. Inclusive volte e meia visito elas e bato um papo legal com a árvore.
Rigon não vai censurar de novo comentario sobre o Jorge, voce gosta de cortar comentario a respeito dele. Não sei Porque.
Ete Jorge Viralobo, alem da máquina fotografica dele, faz alguma coisa benefica para o meio ambiente. Confesso que não conheço nada que o intitula ele com a natureza.
Tempos atráz, ganhei duas frutas de uma pessoa desta propriedade dos vilanova. O nome da fruta é lixia ou parecido com isto. Foi a primeira e única vez que vi e comi este tipo de fruta. De imediato plantei os dois caroços, deles uma nasceu,e a planta ja esta com quase dois metros, acredito que daqui alguns anos estarei comendo das frutas produzidas por ela. Isto é preservar a natureza e espécie.
o'buracao" da via ferrea já foi aberto.
A derrubada, feita em um domingo, com autorização a toque de caixa pelo IAP (quem precisa de alguma autorização do IAP sabe como demoram) deve ter algum outro interesse, provavelmente obscuro.
Nunca, mas nunca mais, votarei em alguem da familia Barros ou em quem eles apoiarem.
E ai rigon Quanto vc levou para descer da árvore, o acerto foi grande pois levou duas horas, a culpa é sua se vc não descesse de lá a árvore estaria inteira ja pensou nisso? que vergonha se vendeu para descer da árvore.
Rigon, acho que você é obtuso ao querer preservar a pornoviária, mas acabar com essa construção e a árvore centenária é um crime. A avenida nem será prolongada. Não havia nem motivo para cortar a árvore.
Passei hoje à tarde por lá e vi a árvore caída. Absurdo.
Esse paulino mexia (minúsculo mesmo) é um x, muitas vezes foi solicitado a ele ajuda em assuntos ambientais (que não davam lucro) e ele pouco fez. Quando o x é que manda, ele vai rápido. Ele deveria perder o cargo no IAP. Não tem como fazer queixa crime (ou algo assim) contra ele?
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.