8.11.07

Concurso de moda pode acabar na justiça

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
A foto da esquerda é do desfile de Londrina, em setembro, e o desenho da direita foi o inscrito e selecionado no concurso do Sindivest

Cláudio de Pádua Rodrigues, da UEL, está entre os classificados do concurso Fiep Criando Moda, realizado pelo Sindvest, com o patrocínio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, do Sebrae, da Prefeitura de Maringá e das empresas Rosset, Menegotti, Produtec, MAB Fortuna e Helvétia, com o apoio do Bureau Senai Maringá e do Arranjo Produtivo Local da Confecção Maringá/Cianorte. Problema: ele inscreveu a mesma roupa que já havia participado do Prêmio Catuaí Collection 2007, em setembro, em Londrina. A final do concurso da Fiep é amanhã em Maringá, no Moinho Vermelho, com desfile das roupas dos 11 finalistas. A principal característica de concursos de moda é justamente o ineditismo.
O concurso é para estudantes de moda de todo o Paraná e já há alguns participantes que não se classificaram cogitando entrar na justiça contra o Sindivest caso Cláudio de Pádua seja um dos vencedores. O concurso vai premiar os três primeiros com valores entre R$ 1 mil a R$ 3 mil. O Sindivest não respondeu aos alunos sobre o caso. A UEM tem 3 finalistas no concurso, não se manifestou sobre o problema e também não divulgou suas finalistas. As duas finalistas da Unipar foram divulgadas pelo site da universidade.

12 pitacos:

Anônimo,  16:38  

Oi Rigon,
A UEM pode não ter divulgado o nome de seus finalistas para a comunidade externa, mas há uma nota no Informativo que circula semanalmente na Instituição onde constam os nomes. São eles: Robson do Nascimento, Mônica Cristina Macente e Luiz Andreoti.

Anônimo,  16:48  

Ou seja, vai rodar bolsinha pra todo lado, huhauhahuuaaaaa... Nosssaa...

Anônimo,  18:05  

Isso é estranho e devia ser avaliado pela organização do desfile em Maringá. Eu vou aproveitar e avisar a minha amiga que faz moda no Cesumar para ela apoiar isso também por que a garota chorou muito quando saiu o resultado ela não foi classificada, ela disse que gastou com o projeto e achava que merecia estar entre os finalistas por que fez um bom projeto.

Anônimo,  18:33  

muito injusto tudo isso... o resto dos classificados se mataram na maior correria e o dele já ta ai pronto...

Anônimo,  14:54  

O Fiep é um concurso importantíssimo e muito trabalhoso para aqueles que dele participam. Não se pode deixar que alguém que haja de má fé prejudique os outros candidatos, que se esforçaram muito para estar lá!

Franciele Mendes Alves 23:29  

Antes de publicar uma noticia tendenciosa como essa leia o regulamento antes , ok ? acabei de reler o regulamento e não tem nada que escrito que o look seja inedito ,vc pode me mostrar onde esta escrito que uma peça seja inedita , nao utilizada em outro concurso ? o que se tem é a autenticidade dos looks no regulamento, diferente de inedito !

Editor 00:04  

A resposta que encaminhei à Franciele:
Não publiquei que o concurso exigia que fosse inédito, e sim que "A principal característica de concursos de moda é justamente o ineditismo". Publiquei também que "O Sindivest não respondeu aos alunos sobre o caso" - o que foi fundamental para que o caso chegasse até mim. A notícia foi tendenciosa no momento em que atendeu a reclamação de participantes, que consideraram que o concorrente teve privilégio ao ser selecionado com um look que já havia participado de outro evento.

Anônimo,  22:42  

Gostaria de esclarecer que as roupas inscritas pelo Cláudio, são inéditas sim.
Ao olhar mais detalhadamente as roupas, nota-se que o vestido confeccionado para o Catuaí tem gola alta, já o confeccionado para o FIEP é um tomara-que-caia com um bolero, e o detalhe da barra é diferente, assim como o tecido utilizado, que no Catuaí era shantung de seda e no FIEP linho. A linguagem e o conceito utilizados para a criação são similares, mas foram desenvolvidos posteriormente ao evento Catuaí Collection, portanto inéditas. Todas as peças foram confeccionadas exclusivamente para a final do FIEP, nada foi reaproveitado. O sofrimento pelo qual o Cláudio passou foi o mesmo pelo qual todos os outros concorrentes passaram, senão maior, pois foi ele quem fez a modelagem e costurou todas as peças.

Anônimo,  00:15  

Este prêmio é fruto de muito trabalho e dedicação. Foi um mês de trabalho intenso!

Com a referência - arquitetura tradicional japonesa- desenvolvi uma coleção para o Concurso Collection 2007. Depois de ter ganho o concurso, em setembro, durante a semana de moda londrinense, apresentei 8 looks na passarela do Catuaí Collection.

Agora, em novembro, volto a utilizar a mesma referência para compor outros os dois looks destinados ao Concurso Fiep 2007, ou seja, um prolongamento da coleção.

Ao contrário do que se lê em blogs de pessoas do mesmo moitié, as roupas foram confeccionadas com o mesmo prazo de tempo que os outros concorrentes do Concurso Fiep tiveram para tanto.

Possuo várias fotos do desfile apresentado no Catuaí Collection que talvez servisse para a análise, assim esclarecemos todas as dúvidas a respeito deste assunto. Outro fator que deveria ser analisado pelas pessoas é o regulamento do Concurso Fiep.

Um abraço,

Cláudio Pádua Rodrigues.

Anônimo,  08:53  

Só Quem não conhece o Claúdio é que tem tempo pra pensar que ao inves de desenhevolver novos looks pegou-os de outro concurso que ele já havia GANHADO - isso deve doer em algumas pessoas - afinal competência é para poucos.

Anônimo,  22:19  

dor de cotovelo é dose.......
o povo que não sabe perder...

Anônimo,  00:45  

se vc é um dos que não foram classificados, no ano q vem peça ao cláudio para que os ajudem...

ele é um bom rapaz!

agora, chorar pq não foi classificada... um pouco demais, não acha? tenho dó!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima