Quando Niemeyer nasceu
(Baseado no artigo de Roberto Pompeu de Toledo, na Veja desta semana)
Quando Oscar Niemeyer nasceu, o presidente do Brasil era Afonso Pena, o dos Estados Unidos Theodore Roosevelt, o primeiro-ministro da França Georges Clemenceau e o rei da Inglaterra Edward VII. O papa era Pio X e a Rússia vivia sob o regime do czar Nicolau II. Niemeyer viu passar 23 presidentes do Brasil, sem contar as juntas militares e os interinatos, 18 presidentes dos Estados Unidos e nove papas. Viu nascer e morrer a União Soviética, a revista O Cruzeiro e o long-play.
No ano de seu nascimento, ainda viviam Machado de Assis, Joaquim Nabuco e Euclides da Cunha. Carlos Drummond de Andrade era um pirralho de 5 anos, mesma idade de Juscelino Kubitschek. Luís Carlos Prestes tinha 9 anos e Di Cavalcanti 10. O jovem Getúlio Vargas, aos 24 anos, formava-se em direito, sendo escolhido orador da turma.
Maringá ainda era mata e a canafístula da avenida Tuiuti já tinha 20 anos de idade.
3 pitacos:
fiquei com dó do vovô Niemeyer,
na entrevista que assiti dele, esses dias atrás na TV....
depois do repórter querer tirar dele, o que ele não queria dizer,
após inúmeras tentativas, o repórter finalmente deixou ele dizer o que queria...
e ele só disse coisas tristes sobre a velhice, a chatice dos puxa-sacos, que não se acha importante, que sente muita saudade das mulheres....
achei a velhice um caos, segundo Niemeyer......
100 anos é muito, não sei se compensa viver tanto...
E o meu pai, estava no ovo esquerdo do meu avô...
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.