13.12.07

TCC sobre o caso Barão

O formando de Jornalismo do Cesumar Thiago Ramari, em seu trabalho de conclusão de curso, que levou nota máxima, aborda o assassinato dos irmãos José (Zezé) e Odete Barão, no início dos anos 80. Em “O Arquiteto: Revelações sobre os assassinatos dos irmãos Barão”, que ele pretende transformar em livro, Ramari realizou dezenas de entrevistas com familiares, amigos e ex funcionários das vítimas, delegados e investigadores do caso, leu todo o processo arquivado no Fórum de Maringá e também inúmeras reportagens publicadas na época pelos jornais. Ele acredita que o livro-reportagem sobre o caso Barão poderá ajudar as pessoas a entender melhor o que se passou e conhecer detalhes que nunca foram contados, além de refletir sobre os problemas que a busca exagerada pelo poder pode causar.
Zezé e Odete Barão eram sócios da indústria de Biscoitos Barão junto com outros dois irmãos e faziam parte da alta sociedade maringaense. Eles foram assassinados com a diferença de um ano e oito meses a mando do marido de Odete, Airton Xenofonte Duarte. Zezé foi morto dentro de sua própria empresa e Odete foi vítima de uma armação que simulava um acidente automobilístico no contorno do Bosque 2. Xenofonte foi morto depois de cumprir pena.

(Assessoria)

11 pitacos:

Anônimo,  15:57  

Me lembro muito bem dessa história. Os assassinos da Odete fecharam o carro enquanto ela descia a perimetral. O crime chocou muito todos nós. Parabéns ao acadêmico pela luta em não deixar esse crime brutal cair no esquecimento. Acredito que ele terá muito apoio da comunidade, principalmente dos jornalistas da época.

Anônimo,  16:24  

Parabéns ao Thi, ele merece muito mais que 10. Ele se esforçou pra caramba para que este trabalho saisse perfeito. Afinal não é todo mundo que faz um mega trabalho como este. Nossaaaaaaa.. até me assuntei quando vi o tamanho do trabalho.. UM MONSTRO!! Hahahahahhaha
Te adoro muito Thi..
Logo logo na Folha de S. Paulo. Ah! para quem não sabe ele passou na 1º fase. Agora falta entrar neh.
Tudo de bom....
te adoroooooooooooooooooooooooooo

Anônimo,  16:33  

Belo trabalho de resgate da historia local. Pode dar filme.

Anônimo,  16:34  

Odete, Xenofonte,... uma tragédia grega na provincia.

Anônimo,  17:01  

Concordo com a Carol, o Thiago merece muito mais que 10. Foi satisfatório ver o sorriso dele quando a professora Rosane anunciou a nota.
O trabalho foi enorme, não acompanhei todo processo de elaboração, mas estive por perto durante boa parte e sei o quanto ele ralou para conseguir isso.
Parabéns!!!!

Anônimo,  21:43  

Nossa, me lembro disso. Foi uma covardia o que fizeram com essa familia. Foi um crime bárbaro que causou grande comoção.

Anônimo,  23:56  

veja tudo em www.famiglia.barone.nom.br

Unknown 15:26  

Parabéns ao Thiago, um acadêmico de qualidade que se forma em grande estilo. O tema demonstra a competência que tem na abordagem com qualidade, resgatando não só o drama da família Barão, mas o contexto em que se deu os assassinatos. Li e gostei, espero que seja publicado em breve.

Anônimo,  09:49  

eu lembro desse caso cheguei ate comprimentat o assasino

Anônimo,  21:20  

eu trabalhava nesta fabrica tinha 14 anos era guarda mirim. conheci todos eles. rone@hotmail.com

Anônimo,  15:49  

Muito bom thiago eu tambem trabalhei nesta empresa como guarda mirim parabens

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima