9.11.07

Cai esquema na liberação de importados

A matéria saiu em O Estado de S. Paulo:

A Polícia Federal prendeu dez pessoas em uma operação, batizada de Rotterdam, que desmantelou esquema de corrupção para liberação de cargas importadas no Porto Seco de Varginha (MG), o maior do país. O esquema envolvia auditores da Receita Federal, despachantes aduaneiros, a empresa Armazéns Gerais Agrícolas - permissionária do porto - e pelo menos 15 grandes empresas nacionais, cujos donos deverão ser indiciadas nos próximos dias. Entre elas, uma grande companhia aérea nacional, que usava o porto seco para liberar de forma fraudulenta peças importadas para manutenção de aviões.
Os empresários que importavam maquinário através do Porto de Santos e dos aeroportos do Rio de Janeiro enviavam as mercadorias para serem desembaraçadas em Varginha, já contando com as “facilidades” compradas no esquema do porto seco, num sistema apelidado de “VCD”, ou “Vá com Deus”. Usando laudos fraudulentos, os auditores rebaixavam o valor da carga ou do imposto devido - por exemplo, uma máquina nova era declarada como usada, reduzindo o imposto de 18% para 2%.
Os três auditores - Joaquim Corrêa Guimarães, Pedro Batista Vilela e Luiz Carlos Bento - têm cerca de 30 anos na Receita Federal e já trabalharam em outros pontos. Os bens dos servidores ainda estão sendo levantados, mas apenas um deles tem três fazendas e cinco tratores, em um patrimônio que pode chegar a R$ 10 milhões. Um auditor tem salário médio de R$ 10 mil.
Leia mais.

4 pitacos:

Anônimo,  12:47  

Devagar, devagarinho, o Brasil vai sendo passado a limpo. É por isso que o aumento de arrecadaçao vem vindo mes a mes, e os colarinhos sujos vao indo para a cadeia, mas nao precisa prender nao, é só tomarem o dinheiro e o patrimonio dos corruptos, que fica tudo em paz, e eles exemplarmentes punidos

Anônimo,  13:00  

E eu que pensava que em Varginha so tinha ETou CHUPA CABRA

Anônimo,  17:09  

Passando a limpo? Tá se esquecendo que o imundiciário não deixa ninguém preso???

Anônimo,  01:39  

Parece o Pauliquinho que vivia por aqui, não é !!!!!!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima