5.11.07

Começa perícia judicial no Tarumã

Começou a ser realizada na manhã desta segunda-feira a perícia judicial no Parque Tarumã, que vai definir se o local é ou não área de preservação ambiental permanente. Desde 2004 existe uma ação civill pública contra a prefeitura de Maringá, a Empreendimentos Imobiliários Ingá (que fez o loteamento), o Instituto Ambiental do Paraná e moradores. O Tarumã foi construído sobre uma região de minas d´água, que chega a brotar nas ruas, e casas chegaram a ser demolidas por decisão judicial.
O perito Francisco da Rosa Filho, de Curitiba, iniciou o trabalho. A perícia custará cerca de R$ 42 mil, sendo custeada mneio a meio entre o município e a loteadora.

5 pitacos:

Anônimo,  01:54  

Temos que observar bem de perto para não estar igual ou ... a opinião "laudo" "tecnico" da antiga rodoviária. " perigo eminente de besabar que irá fazer aniver em breve e por muitos anos continuara lá firme como uma ROCHA.

Anônimo,  07:14  

Perícia sendo paga pela prefeitura e pela LOTEADORA irregular na questão ambiental?

Ai tem cheiro de "coisa fétida" entre os mananciais.
Será que o laudo, a perícia vão distribuir responsabilidades já previamente acertadas?

Anônimo,  09:34  

Os irresponsáveis espertalhões fazem os acordos espúrios e os patos pagam a conta. A cega lhes garante tutela para continuarem aprontando. Bem que ela poderia determinar que os agentes corrompidos ou incompetentes pagassem de seus próprios bolsos os custos e indenizações de suas falcatruas.
Ass. Pato Marreco

Anônimo,  13:44  

Espero que os peritos sejam idoneos. Existem muitos profissionais vendidos, que fazem laudo por encomenda e saem ilesos quando a coisa vem à tona, ou seja, quando a água começa a brotar no chao da sala.

Anônimo,  13:56  

Pois é. No fim das contas os compradores de terrenos sujeitos à riscos geológicos é que arcam como os prejuizos, senao, é o poder público, ou seja a coletividade.
Veja o que acontecem no Olimpico? Houve fraude clara do laudo geologico. A empresa mentiu à prefeitura para fazer aprovar o loteamento em area inadequada.
O que foi feito para sanar o problema? As areas de preservaçao ambiental foram recuperadas? Os compradores de terrenos improprios foram indenizados?
No Taruma a coisa é mais complicada. A prefeitura investiu grana para sanar o problema porque se acha responsavel de ter aprovado um loteamento em area impropria. Ora, com laudos geologicos mal feitos, a prefeitura foi induzida a erro. Resta acarear entre o proprietario e o geologo para saber se o profissional foi incompetente ou se foi a loteadora quem o subornou.
Em qualquer caso, espero que o profissional perca o direito de exercer a profissao, em defesa da sociedade e cumpra as penas civis legais.
Se foi o proprietario quem o subornou, que ele arque com os prejuizos causados às vitimas de sua ganância.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima