25.9.07

Dando energia elétrica

Voltei a ler um jornal impresso diariamente, e logo no retorno me atordoam: "Mulher da a luz a quadrigêmeos em Maringá", diz a manchete. A expressão se reproduz no texto, sem a crase e com o artigo "a" belo e faceiro, sobrando. Na capa, está correto: "deu à luz". Dado o destaque ao assunto, é uma das mais vistosas pisadas no tomate que vi nos últimos tempos. Aprendi na escola que mãe não é Copel e, portanto, não dá energia elétrica.
Do professor Pasquale Cipro Neto, a propósito: A expressão "dar à luz" é equivalente a "dar ao mundo", "entregar ao mundo". Desse modo, o que se faz é dar uma criança ao mundo, à vida, à luz. Não se dá luz à criança; dá-se a criança à luz, ao mundo, à vida. O dicionário "Aurélio", curto e grosso, diz simplesmente que "dar à luz" é "parir". Moral da história: a mulher dá à luz um bebê; não dá a luz a um bebê.

PS 1 - É hoje que tenho ataque cardíaco. No mesmo jornal, na página A6, erro em título (erro em título dói), no texto de mais de meia página e na tabela: "Parque das Grevilhas quer mais atenção na segurança pública". Não existem Grevilhas. Existem Grevíleas, que, explica o Aurélio, deriva de Charles Francis Greville (1749-1809), botânico escocês.

PS2 - Para ser o mais justo possível: vejo agora que uma famosa emissora de notícias da cidade também publicou em seu site que "maringaense da a luz a quadrigêmeos".

8 pitacos:

Anônimo,  08:14  

Vindo de "O diário do norte do PR", o que vc esperaria? Acredito que a correção seja feita pelo porteiro: seu José.

Anônimo,  08:23  

vc está muito crítico Rigon.

Editor 08:27  

Errar é humano, sempre digo, mas esses dois erros são de português e impactam, pois são manchetes de página.

Anônimo,  09:39  

E o site de notícias em tempo real que não tem notícisa em tempo real? No nosso curso este site do Diário virou piada, com professor usando como exemplo de como não se deve fazer jornalismo na internet, dizendo que é o exemplo do contrário que se ensina em curso de jornalismo com matéria de produção de textos para internet na atualização e na forma de se escrever, não se segue regras. Como no impresso aprendemos que há o lead, na internet também aprendemos regras que O Diário não segue, será que porque não sabem?

Anônimo,  10:24  

Num mi correge, ô Soiza.

Anônimo,  11:05  

Na "curtura dos vis metais" só dá sai isso mesmo, Rigon. Escola que é bom, neca de pitibiriba.

Anônimo,  12:29  

Gente, o Jornal confundiu tudo. é que o atual governador tem um programa, o tal: luz para todos. Então o Jornal supôs que a mãe vai dar a luz para seu filho, isto é, vai pagar a conta de luz para criança.

Anônimo,  20:00  

Interessante, mas "dar a luz", vai ser quem será responsabilizado pelo furo das fotos, sem autorização da familia!!!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima