25.11.07

Propósito

Nasci em Maringá e meu pai, elevado a gerente da Comercial Catarinense, mudou com minha mãe pra Paranacity. Eu era um bebê muito frágil, magérrimo, e pra complicar a situação um dia caí da mesa da cozinha, rolei, acabei no banheiro. Minha mãe procurou os médicos das principais cidades da região - entre elas, Paranavaí, Nova Esperança e Maringá - e ninguém via cura pra minha fraqueza sem igual. O último médico a me desenganar foi daqui, dono de um hospital psiquiátrico, que sugeriu à minha mãe que retornasse a Paranacity e se resignasse com a morte que viria. No ônibus de volta a Paranacity (que nome massa pruma cidade, não é mesmo?) dona Doraci, ao ver uma freira sentada em outro banco, fez uma promessa: se Nossa Senhora Aparecida me curasse, adotaria uma outra criança e iria conhecer Aparecida do Norte para agradecer a graça.
Chegando em Paranacity eis que a cidade tinha um médico novo, recém-formado, e, claro, minha mãe me levou até ele. O homem receitou coisinha simples, comidinha simples. Não deu outra: estou até aqui hoje. Minha mãe adotou uma recém-nascida que escapou de ser morta pela mãe biológica num albergue de Maringá, muito tempo depois cumpriu o restante da promessa e conheceu Aparecida do Norte.
Eu, em 1980, como carona, me acidentei na avenida Brasil, a duas quadfras da Santa Casa, para onde fui levado, e levei 39 pontos no rosto; os óculos redondos me salvaram de ficar cego, pois quebrei o pára-brisas na cabeçada, e três dedos da mão esquerda sofreram cortes profundos mas até hoje funcionam. Em 1994, o pior acidente que tive, na Perimetral: um Gol cruzou a frente do meu Fuquinha (o famoso Tomate Assassino), que capotou e caiu em cima de mim, quebrando quatro costelas e provocando fratura craniana. Estudantes que deixavam o colégio levantaram o carro e uma boa alma me botou no banco no trás de seu veículo e me levou rapidinho ao Santa Rita. Em 2004, tomando café no Café Cremoso, já tendo ingerido meu Captopril, por causa da pressão (ah, Quality!), senti oscilação nas imagens; decidi voltar ao carro e reforçar a dose. Na volta ao café, já não sentia meu pé esquerdo; o Geraldo Irineu estranhou, ligou para o dr. Manoel Sobrinho, me levou pra seu gabinete em menos de 10 minutos. Sobrinho, ao me ver mancando, diagnosticou: isquemia cerebral temporária. Mais 15 minutinhos e eu estava internado no Santa Rita. Há uma semana aconteceu o infarto.
Saí de todos esses episódios de minha vida sem nenhuma seqüela - e olha que havia uma porção de ingrediente para que isso acontesse. No caso do infarto, e por minha culpa, houve uma demora de pelo menos seis horas para os procedimentos. Normalmente, me contou um médico, haveria seqüelas em forma de células mortas no coração - mas no entanto ele está "zerado", como "zerado" ficou meu pulmão, perfurado, em 1994. Como estamos no fim do ano, não tem jeito de não acreditar que exista um propósito nisso tudo.

PS - Pra quem gosta, aqui, um pequeno trecho do cateterismo.

14 pitacos:

Anônimo,  16:02  

Oi Rigoleto,
fico feliz por vc estar de volta.
Deus te abençoe e te guarde.
Olga

Anônimo,  17:13  

Quem já foi desenganado pelos médicos algumas vezes entende a sua situação.

Ok, tio fusquinha, agora tu vais ter outra denominação: tio highlander.

Anônimo,  17:19  

Rigon, vida nova!
Claro que há um propósito em tudo que acontece na nossa vida.
Crescemos com as dificuldades, aprendemos com a dor, nos superamos com os amigos e com aqueles que demonstram que realmente estão ao nosso lado.
Saúde e paz é o que desejo.

Anônimo,  17:59  

Espero que voce resista à proxima, ou que nao haja proxima tao cedo.

Anônimo,  18:00  

Oi Rigom fico muito feliz de poder estar lendo novamente seu Blog. O grande proposito para tua vida pessoal eu não sei, conheço um pouco do teu trabalho e poe isso posso afirmar, que para nós o propósito é podermos continuar tendo conhecimento das noticia que todos publicam, mas principalmente é sabermos aquelas que poucos publiquem. Força, contimue lutando.

Anônimo,  18:28  

RIGON....
QUERO QUE SAIBA QUE EU SEMPRE TORCI POR VOCE. SEI QUE CADA DIA ESTAMOS ENFRENTANDO NOVOS DESAFIOS E ISSO NUNCA ACABA.
NAO DESANIME NUNCA MESMO QUE AS CAMINHADAS FIQUEM MAIS AMARGAS.
PARA AQUELES QUE NUNCA RECONHECERAM O SEU TRABALHO, TENHA CERTEZA QUE UM DIA SE CURVARAO PELOS SEUS IDEIAS QUE SEMPRE DEFENDEU.
PRECISAMOS APRENDER A DEFENDER OS NOSSOS DIREITOS E ASSIM E' O QUE VOCE FAZ E RELATA.
DIOGENES

Anônimo,  18:36  

Fico muito feliz que esteja de volta Ângelo. Que Deus seja louvado por tudo de bem que vai te acontecer. Rezei por ti, estava viajando e hoje fico sabendo da sua volta através do blog.

Anônimo,  18:43  

Rigon:
Muito bom ter vc de volta aqui no blog.
Fez muita falta durante esses dias...
Boa recuperação e que Deus possa continuar te abençoando sempre...
Loraine

Unknown 18:46  

Rigon, bom te-lo de volta!

Foi uma semana chata! não tinha informação de nada, entrei muitas vezes no blog e lá estava a mesma noticia. Só quem já passou por um enfarto, sabe o que é isso, essa dor é terrivel. Mas bom saber que tenha saido tambem.

Daqui para frente, sei que faz a sua parte, mas coma o morango, não vai adiantar nada, os ursos estarão querendo pegar sua cabeça, e os leões pegá-lo pelos pés, enquanto isso não aconteçe, saboreie o morango.

Muita Saude!!!!

Anônimo,  23:40  

Rigon,você é um gato.
Não anime.
....Por ter sete vidas

Anônimo,  23:44  

Porra cara, depois de saber de tudo isto, eu sou até capaz de perdoar o teu surto de babaquice, que ocorre de vez em quando. Afinal de contas, sei de pessoa que não passou a metade disto e é duas ou três vezes mais xarope.

Anônimo,  16:04  

Talvez não haja prpósito algum.

Talvez apenas não tenha chegado tua hora.
Talvez você ainda tenha muito o que pagar.
Talvez você ainda tenha muito o que fazer de bom.

O que importa prá você é que dessa vez você ainda não foi.

Tá igual ao Chuck Norris. Ou seria Bruce Willis (duro de matar).

Anônimo,  10:48  

ow Rigon, e o mais estranho é que tem gente que é doente, fuma e bebe igual gambá e ainda ta beleza. vejo que o que fez vc ter esse treco foi a quantidade de "urubus, tipo capetinha de desenho animado" que fica só falando "M" e te deixa preocupado. vc deve pensar mais em vc, seja egoísta. vc merece.

do amigo, Flávio

Anônimo,  08:19  

cara voce é de ferro ou vazo ruim porque a morte ja tentou te levar várias vezes e não conseguiu

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima