7.11.07

Episódio inédito

De Hélio Fernandes na Tribuna da Imprensa:

1961 - Três presidentes tomaram posse, no Brasil e nos Estados Unidos. Os três presidentes tinham 43 anos de idade quando assumiram. Os três já morreram. Os três teriam hoje 89 anos de idade. Os três não conseguiram terminar os mandatos. O nome dos três presidentes começava pela letra J.
Os leitores já perceberam que os personagens se chamavam (e vão se chamar sempre na História) John Kennedy, Jânio Quadros, João Goulart. Kennedy tomou posse em 20 de janeiro de 1961, Jânio em 31 de janeiro, João Goulart (até o apelido começava com J, Jango) em 7 de setembro.
A morte de John Kennedy influenciou fortemente os EUA. Além do mais, até hoje não se sabe a razão de ter sido assassinado, apesar de ter governado menos de 3 anos e ainda ter direito a uma reeleição. Fabricou, depois de inquéritos e mais inquéritos, o que se chama até hoje “a pergunta que ninguém consegue responder”.
Como conseqüência o irmão Robert, candidato a presidente, foi também assassinado em 1968, no mesmo dia em que venceu a Convenção Democrata da Califórnia. Logo assassinavam Martin Luther King, com possibilidades de ocupar a Casa Branca.
A renúncia de Jânio, hoje explicadíssima, influenciou o Brasil, foi o ponto de partida para uma ditadura que duraria até 1985. O vice João Goulart tomou posse com o veto dos militares, o regime mudou para parlamentarismo, mas os militares conspiraram o tempo todo, até 1º de abril de 1964.

2 pitacos:

Anônimo,  13:11  

E o Brasil estrasou 25 anos de mentira e corrupcao. Hoje tem uns IDIOTAS que querem a volta da ditadura. Acorda Brasil. Dio'

Anônimo,  14:01  

O Hélio Fernandes,foi o grande professor do jornalista Antônio Calegari,que atuou nos áures tempos do jornalismo em Maringá.

Por onde anda o Calegari?

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima